terça-feira, fevereiro 18, 2014

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 18/02

Retaliar os EUA no caso do subsídio do algodão prejudicará a indústria, diz CNI
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) vai se posicionar contra a adoção de medidas de retaliação aos Estados Unidos no caso do subsídio do algodão.

Amanhã, a Câmara de Comércio Exterior (colegiado formado por sete ministros) se reunirá em Brasília e o assunto estará na pauta.

Na análise da entidade industrial, a nova lei agrícola americana --aprovada no início deste mês no Senado-- elimina parte das distorções dos subsídios e abre espaço para negociações.

Os pagamentos que eram feitos diretamente aos produtores americanos de algodão, por exemplo, foram cancelados. Um seguro de safras, no entanto, foi criado.

"A lei não acaba com todos os subsídios, mas permite que haja uma discussão em relação às ajudas financeiras que são dadas aos exportadores --que são justamente as mais danosas ao Brasil", diz Diego Bonomo, da CNI.

"A retaliação pode prejudicar a própria indústria, pois uma elevação dos impostos de importação de produtos americanos pode afetar as empresas que utilizam esses itens como componentes", afirma Bonomo.

"Acompanhamos o assunto há dois anos e sempre consideramos que a retaliação deve ser a última opção. Houve avanço nas negociações, não na velocidade que queríamos, mas houve."

Entre os progressos, Bonomo cita a abertura do mercado americano para a carne suína e o pagamento mensal --cancelado no final do ano passado-- aos produtores brasileiros de algodão.

MAIS ESPUMAS
A rede de lavanderias 5àsec pretende atingir a marca de mil unidades no Brasil nos próximos cinco anos, com foco em Centro-Oeste, Norte, Nordeste, e em cidades do interior.

Hoje, são 430 pontos, o que faz do país o maior, em número de lojas e em faturamento, entre os 32 mercados em que a marca opera.

"O Brasil ainda tem pouca adesão aos serviços de lavanderia, por isso acreditamos em seu potencial de crescimento", afirma Daniel Pascuali, novo responsável pela 5àsec no país.

"Apenas 3% da população se considera cliente frequente de lavanderias, enquanto na França, 70% usam de forma assídua esse serviço, nos Estados Unidos, 65%, e na, Argentina, 25%."

Neste ano,serão 40 novas unidades em todo o país.

Para facilitar o crescimento no interior, a rede se expandirá por meio de lojas mais compactas, e em parceria com grandes redes de supermercados.

BALCÃO DE LOJA
A geração de empregos formais no comércio da Grande São Paulo fechou 2013 com um crescimento de 1,3% em relação ao ano anterior, segundo análise da FecomercioSP, com base em dados do Ministério do Trabalho.

Para o período de 12 meses, a taxa de dezembro foi a segunda pior do ano passado, à frente apenas da registrada em julho, quando a ampliação dos postos de trabalho ocupados ficou em 1,2%.

Apesar da desaceleração, o crescimento no número de vagas ainda é positivo, segundo Júlia Ximenes, assessora econômica da entidade.

"Não dá para considerar o cenário preocupante, mas a gente percebe que existe um fôlego menor", afirma.

No último mês de 2013, o saldo mensal de empregos ficou negativo em 3.673 vagas, resultado de 39.108 demissões ante 35.435 contratações ocorridas no período.

"É normal que haja mais desligamentos que contratações em dezembro, pois é em outubro e em novembro que as empresas se preparam para o fim de ano", afirma.

TROCA DE ENGENHEIROS
A procura por engenheiros no mercado de trabalho cresceu em janeiro, mas as contratações ocorreram sobretudo para a substituição de profissionais, segundo um estudo da empresa de recrutamento Michael Page.

Em 70% dos casos, a demanda por engenheiros no mês passado foi para a troca de funcionários, de acordo com o levantamento.

Apenas 30% das contratações ocorreram para suprir a abertura de novas vagas.

As localidades que mais requisitaram profissionais foram Curitiba, Porto Alegre e a região de Campinas, no interior de São Paulo.

A capital gaúcha registrou um aumento de 250% na procura em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em Curitiba, a elevação foi de 100%. A região de Campinas, por sua vez, teve alta de 75% no mesmo intervalo.

Os segmentos que mais contrataram foram as indústrias automotiva, de bens de consumo e química, além do agronegócio, ainda de acordo com a pesquisa.

Para... A Villarta Elevadores, que inaugurará em março o aumento da planta de Taubaté, prepara outra expansão.

...cima A segunda fase prevê a compra de equipamentos para corte de metal. A empresa também faz escadas rolantes.

Ponto A Vale Presente e o Multiplus fecharam uma parceria para troca de pontos por créditos em cartão pré-pago.

Pessoal A Keko Acessórios, de personalização de veículos, exportará para o seu 32º mercado, a África do Sul.

Nenhum comentário: