terça-feira, fevereiro 18, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Se o STF achar que tem culpa, é porque tem culpa”
Ex-presidente FHC, dizendo acreditar na isenção do STF no caso do mensalão mineiro


COMO O PSB, O PDT OFERECEU FILIAÇÃO A BARBOSA

Sob holofotes e surfando na popularidade, após condenar mensaleiros à prisão, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi sondado para disputar a Presidência da República ou vaga ao Senado pelo PDT do Rio de Janeiro. O PSB também lhe ofereceu filiação. O dono do PDT, Carlos Lupi, envolvido em acusações de corrupção, considera Cristovam Buarque (DF) “plano B” na disputa pelo Planalto.

OLHO NA URNA

Em nota, Joaquim Barbosa reiterou que não é candidato a presidente este ano, e confirmou que deixará o STF bem antes da data-limite.

DATA MARCADA

Barbosa disse a amigos, como esta coluna revelou, que não ficaria “um só dia no STF” após a posse de Ricardo Lewandowski na presidência.

TODOS CONTRA UMA

Cristovam Buarque voltou a se encantar com eventual candidatura a presidente, com apoio de pedetistas que não aguentam mais Dilma.

PROJETO POLÍTICO

No almoço em homenagem ao presidente francês, que visitava Brasília, Barbosa segredou o desejo de fazer carreira política no Rio de Janeiro.

SIMULADOR REDUZ 4 VEZES OS ACIDENTES COM JOVENS

O uso do simulador por jovens motoristas reduz em até quatro vezes os acidentes graves nos primeiros 12 meses, após obter a habilitação, segundo estudo do Injury Prevention & Control, do CDC, departamento norte-americano de prevenção. Implantado no Brasil pelo Conselho Nacional de Trânsito, o simulador poderá ser vencido pelo lobby, nesta quarta, e enterrado por um projeto na Câmara dos Deputados.

SALVANDO VIDAS

Em países como Alemanha, Espanha, França e Suíça, a adoção dos simuladores fez cair à metade as infrações e acidentes.

É MAIS BARATO

Autoescolas preferem continuar como estão: ensinando truques para obtenção de habilitação de motorista, em vez de ensinar a dirigir.

ORA, A SEGURANÇA

Diz-se que a habilitação fica 30% mais cara, com o simulador, como se reclamava do cinto de segurança pelo “repasse” do seu custo ao carro.

ÓLEO DE PEROBA

Se o Eduardo Campos (PSB) ainda aguarda eventual acordo para ser vice de Lula em outubro, é bom ele contar isso ao aliado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). O senador desancou ontem a presidente Dilma, recomendando a ela o uso continuado de óleo de peroba.

ENCHENDO O TANQUE

A Petrobras anda contando os tostões, mas nada que a impeça de patrocinar a equipe Williams de Fórmula 1, agora com Felipe Massa como primeiro piloto. O patrocínio será anunciado nesta terça, no Rio.

BOMBA-RELÓGIO

Para o senador José Agripino (DEM-RN), Dilma vai agravar o deficit no setor elétrico (R$ 8,7 bilhões só na Eletrobras), para segurar a tarifa de energia elétrica em ano eleitoral, e a bomba-relógio vai explodir no colo de quem for presidente da República em 2015. A coisa está feia.

ESTRATÉGIA

Apesar das investidas de Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB), o PV está decidido a lançar Eduardo Jorge à Presidência, a fim de facilitar alianças nos estados e a eleição de deputados federais.

APOSTAS DO PV

O PV lançará, nesta quarta (19), o deputado estadual Marcelo Lelis ao governo de Tocantins. A sigla conta hoje com nove pré-candidatos, entre eles Rosane Pereira (PR), a quem Marina Silva prometeu apoio.

BIOMETRIA

Exposto pelo mensaleiro Henrique Pizzolato, que votou em 2008 com o título do irmão já falecido, o sistema eleitoral se tornará mais seguro com a biometria, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Até 2018, ninguém poderá fazer como Pizzolato, votando duas vezes.

COSPE NO PRATO

Eleita ao Senado com ajuda do governador Jacques Wagner (PT-BA), a pré-candidata ao governo Lídice da Mata (PSB) virou alvo de críticas pelos ataques à gestão do PT, da qual ela fez parte até pouco tempo.

ARTICULAÇÃO

Candidato ao governo de Mato Grosso, o senador Pedro Taques (PDT) costura para conseguir apoio do senador Blairo Maggi (PR): “Estamos namorando a possibilidade e conversando institucionalmente”, afirmou.

PENSANDO BEM...

...é estranha a insistência de Genoino por prisão domiciliar: como a companheirada do mensalão, na Papuda ele se sentiria em casa.


PODER SEM PUDOR

MEU CAMINHÃO

Nascido em Soledade (RS), o ex-ministro Alceni Guerra sempre contava nos comícios como chegou num caminhão ao Paraná, onde fez a vida:

- Eu e minha família chegamos aqui em cima de um Dodge amarelo...

Repetia a mesma história em todos os comícios. Os assessores não aguentavam mais, e pediram que mudasse o discurso. Alceni os atendeu:

- Eu e minha família chegamos aqui em cima de um Dodge verde...

Nenhum comentário: