sexta-feira, fevereiro 07, 2014

A estreia de Mercadante - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 07/02

O vice Michel Temer se negou, na noite de terça-feira, a ser portador de convite para o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, assumir a Integração. Ele alertou a presidente Dilma e o ministro Aloizio Mercadante que era provável o fracasso. A tarefa também foi recusada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, assumiu a missão e foi ele quem ouviu o sonoro não de Eunício.

O apagão político do Planalto
A indignação inundou o PMDB na madrugada de quarta-feira. A cúpula do partido, reunida no Jaburu, concluiu que a presidente Dilma, com a reforma, não queria acertar a vida do PMDB, mas resolver a sucessão do governador Cid Gomes (PROS-CE). Numa só tacada, com o aval de seu novo coordenador político, Mercadante, foi expulso do jogo o presidente da CCJ do Senado, Vital do Rêgo, e mandado para o banco o PMDB da Câmara, ao tirar-lhe o Turismo para dar ao PTB. A operação, qualificada de “amadora”, não teve costura prévia e o Planalto achava que a enfiaria goela abaixo. Naquele clima, o senador Gim Argello (PTB) antecipou que seu partido não participaria de uma manobra tão “desastrada”.


“Se o partido ganhar (um ministério), sai aleijado. Se o partido perder, sai morto”
Benito Gama
Presidente do PTB, reagindo à pecha de fisiologismo, anuncia que seu partido não aceitará convite nem vai indicar nomes para o Ministério do governo Dilma

Esperando no altar
O treinador da seleção de Vôlei, Bernardinho, em conversa com o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, relatou que “sofre muitas pressões da família” para não concorrer ao governo do Rio. A leitura de Aécio:“ele não deu um não definitivo”.

Galo de rinha
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) quer ficar no pé da campanha do PT pela reeleição da presidente Dilma. O ex-líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), que é promotor de Justiça, foi escolhido para comandar a área jurídica de sua candidatura. Entre suas tarefas, está montar um sistema para monitorar tentativas de uso da máquina pública pelos governistas.

Segurando a vela
O candidato do DEM às Laranjeiras, vereador Cesar Maia, recebeu uma ligação do tucano Aécio Neves, quando estava na Espanha no congresso do PP local. Eles marcaram para conversar sobre as eleições no Rio. O encontro pode ocorrer hoje.

Céu de brigadeiro
Os dirigentes do PSB avaliam que o candidato tucano Aécio Neves vai ser comedido nos ataques ao socialista Eduardo Campos. Explicam: Aécio vai precisar dos eleitores de Campos no segundo turno. Os dirigentes do PSDB concordam. E justificam: Eduardo ajuda a levar a eleição para o segundo turno, mas não tem fôlego para chegar lá.

Em boca fechada não entra mosca
Numa audiência esses dias, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recebeu informe sobre o protesto no metrô de São Paulo. Riu e sussurrou: “Fico vibrando com essa confusão toda”. E foi contido por uma assessora: “Ministro, olha a conveniência”.

Filho de peixe
A atuação do vice Michel Temer foi criticada na reunião da bancada do PMDB. O filho do presidente do partido no Rio, Jorge Picciani, o deputado Leonardo Picciani, metralhou: “O Temer não pode ser o interlocutor da bancada com o governo”.

ELE TEM A FORÇA. A pedido do ex-presidente Lula, a direção do PT transferiu evento pelos 34 anos do PT, na segunda-feira, de Brasília para São Paulo.

Nenhum comentário: