segunda-feira, dezembro 09, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

GENERAL SE ESQUIVA DE CASSAR MEDALHA DE GENOINO

Ainda bem que o Brasil não vai à guerra: o comandante do Exército, general Enzo Peri, coitado, foge como o diabo da cruz da obrigação de confiscar a Medalha do Pacificador, entregue em 2003 a José Genoino, mensaleiro do PT-SP, hoje presidiário. O artigo 10 do decreto 4.207/02, que regulamenta a comenda, determina sua cassação em caso de condenação judicial por “crime ou atentado contra o erário”. É o caso.

É OBRIGAÇÃO
Segundo o decreto 4.207, a cassação da Medalha do Pacificador “será feita ex officio (por obrigação) em ato do comandante do Exército”.

ME ERREM
Há duas semanas o general Enzo Peri se esquiva de responder se cumprirá o que determina o decreto, cassando a medalha de Genoino.

MEDO INDEVIDO
Fonte do Palácio do Planalto garante que o medo do general Enzo Peri não procede: Dilma não o proibiu de retirar a medalha de Genoino.

LAÇOS DE FAMÍLIA
Dizendo-se preocupado, o deputado José Guimarães (CE), líder do PT, visita o presidiário José Genoino praticamente todos os dias.

PT PODE PRETERIR LINDBERGH E APOIAR CRIVELLA NO RIO
Sem querer desagradar seu amigo Sérgio Cabral (PMDB), que veta a candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) ao governo do Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula cogita apoiar uma terceira via que, segundo a cúpula do PT, poderia ser o próprio ministro Marcelo Crivella (PRB), favorito nas pesquisas. A sigla avalia que, além de ser da base aliada, Crivella menor tem índice de rejeição que Lindbergh.

MUITO JOVEM
Pesa ainda contra candidatura de Lindbergh críticas de ala mais conservadora de que ele não teria bagagem para governar o Rio.

ENTRE A CRUZ…
Lula deverá se reunir esta semana com o senador Lindbergh Farias, em São Paulo, para tentar fazê-lo desistir da candidatura.

…E A ESPADA
O PMDB bate o pé sobre a candidatura de Luiz Fernando Pezão, que aparece em 6º lugar nas pesquisas, e com 60% de rejeição.

TRANSPARÊNCIA
A fim de diminuir o tempo de tramitação dos processos, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, quer implantar até o início de janeiro sistema de transparência que mostrará todas as ações, por procurador.

ÍRIS FAVORITO
Se o veterano Íris Rezende (PMDB) quiser disputar o governo de Goiás, em 2014, não tem para ninguém. Ele lidera todas as pesquisas. Em seu partido, a comparação com o rival Júnior Friboi é um massacre.

REABERTURA
Liminar do Superior Tribunal de Justiça autorizou a reabertura da fábrica de cigarros Phoenix, em São Paulo, lacrada pela Receita Federal. O temor é que se amplie a dívida de R$ 300 milhões ao fisco.

EM CAMPANHA
De olho no governo paulista, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) enviou a toda a bancada, incluindo deputados da oposição, sua agenda aos dias 13 e 14 em SP, com direito à entrega de UPA e Mais Médicos.

PRIORIDADE
Em cabo de guerra com o ministro Marcelo Crivella (PRB), Anthony Garotinho (PR) estabeleceu como prioridade número um, dentre as ações para eleição ao governo do Rio, alcançar o eleitor evangélico.

ALTO LÁ
O deputado Marcos Rogério (PDT-RO) critica os elogios de Henrique Alves a José Genoino: “Se ele quer defender condenados, precisa deixar a Presidência e ir à tribuna, não falar em nome do Parlamento”.

MALTRATOU A LÍNGUA
O deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF) chamou de “jogo de sena no Senado” (sic) votação “da PLC” nº122, que tipifica crime de homofobia. O post foi excluído assim que os seguidores começaram a corrigi-lo.

RELANÇAMENTO
A paixão pelo futebol e a literatura unirão nesta segunda (9), no Museu do Futebol, em São Paulo, figuras em campos opostos do espectro político: Nelson Rodrigues, autor de A Pátria das Chuteiras, que será relançado, e Aldo Rebelo (Esporte), que escreveu a apresentação.

PERGUNTA NO SUPREMO
Se Dilma convidá-lo para o funeral de Nelson Mandela, o ministro do Supremo Joaquim Barbosa dividirá quarto com o ex-presidente Lula?

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza que uma hora a mascara da maracutaia do PT vai cair. Eles não sabem mais o que fazer. Desistam de Lindbergh e coloquem o Pezão! O Cabral está certo.