domingo, novembro 17, 2013

Viúvas da ditadura - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 17/11


Os clubes militares ainda não fecharam a programação, mas pretendem, em março do ano que vem, comemorar os 50 anos do que eles chamam de “Revolução de 1964”.
E o livro “Orvil — As tentativas de tomada do poder” (Editora Schoba), de Licio Maciel e José Conegundes do Nascimento, também vai ganhar edição comemorativa.

Segue...
O Projeto Orvil, que deu origem ao livro, foi feito entre 1986 e 1988 pelo Centro de Informações do Exército.
Era uma espécie de resposta ao Projeto Brasil Nunca Mais, que em 1985 denunciou 444 torturadores da ditadura militar.

É grave a crise
Um grupo de 35 músicos brasileiros que foram tocar com colegas venezuelanos em Caracas, neste fim de semana, resolveu não arriscar.
Além dos instrumentos, levou dezenas de... rolos de papel higiênico. O produto, como se sabe, está em falta naquele país.

Desigualdade racial 
No último IDH, que mede o chamado desenvolvimento humano, o Brasil, como sempre, não fez bonito: ficou em 85º no ranking das nações. Se avaliasse só a população branca, a posição seria um pouco melhor: 66º. Mas se abrangesse apenas os pretos e os pardos iria ainda mais para a rabeira: 103º.
Os dados são de Marcelo Paixão, professor da UFRJ e coordenador do Laeser.

Estreia de arromba
“Fim”, o romance de estreia da querida atriz Fernanda Torres, ainda nem chegou às livrarias e já teve uma reedição de mais oito mil exemplares.
Assim, logo de saída, a Editora Companhia das Letras coloca 23 mil cópias à venda.

Vargas, o antissemita
A jornalista Ana Arruda Callado já entregou à Global Editora o original da biografia de Berta Ribeiro (1924-1997), uma antropóloga com uma incrível história e que só tem sido lembrada, é pena!, como mulher de Darcy Ribeiro.
Ela era judia romena e teve uma irmã, Jenny, deportada pela polícia de Vargas.

Romance policial
Tony Bellotto, guitarrista do Titãs, escritor e colunista do GLOBO, agora vai virar editor.
Ele assina, amanhã, contrato com a Editora Akashic, de Nova York. Tony será o editor da coletânea Rio Noir, que será publicada no Brasil pela Casa da Palavra, em 2014.

Susan Sontag
O celebrado autor da biografia de Clarice Lispector, Benjamin Moser, americano que mora na Holanda, viaja em janeiro para Los Angeles. Vai lecionar Literatura Brasileira na Universidade da Califórnia (UCLA).
Aproveita para pesquisar sobre Susan Sontag (1933-2004), a escritora e ativista americana, cujo arquivo se encontra lá e que será tema de sua próxima biografia.

Perigo vermelho
Veja por que o “ecolibertário” Carlos Minc pretende espalhar pela Baía de Guanabara barcos cata-lixos. É para evitar também que o pessoal das competições de vela esbarre com este sofá vermelho, no Jogos de 2016.

Ele foi flagrado por um leitor, sexta, perto do Galeão, banhando-se como se não houvesse amanhã.

Aliás...
O leitor, um sonhador, achou, de início, que seria uma boia ou talvez uma instalação de algum artista descolado.
Ser mulher é...

Veja como é difícil a vida das mulheres na Baixada Fluminense.

Segundo o Núcleo de Prevenção às Violências, de Nova Iguaçu, de cada quatro casos de agressão atendidos no Hospital da Posse três são de mulheres.

Tem mais...
Nos atropelamentos, 66% das vítimas são mulheres. Nos casos de agressão física, elas são 72%, nos de violência psicológica, 90%, e nos registros de violência sexual, 100%.

Que Copa, hein?
Parece que Copa do Mundo e casamento não combinam. Em junho e julho de 2012, a carioca Maestro Vito, que há 21 anos presta assessoria musical em casamentos, foi contratada para 15 cerimônias. No mesmo período deste ano, para 13.
Mas em junho e julho de 2014, a previsão é de apenas seis casórios. O motivo é... não sei.

O DOMINGO É DE...
...Taís Araújo, a linda etalentosa atriz carioca de 34 anos. Casada como craque Lázaro Ramos e mãe do pequeno João Vicente, ela é uma das estrelas do “Esquenta!” que vai ao ar hoje. O programa presta, veja que legal!, uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado quarta agora. Eu apoio! 

Franca
O ministro Waldemar Zveiter lança o livro “A tríade judaica”, terça, às 19h, no Clube Israelita Brasileiro.
Serão lançados, quinta, “Sintomas de uma época”, de Luiz Roberto Londres, e “Elos invisíveis”, de Almir Ghiaroni, na Travessa do Leblon.

Nenhum comentário: