sexta-feira, novembro 08, 2013

UM CANTO PARA GIL - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 08/11

Eduardo Campos (PSB-PE) convidou Gilberto Gil para ser candidato ao governo do Rio de Janeiro no próximo ano em aliança com seu partido, o PSB.

VAMOS NESSA
A sondagem foi feita na semana passada, quando Gil estava no Recife para um show. Pré-candidato a presidente, o governador de Pernambuco procurou o cantor para falar do assunto.

FICO AQUI
A assessoria de Gil afirma que desconhece o fato. E informa que ele não pretende se candidatar a nenhum cargo. O cantor é filiado ao PV (Partido Verde).

EU TAMBÉM
O ator Marcos Palmeira, recém-filiado ao PSB, também foi sondado ("por artistas", segundo diz) para disputar o governo do RJ. Disse que não tem interesse.

TODO OUVIDOS
Apesar da defesa de Fernando Haddad a seu secretário de Governo, Antonio Donato, os radares da equipe mais próxima ao prefeito já estavam ontem ligados na potência máxima. Temiam ser surpreendidos com novas notícias sobre algum tipo de proximidade dele com os auditores presos na semana passada por corrupção.

TEMPO AO TEMPO
E já ontem circulava também na prefeitura a possibilidade de Donato se licenciar do cargo. O temor era o de que, ainda que sem base nos fatos, os acusados de corrupção tentassem envolvê-lo para atingir Haddad, que criou a controladoria que fez o cerco final à suposta máfia.

SILÊNCIO
Até a manhã de ontem, nenhuma das empresas suspeitas de pagar propina para os fiscais tinha procurado a controladoria para prestar esclarecimentos. Só a Brookfield, citada desde o início.

BARULHO
A controladoria e o Ministério Público devem considerar que as empresas que não se oferecerem para esclarecimentos espontâneos não podem depois pleitear o tratamento de vítimas de extorsão. Passam a ser suspeitas de corrupção.

GUERRA...
A exibição de uma foto de Bárbara Paz em peça do Teatro Oficina não foi uma crítica à atriz, mas "à ditadura do mercado", segundo o diretor Zé Celso Martinez Corrêa. A imagem --parte de um ensaio com o tema "black bloc" protagonizado por ela-- apareceu em cena de "Cacilda!!! Glória no TBC - Capítulo 1" que atribui ao endurecimento da ditadura a migração de artistas dos palcos para a TV.

...E PAZ
Bárbara já fez trabalhos com o Oficina. "Para sobreviver, temos de pagar algum dízimo. Até eu já fiz pontinha numa novela na Globo", diz o diretor. "Amo o Zé Celso", afirma a atriz. "Exerço o meu ofício. Na TV e no teatro. Não sou uma vendida." A foto será tirada das próximas sessões, segundo Martinez, por razões estéticas.

NA GÔNDOLA
A maior parte dos idosos (51%) não consegue compreender os rótulos das embalagens de alimentos, por causa de "palavras difíceis" e informações escondidas. Desses, 88% dizem que as letras são ilegíveis.

NA GÔNDOLA 2
"Isso é muito grave, pois eles são um grupo com alto percentual de restrições alimentares", afirma Marianna Magnoni, coordenadora de um estudo inédito sobre consumo de alimentos na terceira idade. A pesquisa da ESPM, com apoio do Hcor e do Instituto Dante Pazzanese, acompanhou hábitos de 102 idosos cardiopatas.

LACRE
A abertura das embalagens também é um problema para 52,9% dos entrevistados. Para 80% deles, as propagandas de alimentos não são feitas para a terceira idade. Quase 90% dos que foram ouvidos não conseguem citar um anúncio que tenha um idoso. Os dados serão divulgados no dia 22, em evento na ESPM sobre o marketing de alimentos.

UMA LONGA ESTRADA
Helena Carvalhosa, 75, começou sua carreira nas artes plásticas em 1963. E diz que nunca mais parou. "O caminho pra se chegar a uma identidade própria é sempre longo", afirma.

Prestes a inaugurar uma exposição com pinturas, cerâmicas e desenhos, a artista --que, entre outros trabalhos, publicou um livro com fotos de objetos criados por ela e trechos da obra do poeta Manoel de Barros (com cartinha de autorização escrita por ele)-- diz que se inspira no conceito de liberdade para criar.

"Continuarei na arte até morrer. É o que me interessa", afirma Helena. A abertura da mostra está marcada para o próximo dia 13.

MANIFESTO MODERNISTA
O arquiteto Michel Safatle ofereceu jantar de aniversário à empresária Tarsila do Amaral, sobrinha-neta e homônima da pintora, anteontem, na Vila Nova Conceição. Os artistas plásticos Gustavo von Ha e Maria Bonomi, com a galerista Maria Helena Peres de Oliveira, e o empresário Álvaro Coelho da Fonseca estiveram na festa.

VERSÃO PAULISTA
A cantora Juçara Marçal e os músicos Kiko Dinucci, Criolo e Décio 7 se apresentaram no projeto Afrosampa - Releitura Urbana, anteontem, no Sesc Vila Mariana. O show homenageou os 47 anos do disco "Os Afro Sambas", de Vinicius de Moraes e Baden Powell.

CURTO-CIRCUITO
Mais de 15 mil pessoas já visitaram a mostra de Mira Schendel, artista suíça radicada no Brasil, no primeiro mês em cartaz na galeria inglesa Tate Modern.

O livro "Sobre Bolas e Outros Projetos: Eduardo Longo Arquiteto", de Fernando Serapião, será lançado hoje, no Museu da Casa Brasileira, às 19h30.

O escritório Franco Montoro e Peixoto Advogados, de Paulo Peixoto e Rodrigo Montoro, comemora dez anos, amanhã, na Estação São Paulo, às 20h.

A Repetto promove aula de balé para crianças, amanhã, às 10h30, na loja do shopping Cidade Jardim.

Nenhum comentário: