sexta-feira, novembro 08, 2013

Cubanos no Rio - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/11

Setenta médicos do Mais Médicos começam a trabalhar no Rio dia 1º agora. Desses, 68 são estrangeiros — 65 cubanos, um argentino, uma peruana e uma espanhola.
Com isso, a prefeitura calcula que a cobertura da atenção básica no Rio passará de 41% para 45% da população.

Democracia é melhor
A Comissão Estadual da Verdade do Rio recuperou nos arquivos do Dops este registro de ocorrência (reprodução acima) da prisão da atriz Elke Maravilha em 26 de fevereiro de 1972.
No Aeroporto Santos Dumont, ela, aos gritos de “ditadura assassina”, rasgou um cartaz de “terroristas procurados”. É que num deles havia uma foto de Stuart Angel. A divulgação do tal cartaz foi uma maneira de o regime não assumir que ele já tinha sido assassinado, no ano anterior, no Galeão.

Aliás...
O caso foi retratado no filme “Zuzu Angel”, de Sérgio Rezende, de 2006, com Luana Piovani no papel de Elke.

Revolução de 1930
Numa cerimônia, ontem, na embaixada brasileira em Paris, a ministra francesa de Esportes, Valérie Fourneyron, na presença de ministros brasileiros, chamou o ex-jogador Ronaldo, que estava ao seu lado, de... Cristiano Ronaldo.

Segue...
O ministro Aldo Rebelo para mostrar que os preços no Brasil, às vésperas do Mundial, não estão aumentando mais do que em outros países, disse que o hotel em que sempre se hospeda em Paris duplicou o preço da diária nos últimos dez anos:
— Eu sempre fico no Hotel Galileo. Foi lá que brasileiros ficaram quando vieram comprar armas para a Revolução de 30.
Aldo, na outra encarnação, foi historiador. Ah, bom!

Calma, gente!
Deborah Secco, a talentosa atriz, está sofrendo represálias no Instagram, a rede social de compartilhamento de fotos.
Vários de seus seguidores a criticam por estar envolvida — por causa do pai dela — em um caso de desvio de dinheiro público.
Um deles diz: “Desviando dinheiro público e ainda sorri.”

Clássico brasileiro
“Crônica da casa assassinada”, de Lúcio Cardoso, um dos grandes clássicos da literatura brasileira do século XX, vai finalmente ser traduzido para o inglês.
A agência VBM, que representa a obra, escrita em 1959, vendeu os direitos para o editor Chad Posto, da americana Open Letters.

Casa nova
A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), finalmente, está de malas prontas e vai se mudar para a Cidade das Artes, na Barra. As salas já estão liberadas. O primeiro concerto será em 14 de dezembro, nos jardins da Cidade das Artes, com o Projeto Aquarius.
Em 2002, a ideia era construir a então Cidade da Música para que o lugar se tornasse a sede da OSB.

O rei do camarote
Veja na foto.

A TV Globo vai tirar uma casquinha no sucesso deste personagem ridículo Alexander de Almeida, o rei do camarote. Num vídeo da “Vejinha São Paulo”, já visto, acredite, por mais de quatro milhões de pessoas, ele aparece esbanjando fortunas em noitadas.
O ex-prefeito de Pitanguá Reinaldo Rangel, personagem de Tony Ramos no seriado “A mulher do prefeito”, vai aparecer assim hoje, na versão websérie: bebendo champanhe que nem o deslumbrado paulista.

Mãos ao alto!
Pela segunda vez este ano, uma joalheria na Rua Garcia d’Ávila, em Ipanema, foi assaltada.
Às 9h, motoqueiros renderam os funcionários e levaram todos os relógios Rolex da loja.

Em tempo...
A loja roubada fica perto do prédio onde mora o secretário de Segurança José Mariano Beltrame.

Nenhum comentário: