quarta-feira, julho 10, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 10/07

PROJETOS COM CEPACS AVANÇAM NO PORTO MARAVILHA
Um terço dos títulos que permitem aumento de gabarito vendidos já está comprometido com empreendimentos
Chega a 2,3 milhões o número de Cepacs do Porto Maravilha vinculados a empreendimentos imobiliários. É mais de um terço do total de títulos arrematados pelo FGTS, administrado pela CEF, em leilão realizado há dois anos. Os certificados permitem o aumento de gabarito na região. “A expectativa inicial era de que 80% dos Cepacs estivessem comprometidos com empreendimentos em 15 anos. Em dois anos, já são mais de 30%. A velocidade está acima da esperada”, diz Alberto Silva, presidente da Cdurp, empresa municipal responsável pelo Porto Maravilha. Os títulos estão ligados a 15 projetos e 2.382.514 metros quadrados de área total construída. Dos 15, há quatro empreendimentos licenciados, três em vias de receber licença, seis em análise e dois com opção de compra fechada, detalha Silva. A maioria é de uso comercial, mas há três hotéis e um residencial, o Porto Vida. O Santo Cristo é a área que concentra mais propostas. “A velocidade dos projetos surpreendeu. Reflete a demanda por unidades na região. Há empresas muito mal alojadas no Centro do Rio. Parte delas já fez pré-reservas”, diz fonte do setor imobiliário. O metro quadrado na região já chega a valer R$15 mil.

7,5 mil INSCRITOS
É o número de servidores municipais interessados em unidades do Porto Vida, 1º residencial da região. É quase seis vezes o total de unidades: 1.300. Funcionários da Prefeitura do Rio terão prioridade.

BALÉ DE RUA
A Reserva, grife masculina, lança amanhã a 1ª campanha multimídia do tênis Simples. Terá filme no YouTube como dançarino John Lennon da Silva, em coreografia que une balé clássico (trecho de “O lago dos cisnes”) e dança de rua. As peças vão circularem mídias social e impressa. A meta é que o tênis represente 50% das vendas de acessórios este ano.

Reciclagem 1
A Bolsa de Valores Ambientais do Rio lança plataforma para negociar créditos de logística reversa de embalagens, em outubro. Empresas poderão adquirir os créditos de cooperativas de catadores. “A indústria vai pagar pelo serviço ambiental prestado por esses trabalhadores”, diz Maurício Moura Costa, da BVRio.

Reciclagem 2
O projeto é parceria com o MNCR, o movimento nacional de catadores. E está inserido na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O cadastro de cooperativas começa 6ª. Haverá créditos de plástico, metais, papel e vidro, cobrindo 15 produtos.

Antifumo
A maioria dos paulistanos (76%) apoia a proibição do uso de aditivos nos cigarros, mostra pesquisa do Datafolha para a Aliança de Controle do Tabagismo. É medida prevista pela Anvisa para entrar em vigor até março de 2014. A mesma fatia (75%) é a favor de elevar impostos e preço do produto. Foram ouvidas 1.096 pessoas em abril e maio.

Hiperconectadas
Mais da metade (60%) das crianças cariocas da classe AB são hiperestimuladas pela tecnologia. As Crianças F5, da tecla atualizar do computador, são eficientes em consumo de informação. Elas afetam os gastos da família em áreas como lazer (84%) e viagens (75%). O perfil integra o Riologia, estudo de NBS, Casa 7 e O GLOBO.

Sustentável
A UniOffice, de infraestrutura e apoio empresarial, abre este mês, no Centro do Rio, espaço de escritórios para locação.
Investimento de R$ 1 milhão, terá mobiliário com madeira de reflorestamento, entre outras características sustentáveis. Pode atender até 1.200 pessoas por mês.

Expansão
A Regus, de áreas de trabalho flexíveis, abre mais três centros de negócios no país este ano. Ficarão em Recife, Rio e Porto Alegre. Hoje, são 43, em 11 cidades. Até o fim de 2014, planeja alcançar dois mil centros em todo o mundo. Tem 1.500, em cem países.

NAS DUNAS
As dunas de Gen pabu, no Rio Grande do Norte, são cenário das fotos da coleção verão 2014 da Enjoy. Lucas Bori assina as imagens coma modelo Karen Nuremberg. Vão circular em catálogo e campanha para internet, a partir da segunda quinzena deste mês. Com 35 unidades próprias e 24 franquias no país, a marca prevê aumento de 18% nas vendas.

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