quarta-feira, julho 17, 2013

CAIXA ABERTA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 17/07

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, teve nova derrota na tentativa de impedir a divulgação de detalhes sobre gastos de sua gestão com itens como carros e iPads. A ministra Cármen Lúcia indeferiu, no STF (Supremo Tribunal Federal), pedido dele para que não seja obrigado a mostrar as informações para o Conselho Nacional do Ministério Público, que fiscaliza a procuradoria.

CAIXA 2
A ministra manteve, assim, decisão anterior do colega Teori Zavascki, que já tinha negado pedido de liminar de Gurgel para o caso.

CAIXA 3
Gurgel alega que o pedido de informações não poderia partir de um só conselheiro, sem qualquer denúncia que o embase. O autor do requerimento de informações é Luiz Moreira. Ele é amigo de José Genoino (PT-SP), e por isso procuradores ligados a Gurgel apontam retaliação por causa do mensalão. Moreira diz que apenas cumpre seu papel fiscalizador.

MAIS MÉDICOS
O hospital Albert Einstein deve investir R$ 50 milhões para a construção da faculdade de medicina que planeja abrir em 2014. O prédio ficará ao lado da instituição, no bairro do Morumbi.

MAIS MÉDICOS 2
Além de vestibular, o Einstein quer incluir uma entrevista para selecionar os alunos. A ideia é fazer um exame semestral para preencher 50 vagas em cada período. As mensalidades "vão ser caras", admite Claudio Lottenberg, presidente do hospital. Mas haverá um sistema de bolsas ou incentivos para "atrair os melhores alunos".

TEMPORÃO
Para organizar os blocos de rua do Carnaval, SP quer aprender com as experiências do Rio, Pernambuco e Bahia. A Secretaria Municipal de Cultura planeja conversar com organizadores da folia nesses Estados sobre planejamento e segurança. Também serão encomendados estudos de consultorias.

NOVA DIREÇÃO
Pedro Abramovay está deixando a ONG Avaaz, que faz campanhas e abaixo-assinados pela internet. Vai assumir a direção da Open Society Foundation para a América Latina. A entidade, criada por George Soros, lida com temas como política de drogas, direitos humanos e liberdade na internet.

NOVA DIREÇÃO 2
Abramovay é professor da FGV-Rio e ocupou a Secretaria Nacional de Justiça no governo Lula. Deixou Brasília depois de defender penas alternativas para pequenos traficantes, o que desagradou à presidente Dilma Rousseff. Foi indicado para a fundação de Soros por Fernando Henrique Cardoso, um entusiasta da descriminalização das drogas.

CABO DE GUERRA
O clima é de disputa no clube Aramaçan, em Santo André --um dos mais tradicionais do ABC, com 20 mil associados e receita anual de R$ 15 milhões. O conselho deliberativo faz reunião emergencial hoje para discutir o novo estatuto. E a derrubada do artigo que permite à diretoria vetar atos do conselho. O presidente José Eduardo Barbosa diz: "É assim em todo lugar. A Dilma [Rousseff] tem direito a veto".

OS MANOS
O novo disco do rapper MV Bill, do selo Chapa Preta, conta com os DJs paulistas Caique e Luciano SP em algumas faixas. O lançamento é no fim do mês.

CAIXA A DOIS
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert evitam posar de casal em campanhas publicitárias. "Chega muita proposta. Tentamos não ficar aceitando tudo por dinheiro", afirma a apresentadora.

"Filtro e escolho as melhores. Senão a gente enjoa da própria cara!", diz ela, que abriu uma exceção para estrelar anúncios da grife Forum com o ator e apresentador do canal a cabo GNT.

A sessão foi feita em uma pizzaria do Rio, cidade onde são alvo de paparazzi.

Sobretudo agora, morando no Leblon com os filhos, João e Francisco, 5.

A mãe levou os meninos para ver o protesto em frente à casa do vizinho Sérgio Cabral. "Eles estavam curiosos", diz ela, que apoia as manifestações de rua, mas prefere não opinar sobre o governador.

CONCURSO DISPUTADO
A pré-estreia do filme "O Concurso", anteontem, no Cinemark do shopping Eldorado, reuniu os atores Sabrina Sato, Fábio Porchat, Danton Mello, Anderson di Rizzi e Rodrigo Pandolfo. O escritor Fábio Porchat, pai do comediante, e a apresentadora de TV Marina Mantega também assistiram ao longa.

CURTO-CIRCUITO
A atriz Djin Sganzerla está em cartaz até 1º de agosto com o espetáculo "O Belo Indiferente", no CIT-Ecum, na rua da Consolação. Hoje e amanhã, às 21h. 12 anos.

O trio Hips 2 Tits, dos DJs Guga Guizelini, Marcelo Botelho e Phillip Alves, anima hoje a pista da Disco, a partir das 23h30, no Itaim Bibi. 18 anos.

A cantora Maria Rita apresenta o show "Redescobrir", em homenagem à mãe, Elis Regina, sexta e sábado, às 22h, no Credicard Hall. 14 anos.

2 comentários:

Anônimo disse...

pegou mal.

Anônimo disse...

desse ninguém esperava