sábado, junho 29, 2013

VOTO DIRETO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 29/06

O ex-prefeito Gilberto Kassab não se entusiasma com a ideia de plebiscito. "A princípio, não sou a favor", diz ele, que preside o PSD (Partido Social Democrático), que tem uma bancada de 54 deputados federais.

RECICLAGEM
Kassab, no entanto, endossa a ideia de se discutir a reforma política. "É importante debater para encontrar a melhor maneira de atualizar a legislação."

MÃO AMIGA
A TV Mirante, que pertence à família Sarney e retransmite a Globo no Maranhão, deu apoio ao lançamento no Estado da campanha Não Aceito Corrupção. O canal, segundo a procuradora Themis Carvalho, veiculará de graça os vídeos da iniciativa do Movimento do Ministério Público Democrático. "Eles estão nos dando uma força muito grande", diz ela.

MEU PROFESSOR
Calou fundo no PMDB a iniciativa de Dilma Rousseff de enviar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para uma conversa com Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente foi consultado com antecedência sobre o plebiscito, o que evidenciou ainda mais o desprezo com que Dilma tratou o peemedebista e vice-presidente da República Michel Temer.

MASSA
Um senador do PMDB pergunta, de forma irônica, quantos parlamentares do Congresso são hoje influenciados por FHC. E também quantos movimentos sociais seguem a liderança dele.

COMPANHEIROS
Lula recebeu anteontem o líder sindical norte-americano Bob King, que visita o Brasil em uma cruzada mundial pelo direito de sindicalização dos trabalhadores da Nissan. O presidente do UAW (United Auto Workers) diz ter o apoio do ex-presidente contra a montadora japonesa, que patrocina a Copa de 2014 e tem o brasileiro Carlos Ghosn como CEO mundial.

COMPANHEIROS 2
A convite da UAW, o ator Danny Glover, astro de "Máquina Mortífera", chegou ao Brasil ontem para participar de manifestação em frente à fábrica da montadora em São José dos Pinhais (PR).

ATRITO
Luiz Moreira, membro do Conselho Nacional do Ministério Público, entregou ao STF (Supremo Tribunal Federal) detalhes das informações que está cobrando do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele quer saber os gastos do MP com carros e tablets. Gurgel pediu a suspensão da solicitação. O ministro Teori Zavascki negou. E pediu dados agora entregues por Moreira.

ATRITO 2
O procurador-geral alegava no pedido ao STF que o conselheiro não poderia apresentar o pleito. E que ele "está determinado a, seja da forma que for, desmoralizar a instituição" e também o próprio Gurgel. Moreira nega essa intenção.

NA DIREÇÃO
Com o fim de "Salve Jorge", Caco Ciocler vai dirigir "No Exit - Entre Quatro Paredes", texto de Jean Paul Sartre. A peça estreia em 12 de julho no Sesc Santo André. Estão no elenco Chris Couto e Sabrina Greve.

NA DIREÇÃO 2
Na sequência, o ator embarca para a Alemanha para as filmagens do documentário sobre Aracy Guimarães Rosa. Vai contar a história da mulher do escritor Guimarães Rosa, que salvou judeus dos campos nazistas ajudando-os a viajar para o Brasil.

DE PERTINHO
Gilberto Gil lançará na próxima quinta, durante a Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), o livro "Gilberto Bem Perto", da editora Nova Fronteira.

Escrita a quatro mãos pelo músico e pela jornalista Regina Zappa, a obra registra os principais momentos da vida do artista. Vai da infância na Bahia até a passagem pelo Ministério da Cultura, no governo Lula. Traz ainda fotografias inéditas.

SENHOR FREUD
O Museu de Arte de São Paulo inaugurou a exposição "Lucian Freud", com pinturas e gravuras do artista homônimo, neto do psicanalista Sigmund Freud, e fotos de David Dawson. A presidente do Masp, Beatriz Pimenta Camargo, a atriz portuguesa Maria de Medeiros, a fotógrafa Dadá Cardoso, Isabella Lenzi, conselheira cultural do consulado de Portugal, e o curador Richard Riley estiveram no vernissage.

BATERISTA DAS LETRAS
João Barone, do Paralamas do Sucesso, lançou seu novo livro "O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida". O apresentador Fred Lessa, o advogado Maurício Manfredini e a jornalista Beatriz Valle foram à Livraria da Vila do JK Iguatemi garantir a dedicatória.

CURTO-CIRCUITO
O Theatro Municipal de SP vendeu, em um mês, 2.500 assinaturas para sua temporada lírica.

A modelo Isabeli Fontana levou a mãe, Maribel, para doar sangue, na campanha da Fundação Pró-Sangue.

É hoje a festa junina na cracolândia, a partir das 14h, na alameda Dino Bueno (centro). Organizada pelo projeto Aquele Abraço.

A estilista Sonia Pinto comemora os quatro anos de seu espaço e lança peças de inverno, em Higienópolis, hoje, a partir das 12h.

Ivete Sangalo e Paulo Gustavo vão apresentar, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Multishow. Será no dia 3 de setembro.

Nenhum comentário: