sábado, junho 29, 2013

Pacto antivaia - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 29/06

Dilma Rousseff conversou com Sérgio Cabral ontem, antes de desistir de ir à final da Copa das Confederações amanhã, no Maracanã. Ambos concordaram que não haveria clima para irem ao estádio, sob pena de se repetir a sonora vaia do jogo de abertura, em Brasília. A presidente e o governador do Rio combinaram que as medalhas para o vencedor da partida entre Brasil e Espanha serão entregues pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e pelo ministro Aldo Rebelo (Esporte).

Sem caxirola 
Dilma foi aconselhada por vários interlocutores a não ir ao Rio, entre eles o governador de Pernambuco e seu possível rival, Eduardo Campos (PSB).

No muro 
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), não tinha decidido ontem se vai encarar a torcida.

Erosão 1 
Em menor grau que o Datafolha, pesquisa realizada para o PSDB após as manifestações em todo o país já mostrava queda na avaliação de Dilma. Em abril, a presidente tinha 58% de ótimo e bom nesse levantamento, percentual que caiu para 37% nas últimas semanas.

Erosão 2 
Perguntados se Dilma merece continuar na Presidência, 66% dos entrevistados diziam que sim em abril, ante 49% em junho. A sangria da popularidade da petista se deu principalmente entre quem ganha mais de três salários mínimos.

Aqui não 
O PSB não vai integrar a frente partidária convocada pelo PT para a reforma política. O líder do partido na Câmara, Beto Albuquerque (RS), desautorizou o vice-presidente Roberto Amaral, que foi à reunião de ontem e se propôs a sediar encontro na quarta-feira.

Eu sozinho 
"O PSB não vai se agarrar a frente alguma. Vamos defender na reforma política nossas próprias posições'', diz o deputado gaúcho, com aval de Eduardo Campos. A bancada do Senado seguirá essa orientação.

Como assim? 
Para petistas, a irritação de Lula com o governo tem nome e sobrenome: Fernando Henrique Cardoso. Segundo pessoas próximas, o ex-presidente soube pela Folha que o tucano foi consultado sobre a ideia, depois abortada, de constituinte para a reforma política.

Na faca 
Além de anunciar cortes no custeio do governo, Geraldo Alckmin (PSDB) avisou a secretários que só vai autorizar aumento de gastos este ano para as áreas de saúde, educação e transportes. O tucano está preocupado com a queda das receitas e o crescimento das despesas de sua gestão.

14-Bis 
O helicóptero Sikorsky que Alckmin decidiu vender tem quase de 20 anos de uso, seu motor já não aguenta a carga necessária e consome muito dinheiro em manutenção, contam integrantes do Palácio dos Bandeirantes. Por isso, não serve mais para o governo.

Poder divino 
De um aliado de Fernando Haddad (PT), sobre a pressão sofrida pelo prefeito para reduzir a tarifa de ônibus: "Só faltou o Papa Francisco ligar e falar: meu filho, baixe essa tarifa, pelo amor de Deus'".

Só love 
A sintonia entre Alckmin e Haddad continua em alta. Ao voltar de Brasília após a reunião de Dilma com governadores e prefeitos, o tucano elogiou, em conversas com aliados, a postura do prefeito durante o encontro com a presidente.

Visita à Folha 
Jaques Wagner (PT), governador da Bahia, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Paulo Roberto Britto Guimarães, superintendente de Desenvolvimento Econômico, e Sonia Carneiro, chefe da Representação do Estado em Brasília.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio

"A reunião ministerial será uma grande chance de ministros que nunca viram a presidente pedirem um autógrafo."
DO DEPUTADO NILSON LEITÃO (PSDB-MT), líder da minoria na Câmara, sobre o excesso de pastas e a falta de acesso de muitos ministros a Dilma Rousseff.

contraponto


Questão de hierarquia

Dilma Rousseff recebeu ontem, pela primeira vez, representantes do movimento LGBT, no Palácio do Planalto. Acompanhada das ministras Eleonora Menicucci (Mulheres) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), assistiu a apresentação de cada um dos líderes das entidades.

Até que chegou a vez de Toni Reis, da ABLGT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Secretário de educação da entidade, Toni se apresentou de maneira bem-humorada:

--Presidente, eu sou o Mercadante da ABLGT!

Após vários dias de tensão, Dilma caiu na gargalhada.

Nenhum comentário: