quinta-feira, maio 16, 2013

EFEITO ROBERTO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 16/05

A editora LeYa decidiu engavetar livro sobre a vida de José Dirceu que publicaria ainda neste ano. Motivo: a lei brasileira que proíbe o lançamento de biografias sem a autorização do biografado seria tão drástica que poderia gerar multas e punições que colocariam em risco a própria existência da empresa no país. O parecer foi dado pelo departamento jurídico da editora portuguesa.

FORO ÍNTIMO
"Não houve ameaça do José Dirceu. Nós é que tivemos dúvidas e decidimos consultar advogados. Mas o direito à reserva da vida privada é considerado absoluto no Brasil, o que faz com que seja impossível publicar livro sobre qualquer personagem histórico do país", diz Maria João Costa, editora-executiva da LeYa. "Até personagens secundários citados em fatos irrelevantes poderiam processar a editora."

DÁ UM FILME
A obra é assinada por Otávio Cabral, jornalista da revista "Veja". "Cada linha do livro poderia ser provada. Já tínhamos comprado os direitos", diz a executiva. "É absolutamente frustrante e algo que não ocorre em outros países democráticos. Aqui tudo é proibido. Histórias fantásticas não poderão ser contadas no Brasil." Como a vida de Dirceu, que, segundo Maria João Costa, "é digna de cinema".

NA GAVETA
Entre os precedentes que assustam a LeYa estão a vitória do cantor Roberto Carlos, que já conseguiu recolher e incinerar a edição de um livro sobre sua vida, e o processo que o dono de uma academia de boxe moveu contra editora que lançou a biografia de Anderson Silva.

ÁGUAS DE MARÇO
O vereador Ricardo Young (PPS-SP) quer obrigar a prefeitura a enviar mensagens de alertas de chuvas via SMS para os paulistanos. O projeto já estava na pauta para ser votado na Câmara Municipal. O prefeito Fernando Haddad (PT-SP) ainda pode vetar a ideia.

NOME LIMPO
O MinC (Ministério da Cultura) chegou a um acordo com a Fundação Bienal de São Paulo para tirá-la do cadastro de inadimplentes da pasta. A entidade, que deve cerca de R$ 30 milhões e está com as contas bloqueadas desde o ano passado, vai ressarcir R$ 12,2 milhões ao MinC, ao longo de 60 meses.

NOME LIMPO 2
Com o pagamento, a Bienal poderá novamente captar recursos via leis de incentivo e firmar convênios com a pasta. A negociação, que se intensificou desde setembro, quando Marta Suplicy virou ministra, deve ser finalizada na próxima semana.

PIPOCA DOCE
O programa Encontros com o Cinema Brasileiro, da Ancine, já selecionou os dez filmes que serão exibidos a curadores de festivais internacionais: "Os Amigos" (Lina Chamie), "Amor, Plástico e Barulho" (Renata Pinheiro), "Entre Vales" (Philippe Barcinski), "Estação Liberdade" (Caito Ortiz), "A Gente" (Aly Muritiba), "A Montanha" (Vicente Ferraz), "Uma Passagem para Mário" (Eric Laurence), "Riocorrente" (Paulo Sacramento), "Rio Cigano" (Julia Zakia) e "Tatuagem" (Hilton Lacerda).

TORNEIO FAMILIAR
Depois de celebrar os 25 anos de sociedade no escritório Chiaparini e Bastos Advogados, Marcos Chiaparini embarca para a Europa. Vai ver o torneio de Roland Garros. Já sua filha Fabiana Chiaparini, 24, representará o Brasil na Olimpíada Universitária, na Rússia.

LÁ EM CASA
O músico uruguaio Jorge Drexler, que está em turnê em São Paulo, fez um show para convidados no projeto Na Cozinha ou No Jardim, da cantora Tiê, na casa dela, anteontem. O cineasta Heitor Dhalia, o cantor Marcelo Jeneci, as apresentadora Marina Person e Roberta Martinelli e a artista Rita Wainer, entre outros, estavam na plateia instalada no jardim.

JOGO DO BICHO
José Wilker, diretor e protagonista de "Giovanni Improtta", esteve na pré-estreia para convidados do longa anteonteom. Os atores André Mattos e Thelmo Fernandes, o cineasta Cacá Diegues, que produz o filme, e o diretor de fotografia Lauro Escorel também compareceram à sessão no shopping Market Place.

CURTO-CIRCUITO
O advogado Pierpaolo Cruz Bottini faz palestra amanhã na 16ª Conferência Anual sobre Crimes Transnacionais, em Miami.

O restaurante Arola Vintetres recebe hoje, às 20h, os chefs Dieter Koschina e Hans Neuner para o jantar Portugal dos Sabores.

Nenhum comentário: