segunda-feira, abril 22, 2013

Um Inhotim no Rio - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 22/04

Veja que bela ideia. Eduardo Paes pretende transformar o Parque da Cidade, antiga propriedade do
Marquês de São Vicente, na Gávea, numa pequena Inhotim, talvez uma das sete maravilhas do Brasil, que reúne em Minas Gerais acervo de arte, jardim botânico e atividades culturais.

O prefeito tem conversado com a galerista carioca Marcia Barrozo do Amaral. Quer que ela leve as obras de Frans Krajcberg para o parque.

Na verdade...
A expansão da Rocinha em direção ao Parque da Cidade terminou afugentando visitantes.

Vamos torcer, vamos cobrar.

Gois na Jornada
Dom Orani Tempesta já teve o sinal verde do Ministério das Comunicações para instalar cinco rádios provisórias em Copacabana e Guaratiba, local onde o Papa Chico vai passar durante a Jornada da Juventude.

Deve haver também um canal provisório de TV em HD para transmitir ao vivo, pela Rede Vida, todas as atividades.

Polegar livre
O traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, conseguiu um habeas corpus no processo em que responde por homicídio e deve ser solto. Essa ação era a que o mantinha na penitenciária federal de Rondônia, já que a pena por tráfico foi cumprida.
A desembargadora Denise Vaccari Machado Paes, da 5ª Câmara Criminal do Rio, foi a relatora do HC. O MP vai recorrer.

No mais
A Kibon estampou na caixinha de seu delicioso picolé de coco que os geladinhos são “perfeitos para dar um break no meio da tarde”.

Mas, cá entre nós, break é o cacete! Com todo o respeito. 

A dengue que mata 
Faleceu o engenheiro Ayrton Daniel-Ribeiro, de 85 anos, morador de Ipanema, vítima da dengue.

Seu filho, o médico Cláudio Tadeu Ribeiro, um dos maiores especialistas em malária no Brasil, enviou uma mensagem para um grupo de amigos.

Segue...
No desabafo, ele, com razão, manifesta sua indignação por ver seu pai perder a vida “em pleno século 21, por uma mazela em forma de epidemia (ainda que por patógenos diferentes) da mesma natureza das que dizimavam populações na Idade Média. Sinto-me tão pequeno e desprotegido quanto as populações amazônidas diante da malária”.

Meu Deus!

O fortão e o verde 
Carlos Minc, o secretário verde, e Arnold Schwarzenegger, o ator fortão, vão ficar cara a cara quinta agora. É que o Rio vai aderir à Rede de Regiões para a Ação Climática (R20), fundada por Arnold.

O estado vai dar mais ênfase ao seu desenvolvimento sustentável, priorizando a economia de baixo carbono e o combate às mudanças climáticas.

Cuidando da saúde
O Complexo do Alemão foi escolhido para receber lançamento de um dos maiores programas de orientação alimentar já lançado no Brasil: o Meu Prato Saudável.

Dia 27 agora, das 10h às 15h, nutricionistas e monitores vão à estação Palmeiras do Teleférico examinar e orientar a população.

Parem as máquinas!
A Câmara Municipal do Rio vota esta semana proposta do vereador Leonel Brizola Neto de concessão da Medalha Pedro Ernesto a... Nicolás Maduro, o presidente venezuelano.

Os serviços relevantes prestados pelo bolivariano à cidade são... não sei.

SAINDO DO PAPEL
O Museu do Amanhã, que está sendo erguido na Praça Mauá, região carioca que passa por uma profunda revitalização, já começa a ganhar seus primeiros contornos. Na foto, guindastes ajudam a colocar a estrutura (veja por dois ângulos) que fará parte da cobertura do museu. O lugar, como se sabe, será dedicado às Ciências e o projeto do prédio é do badalado arquiteto espanhol Santiago Calatrava 

Cemitério de jatinho
Esgotados os recursos contra a Receita Federal, uma frota de 21 superjatos executivos apreendidos pela Polícia Federal e Anac, avaliada em US$ 800 milhões, foi incorporada ao patrimônio público e pode ir a leilão. É possível que fiquem de fora apenas quatro Legacys novos, cujo destino pode ser a FAB.

Os donos dos jatinhos são acusados de sonegar imposto.

Templo é dinheiro...
Um dos donos, um pastor evangélico, abandonou a causa. Os outros contrataram o advogado Márcio Thomas Bastos para tentar reaver na Justiça seus pássaros voadores.

Parceria no balé
Mal pôs os pés em Budapeste, onde se apresenta pela primeira vez, o Grupo Corpo recebeu um convite para desenvolver um trabalho com o Ballet Nacional da Hungria, sediado na prestigiosa Ópera de Budapeste.

Tamás Solymos, diretor do corpo de baile húngaro, e Paulo Pederneiras, diretor artístico da companhia mineira de dança, reuniram-se sexta para acertar a parceria.


Nenhum comentário: