segunda-feira, abril 22, 2013

Queda de braço - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 22/04

Em meio ao debate sobre a PEC 37, que tira poder de investigação do Ministério Público, o inquérito sobre o ex-presidente Lula divide Polícia Federal e procuradores. Delegados da cúpula da PF têm criticado membros do Ministério Público que dão publicidade a investigações em curso. No caso do depoimento de Marcos Valério, que embasa o inquérito, delegados dizem que terão que refazer o trabalho dos procuradores, que não teriam feito perguntas cruciais para esclarecer acusações.

Inferno astral Meses após ter sido demitida do governo federal, a ex-chefe de gabinete da Presidência Rosemary Noronha tem agora de lidar com outra dor de cabeça: um irmão seu perdeu o emprego na semana passada na Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, em São Paulo.

Academia Joaquim Barbosa fará uma conferência na universidade de Princeton (EUA) nesta semana. A faculdade bancará a passagem. Além da palestra, o presidente do STF recebeu convite para uma homenagem da revista "Time", por figurar na lista dos cem mais influentes do mundo.

Tão perto Pesquisa coordenada pelo publicitário Renato Pereira para definir a linha do programa do PSDB que irá ao ar em maio detectou empate técnico entre Dilma e Aécio Neves na classe A. Nesse segmento, Marina Silva aparece em terceiro lugar.

Tão longe O bom desempenho de Aécio entre os mais ricos ainda não se reflete na pesquisa geral, que encontrou números bem semelhantes aos levantamentos recentes do Datafolha e do Ibope, com Dilma vencendo já no primeiro turno.

Tudo azul A despeito de petistas divulgarem que Lula está irritado com José Dirceu por ter acusado Luiz Fux de ter prometido absolvê-lo no mensalão, o ex-presidente e seu ex-titular da Casa Civil têm se falado normalmente.

Saia justa 1 Causou mal-estar no BNDES a determinação de Dilma de mandar nomear o ex-ministro demitido Wagner Bittencourt para a vice-presidência da instituição, no lugar de João Ferraz.

Saia justa 2 Braço direito de Luciano Coutinho, Ferraz foi desalojado do posto e ainda não há definição de seu futuro. Coutinho deverá propor a criação de mais uma diretoria para abrigar o ex-vice.

Agora vai? Jaques Wagner e ACM Neto devem assinar hoje contrato para estadualização do metrô de Salvador, em obras há 12 anos. O governo baiano passará a administrar a linha 1, da capital, e assumirá a construção da linha 2, interligação para Lauro de Freitas.

Tête-à-tête Os deputados Pedro Tobias (estadual) e Duarte Nogueira (federal) se reúnem hoje para tratar da eleição do PSDB paulista. Tobias, atual presidente, só abre mão da disputa se houver apelo pessoal de Geraldo Alckmin.

Plano B Após a crise na capital, o governador sofre pressão para agir antes do dia da disputa. Caso opte por Tobias no partido, poderá instalar Nogueira na secretaria-geral nacional da sigla ou convidá-lo para o primeiro escalão de seu governo.

Esqueceram... O deputado federal Vicente Cândido se uniu à corrente PT de Lutas e de Massa, controlada pela família Tatto, para lançar Francisco Chagas à presidência do PT paulistano.

... de mim No entorno de Fernando Haddad, a candidatura é interpretada como uma tentativa de ampliar espaço na administração para a ala petista que se diz "desprestigiada", em especial nas subprefeituras.

tiroteio
Hugo Capeto foi eleito rei da França em 987. Um vassalo ousou perguntar-lhe: quem te fez rei? Rosemary Noronha, quem te fez rainha?
DO SENADOR ALOYSIO FERREIRA (PSDB-SP), sobre a investigação que revela possível enriquecimento ilícito da ex-chefe de gabinete da Presidência em SP.

contraponto


Bonito é pra se mostrar


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, apresentava as prioridades da pasta em 2013 para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado na semana passada, e começou a listar os órgãos coligados ao ministério.

--Temos sete coligadas que são muito importantes: a Ancine, a Fundação Palmares, a Fundação Casa de Rui Barbosa, a Funarte, o Iphan, Ibram e a Cinemateca.

Recebeu bilhete alertando que tinha esquecido a Biblioteca Nacional. E deu um cutucão nas gestões anteriores:

--Agora não tem nem motivo mais para esquecer... Ela está indo super bem!

Nenhum comentário: