domingo, abril 21, 2013

Se colar, colou - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 21/04

Com o resumo do acórdão do mensalão publicado, advogados dos condenados traçam a linha dos questionamentos ao resultado do julgamento. Criminalistas vão apontar "contradição'' do STF (Supremo Tribunal Federal) ao rejeitar o desmembramento do processo por haver réus sem foro privilegiado e, depois, mandar o caso de Carlos Alberto Quaglia para a primeira instância. O argentino alegou que sua defesa não foi intimada na fase processual, e teve o recurso acatado.

Foco 
Já a defesa de José Dirceu vai se concentrar em eventuais inconsistências na condenação do ex-ministro, para tentar reduzir a pena e evitar o regime fechado, sem gastar energia com questões gerais do julgamento, como a do duplo grau de jurisdição.

Fila 
Advogados desconfiam da eficiência do sistema para fazer download do acórdão, que estará disponível no site do STF a partir de amanhã. Os escritórios enviarão representantes a Brasília incumbidos de só sair da secretaria do Supremo com o caudaloso documento em mãos.

Herdeiros 
É acirrada a disputa por duas vagas no Tribunal Superior Eleitoral entre Evandro Pertence e Erick Pereira, filhos de Sepúlveda Pertence (ex-STF) e Emmanuel Pereira (TST).

Sem pedigree 
O advogado André Ramos Tavares, derrotado para uma vaga do CNJ, corre por fora na briga.

Mineira 
Diante do impasse de sobrenomes ilustres, a presidente Cármen Lúcia cogita quebrar a tradição e encaminhar lista sêxtupla, ou duas listas tríplices, ao plenário do Supremo. Se acontecer, será a primeira vez que o STF apreciará seis nomes na mesma sessão.

Última... 
A despeito das dúvidas quanto ao êxito da empreitada, a Rede, de Marina Silva, decidiu que recorrerá mesmo ao STF caso o projeto que restringe acesso de novas siglas a fundo partidário e tempo de TV passe pelo Senado sem alterações.

... instância 
Os sonháticos pretendem alegar afronta a dois princípios constitucionais: o da anterioridade e o da razoabilidade. No QG da nova legenda, advogados estudam os precedentes legais para sustentar a ação.

SOS 1 
Reunidos a partir de quarta em Brasília para seminário de sustentabilidade, prefeitos das capitais esperam de Dilma Rousseff pacote de bondades para os municípios de médio e grande porte. Pedem contratações de médicos formados fora do país, desoneração de tarifas de transporte público e redução dos juros da divida com a União.

SOS 2 
Com a presença confirmada de 500 prefeitos, o evento marcará a transição na presidência da Frente Nacional. Sai João Coser (PT), de Vitória, entra José Fortunati (PDT), de Porto Alegre. Além da aguardada presença de Dilma, as ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) farão exposições.

Expresso 
Entre as parcerias acertadas com Dilma, Fernando Haddad considera a mais próxima de sair do papel a que prevê crédito de R$ 1 bilhão para 66 km de corredores de ônibus. O projeto, da gestão de Gilberto Kassab, foi adaptado pelo petista.

Ufa! 
O prefeito acredita ter conseguido sinal verde para o financiamento de parte significativa de suas promessas de campanha, mas está apreensivo com os entraves de execução, sobretudo em licitação e licenciamento.

PowerPoint 
Dilma levou Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde) e outros dois ministros à reunião com Haddad. "Mas não se falou em política. Foi só planilha. Uma atrás da outra", diz um partícipe.

tiroteio
Estou curioso para saber quando a presidente Dilma vai convocar rede nacional de TV para anunciar a volta da política de alta dos juros.
DO SENADOR AÉCIO NEVES (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, sobre a decisão do Copom de elevar em 0,25 ponto a taxa Selic para conter a inflação.

contraponto


Estrela solitária

Torcedor do Botafogo, Renan Calheiros (PMDB-AL) presidia a sessão na quarta-feira quando José Sarney (PMDB-AP) pediu a palavra. O presidente do Senado negou e deu preferência a Walter Pinheiro (PT-BA).

--Como eu, ele daqui a pouco vai ter que assistir ao jogo. Vamos, ao botafoguense, deferir essa preferência.

Eis que Pinheiro reagiu enfático:

--Mas eu sou tricolor, presidente.

Renan deu a palavra ao alvinegro Jorge Viana (PT-AC).

--Fica caracterizado, então, que, ao botafoguense, garantiremos sempre a precedência!

Nenhum comentário: