quarta-feira, abril 24, 2013

Arquivo confidencial - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 24/04

Responsável na PF pela investigação sobre o suposto envolvimento de Lula no mensalão, a delegada Andréa Pinho negou a defensores do ex-presidente acesso ao inquérito. Em despacho, ela sustenta que a Justiça Federal decretou segredo do caso. Embora lembrem de súmula vinculante do STF que diz ser direito do acusado ter "acesso amplo aos elementos de prova", advogados do petista descartam, por ora, a adoção de medidas judiciais para requisitar toda a documentação.

Naquele tempo 1 Criminalistas que atuam no julgamento do mensalão evocam a passagem de Nelson Jobim pela presidência do Supremo para criticar o ministro Joaquim Barbosa, avesso ao contato com os advogados.

Naquele tempo 2 Afirmam que, ao contrário do atual presidente, Jobim, ao lado de Ellen Gracie, recebeu grupo de profissionais para colher opiniões sobre a relação com Judiciário. Entre os participantes estavam José Eduardo Alckmin e Antônio Carlos de Almeida Castro.

Tudo... Observadores do mensalão argumentam que Teori Zavascki, considerado o fiel da balança para empates no mensalão, não mudará o placar de pelo menos um caso, independentemente de sua votação: a condenação de João Paulo Cunha por lavagem de dinheiro.

... na mesma Se seguir o antecessor, o placar do item continuará em 6 a 5, já que Cezar Peluso absolveu o deputado petista do crime.

Jurisprudência Recém-empossado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, Alberto Rollo propôs debate na instituição sobre os desdobramentos da aprovação do projeto que restringe acesso de novas siglas ao fundo partidário e ao tempo de TV.

Onde pega Juristas têm sido demandados sobretudo quanto à legalidade da janela de migração para o Mobilização Democrática, fruto da fusão do PPS com o PMN.

Viva-voz Élio Neves, da Federação dos Empregados Rurais assalariados, enviou ofício ontem a Dilma Rousseff cobrando audiência para discutir plano para desonerar o etanol. A entidade alega que o governo só ouviu os empresários na questão.

Efeito... A Força Sindical orientou entidades filiadas a brigar por reajuste salarial trimestral em razão da alta da inflação. A recomendação vale para categorias que estão em campanha por aumento. A central diz que age contra a corrosão do "poder aquisitivo do trabalhador".

... cascata A proposta de indexação será levada a público no ato de 1º de Maio, mas já provoca controvérsia. "Somos contra", diz Wágner Gomes, da CTB. A CUT também não endossa a ofensiva.

Na geral Aécio Neves pretende ir ao Mineirão hoje assistir ao amistoso da seleção brasileira contra o Chile. O senador anunciara, no ano passado, que o estádio receberia jogo preparatório para a Copa das Confederações.

Agora vai? Após divergirem na concepção do programa, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad anunciam na sexta-feira acordo entre o governo do Estado e a prefeitura para a internação compulsória de viciados em crack.

Ansiolítico O governador marcou conversa com José Serra hoje. Alckmin tem dito a aliados que seu antecessor pode se apoiar na crise no PSDB paulista para justificar eventual saída da sigla.

Lema Petistas catalogaram a declaração de Guilherme Afif (PSD), segundo quem São Paulo vive "epidemia de insegurança". "O vice-governador nos deu a primeira peça de campanha para 2014", diz um estrategista do PT.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Compromete a imagem do STF seu presidente participar de homenagem no palanque do partido que será julgado por ele no futuro."
DO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE), sobre a comenda que Joaquim Barbosa recebeu do governo do PSDB no Estado do mensalão mineiro.

contraponto


Cada um no seu quadrado
Ao lado de Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) discursava ontem na apresentação da agenda legislativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília. O presidente da Câmara elogiou a iniciativa e disse que a organização dos temas ajudava o Congresso, repleto de demandas.

--Todo dia é uma pressão. Coloca na pauta! Depois vem a contrapressão. Tira da pauta!

Olhando para a ministra, completou:

--Não falei do governo ainda. Se falar do governo então, tenho que sentar numa ponta e a senhora na outra!

Nenhum comentário: