sexta-feira, março 29, 2013

Se colar, colou - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 29/03

Pesquisas qualitativas em mãos do PT mostram que, quando questionadas sobre a eventual candidatura à Presidência do governador Eduardo Campos (PSB), muitas pessoas associam a ele variações das palavras "traição" e "ingratidão". Por isso, a ordem entre os petistas é bater na tecla de que Lula e Dilma Rousseff ajudaram o aliado com investimentos generosos em oito anos. Em tom light, a própria presidente citou vasta lista de realizações em sua visita a Pernambuco.

Leite... 
Em recente jantar com empresários, no Rio, José Dirceu disse que o PT deveria ter se empenhado para abater a candidatura de Campos antes que ela levantasse voo, e que agora seria tarde.

... derramado 
O ex-ministro, condenado no mensalão, também previu que nenhum partido, nem mesmo o PMDB, vá apoiar "100%" a reeleição de Dilma. Todos devem ir ao palanque rachados.

Dedicatória 
No encontro reservado que tiveram na terça-feira em Brasília, o senador Pedro Simon (RS) presenteou Campos com um livro. O pessebista ficou muito satisfeito com o teor da conversa com o dissidente do PMDB.

Pernoite 
Cid Gomes (CE) convocou os demais governadores do Nordeste para chegarem a Fortaleza na véspera do encontro com Dilma para discutir medidas antisseca. Em café da manhã na terça eles vão fechar as propostas que levarão à presidente.

Laranja 1 
O Planalto incentiva a circulação de versão segundo a qual Dilma ficou irritada com a pré-candidatura de Clésio Andrade (PMDB) ao governo de Minas, logo após conceder o Ministério da Agricultura ao partido.

Laranja 2 
Aliados da presidente, no entanto, dizem que a aliança PT-PMDB já está selada. Andrade terá a função de ocupar espaço político e fustigar o PSDB. Mais adiante, o partido apoiará o candidato petista, provavelmente o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

Nem sinal 
O presidente do PTB, Benito Gama, diz que a ação da bancada do Senado para emplacar um ministro não passa pelo comando da sigla. Ele aguarda desde novembro resposta a um pedido de audiência com Dilma.

Dividida 
Após manifestar publicamente desconforto com a escolha de Marco Feliciano (PSC-SP) para o comando da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) se recolheu. Pré-candidata ao Senado em 2014, quer evitar embate com o PT, que cedeu suas vagas no colegiado ao partido do pastor-deputado.

Até tu? 
O PSB indicou para a agora célebre comissão comandada por Feliciano o também pastor Eurico Silva (PE), líder da Assembleia de Deus e aliado de Eduardo Campos. O deputado é crítico severo da decisão do STF que permite união homoafetiva.

Bem... 
Renan Calheiros (PMDB-AL) aproveita a confusão na Câmara, que tira o sono de seu correligionário Henrique Eduardo Alves (RN), para tentar refazer sua imagem no Senado. O presidente da Casa manda boletins diários para a imprensa,
ressaltando a agenda positiva.

... na fita 
Depois de posar sorridente para fotos ao lado das relatoras da PEC das domésticas e capitalizar a medida, de grande alcance social, o peemedebista fará uma festa na terça-feira para a assinatura da nova lei.

Media training 
Geraldo Alckmin passou a cumprir roteiro de candidato durante visitas ao interior. Além de inspecionar obras, o tucano programou extensa agenda de entrevistas a TVs, rádios e jornais regionais.

tiroteio
Quando sai do script de João Santana, Dilma se perde. Disse que inflação é secundária e, após a reação, perdeu a ensaiada simpatia.

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), sobre a ação do governo e da presidente para negar que tenha dito que combate à inflação não é prioridade.

Contraponto


Vigilante do peso

O presidenciável tucano Aécio Neves e o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), conversavam no cafezinho do Senado quando chegou um grupo de governistas, cantando "Parabéns para você" para Ideli Salvatti.

A ministra cortou uma generosa fatia de bolo para Aécio, mas ofereceu uma pequena ao deputado.

-Para você, Carlão, um pedaço pequeno, porque você me deu muito trabalho nas CPIs.

-Estou de dieta. Aceito minha parte em emendas -respondeu o tucano, em tom de brincadeira.

-Nada de emenda no meu aniversário! -replicou ela.

Nenhum comentário: