domingo, março 17, 2013

Mudança no PP - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/03

O senador Francisco Dornelles (RJ) vai deixar o comando do PP. Ele passará a ocupar a presidência de honra do partido e trabalha para viabilizar como seu sucessor o senador Ciro Nogueira (PI). Dornelles, candidato à reeleição em 2014 na chapa do PMDB ao governo, segundo aliados, vai sair porque, a despeito de ser primo de Aécio Neves, jamais levaria o PP a ficar contra a presidente Dilma.

Chesf na mira
Apesar de parlamentares do PT e do PMDB buzinarem nos ouvidos de ministros próximos da presidente Dilma que Fernando Bezerra (Integração) deveria ser demitido, ela o manterá. Um ministro explica que, como ele é aliado do governador Eduardo Campos(PSB-PE), a queda de Bezerra "fecharia uma porta que não poderia mais ser aberta". Mas Campos nem o PSB devem sair ilesos das mudanças. Alegando problemas de gestão, Dilma deverá substituir o presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, o que afeta em cheio o partido no Nordeste. O cargo era do PMDB e passou para o PSB em 2011.

De olho na briga alheia
Os tucanos estão fazendo lista de municípios em que PT e PMDB foram adversários nas eleições municipais. O passo seguinte é cativar essas lideranças peemedebistas para que votem no candidato do PSDB à sucessão presidencial.

Campanha na rua
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, candidato ao governo paulista pelo PMDB, está na TV. "Com muita luta conseguimos baixar o preço da conta de luz", proclama. E, indica um site para "conferir se o desconto está vindo correto". É sua primeira estocada no governador Geraldo Alckmin (PSDB), que defendeu as posições das estatais paulistas.

Tricotando
Corre no PMDB relato da presidente Dilma festejando o vice Luiz Fernando Pezão para governadores. Contam que foi assim (fala Dilma): "Ah, Pezão! Você não lembra como nós fizemos o Teleférico do Alemão? Foi na luta!"

Vem aí o Geolimpíadas
Depois do Gecopa, o governo anuncia esta semana a criação do Geolimpíadas, que terá como tarefa o acompanhamento das obras e o treinamento dos atletas brasileiros. Os Jogos serão no Rio, mas uma das decisões já tomadas é descentralizar a preparação de atletas e seleções do país. Serão criados centros de treinamento em outros estados, inclusive no Norte-Nordeste.

Na Comissão de Direitos Humanos
Deputados evangélicos podem propor moção de censura contra Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, por ter dito que Henrique Capriles é gay. O objetivo é constranger quem quer tirar o presidente Marco Feliciano (PSC-SP).

Na ponte aérea
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), voltará a Brasília terça-feira para reunião organizada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE). Os convidados são os senadores do PTB, PR, PSC e PPL, do bloco "União e Força".

Associação Comercial do Rio debate 2ª-feira o pacto federativo com o governador Antonio Anastasia (MG) e o secretário da Fazenda, Renato Villela.

Nenhum comentário: