domingo, março 17, 2013

A MÃO DE DEUS - AGAMENON

O GLOBO - 17/03

Entrou água no chope da torcida brasileira! O país inteiro já estava dando como certa a vitória do Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, o Xuxa, que ia ser eleito o primeiro Papa brasileiro. Essa estava no papo, quer dizer, no Papa. O Papa, assim como o petróleo, também ia ser nosso! A presidenta Dilma Roskoff disse que ia lançar em rede nacional o programa Meu Primeiro Papa. O Sumo Pontífice tupiniquim também ficou de fazer um show na Baixada com o Naldo e dizem até que Sua Santidade prometeu aparecer no “Esquenta” da Regina Casé onde ia cantar um samba com o Arlindo Cruz, seu sambista preferido, talvez por causa da cruz.

Mas o ufanismo patrioteiro foi por água abaixo quando a fumaça branca saiu pela chaminé na Praça de São Pedro e o mundo ficou sabendo que o próximo Papa é argentino!!!! Todos os teólogos da Globo News erraram feio e voltaram para os seus mosteiros com o rabo entre as pernas porque, contrariando as apostas, os cardeais elegeram Jorge Mario Lobo Zagallo Beroglio, o Papa Francisco.

Ao contrário de seu antecessor, o antipático e arrogante Adolf Ratzinger, o Bento XVI cm, esse novo Papa argentino promete. Ex-Arcebispo de Búzios, o novo Papa, o Beiroglio, ficou conhecido no famoso balneário platino por seu trabalho episcopau, quer dizer, episcopal. A eleição de Francisco levou ao delírio os católicos da América do Sul já que, pela primeira vez, a Igreja tem um pontífice sul americano. Assim que chegou na sacada do Vaticano, o primeiro Papa Latino cantou “Festa no Apê” para os milhares de fiéis que se amontoavam na Praça São Pedro para tirar uma foto com a Patrícia Poeta.

E, para desgosto dos brasileiros, os nossos detestados hermanos argentinos agora têm mais um motivo para tirar onda com a nossa cara. Argentino de raiz, o Papa é peronista e o povo argentinho, como sempre, foi às ruas fazer um panelaço e saudar a sua eleição que, ao contrário do gol do Maradona, não foi roubada.
Os vaticanistas da GloboNews, que não dão uma dentro, agora estão dizendo que o papa Beirola, quer dizer, Beroglio vai ser um Papa progressista inclusive a favor do aborto no casamento gay. Ora, pra mim, papa progressista é igual cabeça de bacalhau: eu nunca vi! Ou o sujeito é Papa ou é progressista. E por falar em Papas de esquerda, quem não se conforma com eleição do argentino é o ex-atual presidente em exercício, Luís Santo Inácio Lula da Silva. Lula achava que mesmo sem participar do conclave, ia ser eleito o novo Papa. E tinha até escolhido o seu nome: Luís 51, uma boa idéia.

AGAMENON ENTREVISTA COM EXCLUSIVIDADE O PAPA CHICO

- Sua Santidade, como o senhor gostaria de ser chamado? Papa Chico?
- Si, papo, mas depende del chico...
- Que mensagem Sua Santidade manda para os pedófilos da Igreja?
-La carne es fraca...
-Pelé ou Maradona?
- Messi!
- Papa Chico, qual é o seu prato preferido?
- Como todo argentino, yo me amarro em um churrasco mas só se for com “papas” fritas, rs, rs, rs...
-Sua Santidade, com escândalos no Vaticano, o senhor não acha que está com um pepino nas mãos?
-Tudo bien, é de menino que se torce el pepino...
-E qual são os seus planos para sua carreira? Cinema, teatro ou televisão?
-Yo pretendo fazer um filme sobre la mia vida e já convidei el actor Ricardo Darín, o Gerard Depardieu argentino, para interpretar o papel de mi mesmo.
-Uma última pergunta: depois que o seu papado acabar o senhor pretende virar santo?
- Habla sério, Agamenon! Usted já viu algum argentino santo?

***

O ex papa alemão, Adolf XVI, ficou espantado com a eleição de um papa argentino e declarou que os cardeais só podiam estar de porre.

***

Agamenon Mendes Pedreira estudou no Colégio jesuíta Santo Inácio de Boyola.

Nenhum comentário: