quinta-feira, fevereiro 14, 2013

É a guerra cambial - CELSO MING

O ESTADO DE S. PAULO - 14/02


Afinal, de que animal se trata? O termo repetido cada vez mais insistentemente nas reuniões dos maiorais da economia global é guerra cambial - o mesmo que o ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, vem usando desde setembro de 2010.

Para o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, esse bicho não existe. O termo guerra cambial é forte demais, disse ele ontem. Mas o presidente da França, François Hollande, não quer discussões sobre metafísica. Quer logo uma ação contra o que também vai denominando como guerra cambial.

Prova de que o problema está assustando foi o comunicado assinado pelas autoridades financeiras do Grupo dos Sete (G-7) países ricos, divulgado na terça-feira por meio do Banco da Inglaterra (banco central inglês). Foi reafirmado o compromisso das principais autoridades financeiras do mundo de que o câmbio não pode ser manipulado.

Quando Mantega começou a fazer suas denúncias, o alvo era o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). O ministro o acusava - e ainda acusa - de despejar trilhões de dólares no mercado com o objetivo admitido de estimular a retomada do crescimento econômico, mas cujo único resultado é inundar os mercados de câmbio dos países emergentes com moeda estrangeira. A principal conseqüência, vem advertindo ele, é a valorização das moedas nacionais pelo simples efeito da lei da oferta e da procura. Essa valorização puxa para cima os preços em dólares do produto nacional e reduz a competitividade do setor produtivo. É a mesma denúncia que repetida por vezes pela presidente Dilma Rousseff com outra metáfora: tsunami monetário.

Mas as autoridades não estão falando da mesma coisa. A preocupação do momento não é a atitude do Fed - que segue recomprando títulos no mercado (portanto, despejando dólares), à proporção de US$ 45 bilhões por mês -, mas a do Banco do Japão (BoJ) - que, em menos de três meses, realizou um despejo colossal de moeda no mercado, que provocou desvalorização do iene de 13% em relação ao dólar.

As pressões do presidente Hollande são de que o BCE saia da inércia, que use a bazuca que tem à sua disposição e que também emita euros em volume suficiente para enfrentar com as mesmas armas os ataques do BoJ. Se fosse atendido, a guerra cambial deixaria de ser somente um conceito discutido por teóricos. Passaria a ser um conflito reconhecido, sujeito a funestas conseqüências.

O comunicado do G-7, assinado também pelo ministradas Finanças do Japão, reafirma compromissos dos senhores do mundo com o livre jogo de mercado. Mas as tensões chegaram a um nível tal que exigem mais do que simples declarações.

Parece inevitável que a reunião de cúpula dos principais dirigentes das Finanças e dos bancos centrais do Grupo dos Vinte (que incluem alguns países emergentes), marcada para ser realizada nesta sexta- feira e neste sábado, em Moscou, para buscar saídas para o crescimento econômico, aprofunde as discussões.

Duas perguntas ficam para ser respondidas. A primeira é se, desta vez, haverá mais do que declarações inconseqüentes e se as coisas, com esse ou outro nome, continuarão como estão. E a segunda é o que fazer para acabar com a paradeira que aí está, caso os grandes bancos centrais fiquem proibidos de usar o câmbio para relançar suas economias.


Nenhum comentário: