sábado, fevereiro 02, 2013

De volta para casa - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 02/01

O Brasil inicia a retirada das tropas militares do Haiti. As Forças Armadas vão trazer, até junho, 500 homens. Isso resultará no fim do Segundo Batalhão, que foi montado em Porto Príncipe logo após o terremoto que matou 230 mil haitianos. Ainda assim, ficarão no Haiti 1.450 homens.

As voltas do mundo
Entre os ingleses que fundaram o Country Club do Rio, em 1916, estava Rosa May Goodwin de Oliveira Sampaio que vem a ser a bisavó de Guilhermina Guinle. A bela atriz, como se sabe, teve seu ingresso no clube de bacanas vetado esta semana.

E mais...
Rosa May era casada com Carlos César de Oliveira Sampaio, prefeito do Rio entre 1920 e 1922. Foi ele que, em 1921, viabilizou o terreno para o Country, à beira-mar, em Ipanema.

De volta à planície
José Sarney, que ontem deixou a presidência do Senado, vai aproveitar o carnaval para escrever sua autobiografia. Passará o período em São Luís, com a mulher, Marly. 

Aliás...
A Academia Brasileira de Letras fará uma homenagem a Sarney dia 24 de abril, quando ele completará 83 anos. 

Rainhas da Mangueira 
A Mangueira está guardando a sete chaves uma surpresa para o seu desfile na Sapucaí. É que este ano, a verde e rosa, como se sabe, sairá com duas baterias e... duas rainhas. Uma será Gracyanne Barbosa. A outra ainda é um mistério.

COISA RICA DO GOIS
Fernanda Paes Leme, a linda atriz paulista de 30 anos, mostra as curvas do maiô (eu disse do maiô!) para a próxima edição da revista “Bodytech”. Na entrevista, ela diz que é viciada em redes sociais (tem mais de 2,4 milhões de seguidores no Twitter), e que sonha em ser diretora de cinema. Fernanda conta ainda que pratica boxe, mas que é apaixonada pela luta tailandesa muay thai: “Prefiro porque tem chute. Dá uma extravasada mais.” Encara eu 

Livro Futebol Clube
O Foglio, o selo da Objetiva para livros digitais, lança, este mês, “Futebologia”, de José Roberto Torero.
O livro é uma compilação de crônicas sobre futebol.

Aliás...
Os grandes sucessos de venda do selo Foglio são “e-Quintana”, com poemas de Mario Quintana, e “ Jazz”, de Luiz Fernando Verissimo. Este último, inclusive, está em primeiro lugar na lista de mais vendidos na categoria e-books Kindle, baseada nas compras dos consumidores da Amazon.com.br.

Cá e lá
O escritor e diplomata João Almino, que corre por fora na disputa pela vaga de Lêdo Ivo na ABL, faz sucesso na França. O livro “Cidade livre”, que saiu aqui, em 2010, pela Record, e foi lançado lá, pela Éditions Métailié, com o nome de “Hôtel Brasilia”, foi elogiado pela crítica do jornalão Le Fígaro Littéraire. A obra é sobre a capital brasileira.

Milagre em Copa
Um homem que usava esta cadeira de rodas, levantou-se, ontem, nas areias da Praia de Copacabana, e, acredite, saiu correndo. Mas não foi milagre. Ele deu no pé ao ver uns agentes da prefeitura do Rio que faziam uma ação de acolhimento de moradores de rua.

Segue...
Segundo populares, o espertalhão usava a cadeira de rodas para sensibilizar as pessoas na hora de pedir uns trocados.

Globeleza sertaneja
Aline Prado, a Globeleza, será a rainha do bloco Chora Me Liga, que desfila amanhã, em Copacabana. É aquele que toca música sertaneja.

Brasil na Alemanha
A Câmara Brasileira do Livro foi autorizada pelo MinC a captar R$ 13.212.780 para o projeto “Brasil: Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013”.

Pé limpo
A rede Belmonte comprou o Picote, tradicional boteco no Flamengo.

Carnavalesco
O ministro Joaquim Barbosa deve assistir aos desfiles na Sapucaí. 

O carnaval de Pelé
Pelé, o rei do futebol, de namorada nova, pediu à Brahma 15 convites para o camarote da empresa na Sapucaí. Mas, quinta, pena!, ligou para a cervejeira cancelando o pedido. É que o eterno craque operou o fêmur e não está completamente recuperado.

Ponto Final
A lá Zozimo... e o PT, hein? Aliou-se ao PMDB, com lenço no nariz, em nome da governabilidade. Agora, virou avalista moral de Renan Calheiros.

Nenhum comentário: