terça-feira, fevereiro 05, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Não estou falando com jornalistas”
Deputado José Genoino (PT-SP), mensaleiro condenado, agora “de mal” com a mídia


PT CULPA RACHA NO PMDB POR TRAIÇÕES A HENRIQUE

Na tentativa de se safar de retaliações, lideranças do PT afinaram o discurso e garantem que as traições a Henrique Alves (PMDB-RN) – que quase levaram ao segundo turno as eleições ao comando da Casa – vieram dos próprios peemedebistas. Os petistas admitem algumas falhas, mas culpam o racha na bancada do PMDB, após a disputa pela liderança, como principal motivo do resultado final da votação.

DESCONFIANÇA

O PMDB suspeita de dedo do governo – que teria todos os motivos para enfraquecê-lo – nos 165 votos de Júlio Delgado (PSB).

JOGO DO EMPURRA

Aliados acusam, nos bastidores, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) de operar contra Henrique Alves.

TRAIR E COÇAR...

Henrique Alves foi vítima de célebre advertência de Tancredo Neves: “O problema do voto secreto é que dá uma vontade danada de trair...”.

JÁ VAI TARDE

O deputado Marco Maia (PT-RS) apequenou a presidência da Câmara. Sai do cargo como um Severino Cavalcante dos pampas.

NOVO PRESIDENTE DESABAFA CONTRA MANOBRAS

O deputado Henrique Alves (PMDB-RN) fez um significativo desabafo, interpretado como um recado a setores da mídia e do Ministério Público Federal, que tentaram influir nas eleições do Congresso Nacional: “O parlamento é o verdadeiro representante da sociedade, queriam ou não”. Mas ele lavou e enxaguou a alma mesmo foi com a mensagem de Dilma reclamando que a classe política tem sido “vilipendiada”.

MÁ FAMA

Demorou: sai o nome da banda gaúcha da tragédia em Santa Maria, entra o “Gurizada Mensaleira” no Twitter: Genoino, Lula, Dirceu e Cia.

E O SALÁRIO, Ó...

Primeira aviadora e orgulho da FAB, Fabrícia Oliveira jogou a toalha: deu baixa em Recife para atuar na Controladoria-Geral da União.

MINISTRO FOLIÃO

Garibaldi Alves Filho (Previdência), que ontem fez 66 anos, entrou de férias. Com o jeitão descontraído, avisou: “Quero curtir o carnaval”.

ESPERTEZA

O Planalto articulou o encontro nacional de prefeitos nas férias parlamentares para evitar pressão pela derrubada do veto ao projeto dos royalties do petróleo. E ainda dizem que Dilma não é do ramo...

BRAÇOS CRUZADOS

Os 167 votos de Julio Delgado (PSB-MG), na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, mostrou que sua competitividade foi minada pela falta de apoio de aliados como o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do seu partido.

SUSPEITA

Coordenador da campanha de Rose de Freitas (PMDB-ES) à Câmara, o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) é apontado como suposto responsável pela distribuição de um dossiê contra Henrique Alves.

RUIM DE MIRA

Ao perceber que seria apeado da liderança do PSDB, o senador Alvaro Dias (PR) tentou garantir a “liderança da minoria”, mas a perdeu ao apoiar Pedro Taques (PDT-MT) contra Renan Calheiros. O líder será Mário Couto (PA), único tucano que se recusou a votar em Taques.

O LÍDER ESTAVA CERTO

Vilson Covatti (PP-RS) soltou os cachorros contra a exigência do líder do partido, Arthur Lira (AL), para retirar sua candidatura a segundo-secretário da Câmara em favor de Simão Sessim (RJ), que foi eleito.

EFEITO BORBOLETA

A governadora potiguar Rosalba Ciarlini reedita o “efeito Micarla”, a ex-prefeita de Natal que bateu o recorde de rejeição. E cresce o cacife do vice-governador Robinson Faria, que rompeu com ela há anos.

VEXAME NACIONAL

Após o Brasil adiar semana passada, em cima da hora, conferência da ONU para tratar de combate à desertificação e à seca, o evento foi marcado para acontecer em abril, em Bonn, na Alemanha.

MÂÂÂÂNTEGA!

Existem vários tipos de ordens: ordem unida, muitos pedem a palavra “pela ordem”, outros prestam o “exame da Ordem” e há ainda a ordem verbal. Mas no Planalto surgiu um novo tipo: a ordem grital.

CANSEI

O deputado Tiririca (PR-SP) afirmou a esta coluna que, decepcionado, vai deixar a política. A recíproca com os eleitores parece verdadeira.


PODER SEM PUDOR

INCORRIGÍVEL ABSTÊMIO

Corria célere a sucessão em Minas para escolher o substituto do governador Olegário Maciel, que morrera afogado numa banheira do Palácio da Liberdade. Eram candidatos Virgílio de Melo Franco, Gustavo Capanema e Antônio Carlos, mas certo dia Getúlio chamou um modesto dentista do interior de Minas, Benedito Valladares, e o convidou para o cargo, recomendando-lhe completo sigilo sobre o convite. Mas ao chegar em casa, ele segredou à sua mulher:

- Getúlio convidou-me hoje para ser o governador de Minas.

E d. Odete, cética:

- Mas, Benedito, você não havia me prometido nunca mais beber?

Nenhum comentário: