domingo, fevereiro 17, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O instrumento é o juro”
Ministro Guido Mantega (Fazenda) negando uso do dólar para controlar a inflação


ESCÂNDALO ENVOLVENDO MINISTRO AINDA É MISTÉRIO

Um anos após a denúncia de graves irregularidades, o Tribunal de Contas da União ainda aguarda que a Polícia Federal conclua investigação do escândalo do milionário projeto Jampa Digital, sistema de internet gratuita, sem fio, para toda a cidade de João Pessoa, inaugurado pelo ministro paraibano Aguinaldo Ribeiro (Cidades), em 2010. Sob suspeita de superfaturamento, o projeto previa também que a cidade seria monitorada por câmeras e escolas informatizadas.

COMISSÃO

O projeto Jampa Digital foi confiado à empresa Ideia Digital Sistemas, cujo representante admitiu pagar “de 5% a 10%” a quem a contratava.

ALÔ, GALERA

Aguinaldo Ribeiro era secretário de Ciência e Tecnologia quando anunciou “internet de graça pra toda a galera de João Pessoa”.

FANTÁSTICO

O escândalo e as suspeitas de superfaturamento foram revelados há quase um ano, em março de 2012, no programa Fantástico, da Globo.

FUI

O ministro Aguinaldo Ribeiro não foi encontrado. Sua assessoria diz que ele está em ferias até sexta (22), e não pode ser contatado.

EM TORONTO, ITAMARATY FEZ DO ASSÉDIO UMA PIZZA

O embaixador Américo Fontenelle se livrou em 2007 da acusação de insultar e humilhar subordinados, como a que responde hoje em Sidney (Austrália). Era cônsul-geral do Brasil em Toronto (Canadá) e, apesar da gravidade da denúncia e da contundência dos testemunhos, o corregedor do Itamaraty arquivou a sindicância. Ainda foi premiado com o posto em Sidney, onde é novamente acusado de assédio moral.

SOB PROTEÇÃO

Américo Fontenelle teria se livrar da sindicância de Toronto por suas ligações ao ex-ministro José Dirceu, a quem assessorou na Casa Civil.

PIZZARIA PATRIOTA

No Itamaraty, poucos apostam que resulte em punição as investigações instauradas contra Fontenelle e seu adjunto, Cezar Cidade, em Sidney.

GRACINHAS

O site da revista americana Forbes chama a Petrobras de “patinho feio” das petroleiras, mas não aponta quem é a “patinha feia” da empresa.

PTB COM EDUARDO

Réu condenado no mensalão, o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, acompanha com entusiasmo a consolidação da candidatura a presidente do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Ele tem mágoas do PSDB e não suporta o PT, daí...

PERSONA NON GRATA

O artigo 9 da Convenção de Viena prevê a declaração de persona non grata do embaixador que se meter em questões soberanas, como foi o caso do venezuelano Maximilien Arveláiz. Ninguém se mexe?

CONTRA CORRUPÇÃO

Diretora da Escola de Formação dos Magistrados, a ministra Eliana Calmon (STJ) assinará acordo de cooperação com o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Conselho Nacional de Justiça, para preparar juízes a combater e julgar com mais rapidez crimes de corrupção.

PAUTA COMUM

Os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) articulam para votar, logo após serem instaladas as comissões, o projeto que reformula a tributação sobre royalties da mineração.

CONSOLIDAÇÃO

A carteira política do senador Valdir Raupp (RO), presidente interino do PMDB, cresceu de significado: consolidou o posto de ligação mais estreita da cúpula do partido com o vice-presidente Michel Temer.

ROSE PERDE ESPAÇO

Isolada após disputar com Henrique Alves (PMDB-RN), a deputada Rose de Freitas (ES) não vai apitar mais nada na Câmara. No PMDB, a avaliação é que ela se queimou ao enfrentar Henrique, que a ajudou a alcançar a vice-presidência da Casa. Rose poderá deixar o partido.

MAL A PIOR

Militares de cidades onde não há hospital do Exército comemoram: o plano de saúde da Força encaminha aos melhores especialistas. Os outros colegas aguardam na fila de espera para serem atendidos.

NÃO É MOLE

Presidente do PEN, Adilson Barroso, não vê chance de a ex-senadora Marina Silva conseguir montar seu partido a tempo de disputar a Presidência em 2014: “Eu demorei cinco anos”.

MÃO DE DEUS

A Nasa informa: a ciência ainda não descobriu como desviar meteoritos para regiões com grande concentração de políticos corruptos.


PODER SEM PUDOR

A DONA DA VOZ

Interventor em Minas, Benedito Valadares era apaixonado pela voz melodiosa de uma locutora de Belo Horizonte, como lembra o escritor Petrônio Souza. Mas se a voz era bonita, a moça era feia de dar dó. Como a paixão é cega, os assessores de Valadares resolveram promover um encontro da locutora com o fã ilustre. Foi um desastre: ao ser apresentado à moça, no Lacmè, antigo "point" político e cultural da cidade, a paixão de Valadares parece ter entrado em estado de choque. Ele apenas balbuciou:

- É este fantasma que tem aquela voz maravilhosa?

A pobre locutora morreu com raiva do fã que preferia não tê-la conhecido.

Nenhum comentário: