domingo, fevereiro 17, 2013

ABEMUS PAPAM - AGAMENON

O GLOBO - 17/02

Mesmo não sendo ovo, “geral” continua chocada com a renúncia do Papa Bento XVI cm. Numa encíclica (atenção: encíclica não é a bicicleta do Papa), o Zero Um do Vaticano pediu pra sair. Velho, combalido e provecto, Adolf Ratinzger admitiu que está idoso demais e que, de agora em diante,vai apresentar o programa Altas Horas no lugar do Serginho Groisman.No entanto, muitos teólogos da GloboNews afirmam que Bento XVI vai exercer um novo cargo: o de Renúncio Apostólico.

Quem assistiu o meu filme, As Aventuras de Agamenon, o Repórter, sabe que eu fui o único brasileiro a testemunhar a eleição do ex -Papa João Paulo II. Num embate singular e mortal naquela UFC da Igreja Católica, o carismático e musculoso Karol Wojtila, o Demônio da Cracóvia, derrotou o seu principal adversário, o Cardeal Lambretta, Arcebispo da Lombardia (e como ardia...). Como digo aqui há muito tempo: esse papa alemão não pegou! Até mesmo em Aparecida do Norte, os bonequinhos mais vendidos são os de João Paulo II, do Hulk e do Homem Aranha.
E eu já estou no Vaticano, a Cidade de Deus pacificada pelas UPPs (Unidades de Polícia Papal), para acompanhar o Conclave que vai eleger o próximo Papa. Como todos sabem, é proibida a entrada de qualquer ser humano nos recintos reservados para a eleição. Por isso mesmo, comprei uma fantasia de Noviça Rebelde nas Casa Turuna e vou dar um jeito de servir as refeições na Ceia dos Cardeais onde posso acompanhar na maior encolha os momentos decisivos desta misteriosa eleição indireta.

Os cardeais são homens de idade avantajada e estômagos sensíveis: cada um segue uma dieta rigorosa e customizada. O arcebispo de Boston só come criancinha. Já o Arcebispo de São Paulo detesta Lula e outros furtos do mar. Os gulosos cardeais italianos, como sempre, exigem que o Conclave acabe em pizza. Por precaução, a Cúria Romana proibiu que seja servido qualquer prato à base de pombo.
Durante a eleição do Papa, a Capela Sistina vai se transformar numa espécie de enorme sauna-gay. Os cardeais ficam trancados suando em bicas até escolher o novo Suco Pontífice, quer dizer, Sumo Pontífice. De acordo com a liturgia, a cada rodada o Camerlengo acende o Charo Sagrado que rola na paulista. Se a fumaça for preta, significa que o escolhido ainda não bateu. Agora, se a fumaça for branca significa que o Papa é do bom.

A Igreja Católica, que sempre foi a campeã da Copa das Religiões, está por baixo e hoje em dia, por conta do crescimento dos evangélicos e muçulmanos, pode cair pra Segunda Divisão assim como o Palmeiras. E mesmo que o Papa esteja no Tweeter, cada vez perde mais seguidores. Na minha opinião, o Vaticano deveria mudar sua estratégia: em vez de querer conquistar mais fiéis, deveria correr atrás dos infiéis que são em número muito superior.
Agora se a Igreja quer mesmo agradar às classes C e D, tinha mais era que eleger o Silas Malafaia como novo Papa mesmo porque, em matéria de conservadorismo obscurantista, o midiático pastor evangélico e a Cúria Romana praticamente adotam as mesmas posições sexuais.

Mas mesmo no meio (e bota no meio disso) desta confusão eclesiástica, o Vaticano confirmou a realização da Jorrada, quer dizer, Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os sacerdotes da Igreja Pedófila Apostólica Romana estão alvoroçados com a reunião de milhões de jovens impúberes depilados onde podem ser reveladas novas vocações. Vocações para a pedofilia ou para o teatro infantil. Os tempos mudaram... hoje em dia ninguém mais quer ser padre. Nem ser padre e, muito menos, mulher do padre. É muito melhor ser mulher de pastor que ganha muito mais.
Muitos especulam o que vai acontecer com Adolf XVI agora que ele vai se aposentar. Será que ele virar uma espécie de Lula católico que, mesmo depois de ter saído do cargo, continua se metendo na Igreja? Ou será que ele vai entregar o anel papal (com trocadilho, por favor) e cair na farra? Segundo meu colega Anselmo Góes, Bento XVI já pediu 15 convites pro Camarote da Brahma e confirmou onipresença no Desfile das Campeões.

Vaidoso e de gosto refinado, o atual ex- Papa só usava roupas de grife e chegou mesmo a contratar seu conterrâneo, o estilista Karl Lagerfeld, para desenhar suas fantasias.


Agamenon Mendes Pedreira gosta de freqüentar a Cúria Episcopal (com trocadilho, por favor)

Nenhum comentário: