terça-feira, janeiro 29, 2013

Mulherengo - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 29/01

O ex-deputado Genival Tourinho, 79 anos, conta em seu livro “Baioneta falada calada” que, certa vez, Jango, então ministro do Trabalho, recebeu, com discrição, três mulheres, ao mesmo tempo, em seu quarto no Hotel Debret, no Rio.
Danadinho.

Deputado Abreu
O ator José de Abreu, 66 anos, vai, finalmente, filiar-se ao PT. Deve ser candidato a deputado federal em 2014.

Quixote nas trevas
Dilma vai homenagear, amanhã, o embaixador Sousa Dantas (1876-1954) e a funcionária do Itamaraty Aracy Moebius Guimarães Rosa (1908-2011), que, na Segunda Guerra, salvaram a vida de muitos judeus na Europa. O evento conta com professores da USP. Mas se esqueceram de chamar o historiador carioca Fábio Koifman, autor de “Quixote nas trevas” (Record), que mostrou, pela primeira vez, os detalhes e a extensão do trabalho humanitário de Dantas.

Mensalão na ABI
Amanhã, Zé Dirceu vem ao Rio para um debate sobre o mensalão, na ABI.

Quase cinquentão
Romário comemora, hoje, 47 anos, com a família — a mãe, Lita, os cinco filhos, ex-mulheres e ex-sogras — e alguns amigos.
Que seja feliz!

No mais...
Por aqui, não raro, após uma comoção, surge uma autoridade prometendo “uma rigorosa investigação, doa a quem doer”, e, depois que o assunto sai dos jornais, conclui, melancolicamente, “que nada ficou provado”. Tomara que isso não ocorra com a tragédia da boate Kiss.

PERFEITO, PREFEITO DA LAPA
Perfeito Fortuna, 62 anos, embaixador cultural da Lapa, no Rio, vai desfilar, assim, de índio, no carnaval. Com isso, ele pretende chamar a atenção para os problemas do bairro boêmio. No sábado de carnaval, quando começa o Rio Marchinhas, Perfeito vai apresentar dez propostas para o lugar: “Tem que ter uma espécie de UPP na Lapa. Mas não é preciso mais policiais, precisamos de um plano de segurança que use a inteligência. A parte da Rua Joaquim Silva onde morreu o artista plástico Selarón está braba. Espero que as pessoas que apitam na Lapa escutem as ideias.”
Para ele, a Lapa está mudando: “Hoje, há um monte de gente enchendo a cara na rua, os ambulantes ficam cheios, mas as casas, vazias. Quem tem condição de consumir algo mais sofisticado não passa no meio dessa bagunça. Vai se divertir em outro lugar.” Perfeito, Perfeito 

Livro Futebol Clube
Ainda sobre a Copa do Mundo no Brasil, que tem despertado o interesse do mercado de livros. A editora da Universidade Federal Fluminense (UFF) está, desde o ano passado, com um edital aberto para a publicação de livros, em versões impressa e digital, sobre a Copa do Mundo. Mais informações pelo www.editora.uff.br.

El Tigre...
A LivrosdeFutebol.Com busca patrocínio para lançar, ainda este ano, quatro obras: a autobiografia de Arthur Friedenreich, o El Tigre (primeira grande estrela do nosso futebol), uma série de sete livros de crônicas de Mário Filho, um diário sobre a vida de Mané Garrincha em 1962 e o livro “Parada dura”, que fala da trinca de árbitros gays nos anos 1980 no Rio.

Mas...
Quando o futebol dava os primeiros passos no Brasil, os intelectuais viraram as costas. Graciliano Ramos chegou a dizer, em 1921, que o futebol não ia vingar por estas “paragens do cangaço”, por ter vindo do estrangeiro. Já Rui Barbosa chamou, em 1916, os jogadores da seleção brasileira que iam disputar um campeonato na Argentina de “corja de malandros e vagabundos”.

Zona Franca

Uma das principais agências de endomarketing do país, a Zelig Comunicação lança hoje sua fanpage com happy hour para clientes e amigos. 

O deputado Gabriel Chalita informa que não está comprando outro apartamento no Rio. O que ele tem na cidade foi comprado em 2006. 

Fernanda Gentil e Matheus Braga casaram-se, no fim de semana passado.

O médico Maurício Magalhães Costa lança, dia 8, pela editora Eska, em Paris, o Livro “Plus de 100 questions sur vor seins. Seinté e beauté”. 

Raphael Vogler, do Crystal Hair, assina a beleza da campanha da L’Oreal com Isabeli Fontana.

O Midrash, no Leblon, recebe, hoje, às 19h, cerimônia pelo 7º dia da morte de Leon Herzog.

De olho no táxi
A prefeitura do Rio publica, quinta, no DO, uma tabela de preços fixos para os taxistas usarem nas viagens que começarem na Sapucaí, durante os desfiles das escolas. Uma corrida até a Rua República do Peru, em Copacabana, por exemplo, vai custar R$ 31. Até a Av. Ayrton Senna, na Barra, R$ 69.

Meia-entrada é lei
A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar terá que conceder meia-entrada a estudantes e menores de 21 anos em seus bondinhos. A decisão é da 6ª Câmara Cível do Rio e confirma a sentença da primeira instância.

Grande Hotel
Lembra a antiga boate Zodíaco, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca? Pois bem, o imóvel deve ser transformado num hotel de alto luxo, com cerca de 180 unidades, provavelmente administrado com a bandeira americana Trump, de Donald Trump.
À frente do projeto está a Polaris, do incorporador Paulo Figueiredo (neto do ex-presidente Figueiredo).

Morte digna
Sobre o protesto do advogado Gerardo Xavier Santiago, de que o Quinta D’Or entubou seu pai “contra a sua vontade expressa”, a equipe médica do hospital diz que, no momento da avaliação, “o paciente apresentava-se em insuficiência respiratória, sem condições de julgamento, não havendo consenso familiar ou documento oficial relacionado à vontade do mesmo nestas circunstâncias”. E conclui: “Por se tratar de urgência médica, optou-se pela vida.”

Fator Santa Maria
Só ontem o Disque-Denúncia (2253-1177) recebeu 26 telefonemas sobre o perigo de incêndio em estabelecimentos comerciais no Rio.


Nenhum comentário: