terça-feira, janeiro 29, 2013

COMIDA SALGADA - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 29/01

Os alimentos puxaram a alta do Índice de Preços no Varejo da Fecomercio de SP, que subiu 4,02% em 2012. A pesquisa, que será divulgada hoje, a pesquisa comparou 21 grupos de produtos. Só em quatro houve queda de preço. A ida ao mercado ficou em média 9,4% mais salgada no ano passado. O aumento em padarias foi de 13,7%.

PRATO DE AMANHÃ
Os maiores vilões de 2012 foram cereais (feijão, arroz e milho), cujos preços saltaram 35,6%, e tubérculos (batata, inhame), com aumento de 31,6%. O cenário não deve se repetir em 2013, prevê a Fecomercio SP, pois há "menor pressão no preço de commodities agrícolas" e não há previsão de fenômenos climáticos, como El Niño.

HORA DA XEPA
A alta também chegou à feira, cujos preços aumentaram 12,1% em 2012. Verduras encareceram 27,4% e aves, 21,3%. Roupas e calçados subiram 2,1%. Material de construção, móveis e decoração terminaram o ano 4% mais caros. Telefonia, por outro lado, assinalou queda de 12,2%.

LATA NOVA
A boa notícia vem ao volante: combustíveis tiveram queda de 2%, e o preço dos carros recuou 6%. Automóveis usados tiveram decréscimo de 7,4% e novos, de 6,1%. O recuo foi reflexo da isenção de IPI, diz a Fecomercio.

Ó NÓS AQUI
Chegar a 4.000 salas de cinema alternativas no país, como cineclubes, é meta da Secretaria do Audiovisual para 2013. Hoje, há cerca de 1.650, contra 2.515 salas comerciais. O secretário Leopoldo Nunes quer aprimorar a contagem de público fora do "circuitão".

"Um filme que teve cem bilhetes vendidos pode ter 4 milhões de espectadores no circuito não comercial", diz.

EU, ROBÔ
Um brasileiro presidirá pela primeira vez a IEEE, maior associação de engenheiros eletricistas e eletrônicos do mundo, cofundada por Thomas Edison em 1884. O professor José Roberto Boisson de Marca, da PUC-RJ, assume o mandato em 2014.

ISABELI FATAL
Isabeli Fontana, 29, posou em Florianópolis para a "VIP". "Gosto de inventar outros tipos de mulher. É como se estivesse atuando", diz à revista. Com 15 anos de carreira, a top deseja, agora, ter mais tempo para si e para os dois filhos. "Sou uma pessoa simples, mas vivo uma vida de luxo. Cada vez o que mais gosto é andar na praia e fazer coisas normais."

COISA DE GIBI
O espetáculo "Mônica Mundi" estreou no fim de semana no teatro Bradesco. A apresentadora Patricia Maldonado levou as filhas Maitê, 1, e Nina, 2, para ver o musical da Turma da Mônica. A designer Celi Rubin levou Nina, 4, e a relações-públicas Andrea Akierman foi com Anne, 7.

SP EM QUADRO
Luciana Mesquita foi à galeria Smith para a abertura da mostra "SP: Visões da Metrópole", em que artistas como Paulo von Poser homenageiam a cidade.

AO INFINITO E ALÉM
O astronauta Buzz Aldrin, 83, será homenageado hoje com coquetel oferecido pelo empresário Mario Garnero, seu amigo há alguns anos. O evento acontece na casa de Álvaro Garnero e Cristiana Arcangeli, no Jardim Europa. Aldrin, segundo homem a pisar na Lua, está em SP para participar da Campus Party.

JUÍZO
Agatha de Paula, 19, filha do secretário da Igualdade Racial de SP, Netinho, trocou o pagode pela Justiça -quer ser juíza. Ela largou a banda Os de Paula, em que se apresentava com os irmãos, para começar neste semestre a faculdade de direito (não sabe se na Faap ou na UFM).

O pai diz: "Ela falava que não tinha paciência para ficar abraçando todo mundo suado após o show". Agatha ri: "Não sou muito sociável".

TÊNIS DE PÉ
E São Paulo ganhou no fim de semana sua primeira quadra de padbol, no clube Ipê. A modalidade, disputada em duplas, mistura squash e futevôlei. Recém-criada, a Confederação Brasileira de Padbol quer difundir o jogo no país. Em SP, a ideia é popularizá-lo em escolas, parques e unidades do Sesc.

AO SOM DO VIOLINO
Radicado em São Paulo, o violoncelista grego Dimos Goudaroulis concebeu espetáculo em que interpreta seis suítes de Bach acompanhado de bailarinos, como Ana Botafogo, Luiz Arrieta e Ismael Ivo. Deborah Colker assina uma das coreografias. Dirigida por Sérgio Ignácio, a produção chegará ao palco ainda neste semestre.

CURTO-CIRCUITO
O restaurante Obá, nos Jardins, serve hoje cardápio do Festival de Iemanjá.

Kiko Zambianchi se apresenta hoje no bar Dezoito, no Itaim Bibi.

O CineMaterna, para mães com bebês de até 18 meses, exibe "De Pernas pro Ar 2", no UCI Santana.

O projeto "Cortinas Abertas", do Jardim Ipê, representará SP no prêmio Anu, da Cufa. Em fevereiro, no Theatro Municipal do Rio.

Nenhum comentário: