terça-feira, janeiro 29, 2013

Hora do varejo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29/01


Pressionada por Lula e aliados, Dilma Rousseff fará concessões em sua restrita agenda para o chamado "baixo clero" político, inaugurando novo ciclo do mandato. A presidente, que recebe prefeitos desde a semana passada no Planalto e já programou périplo pelo Nordeste, tratará de acolher também os pleitos do PT nos Estados decisivos para seu projeto de reeleição em 2014. Amanhã, recebe quatro petistas da Grande São Paulo, liderados por Luiz Marinho (São Bernardo).

Em todas Marinho, que esteve com Dilma há uma semana, levará a tiracolo os colegas Carlos Alberto Grana (Santo André), Donisete Braga (Mauá) e Carlinhos Almeida (São José dos Campos).

Vai ter bolo Além dos prefeitos, Dilma Rousseff marcou para hoje um jantar com Sérgio Cabral (PMDB), em Brasília. O governador do Rio fez 50 anos anteontem.

Ideia fixa Amanhã será a vez de a presidente receber, pela segunda vez desde dezembro, Franklin Martins. Dirigentes do PT dizem que o ex-ministro de Lula discutirá com Dilma um novo estudo sobre regulação da mídia, pauta antiga do partido.

Reduto Gleisi Hoffmann (Casa Civil) recebe hoje a associação de municípios da Região Metropolitana de Curitiba, entidade na qual levou a melhor em acirrada disputa com Beto Richa (PSDB). O petista Luizão Goulart (São José dos Pinhais) derrotou o candidato do governador.

Linha... Ao determinar que Alexandre Padilha (Saúde) ficasse em Santa Maria (RS) para acompanhar o rescaldo do incêndio que matou mais de 230 pessoas, Dilma encarregou o ministro do contato com hospitais públicos e privados para garantir a transferência de feridos.

...de frente Para integrantes do Planalto, esta é "grande crise'' da gestão do ministro, potencial candidato ao governo de São Paulo.

Viva-voz Em telefonema de despedida a Antonio Patriota (Relações Exteriores), Hillary Clinton elogiou a relação Brasil-EUA em sua gestão como secretária de Estado. A proximidade entre eles é bem vista pelo governo, devido à perspectiva de que a ex-primeira-dama dispute a sucessão de Barack Obama.

Biodiversidade Patriota crê que manterá bom diálogo também com John Kerry, sucessor de Hillary. O ministro, que conheceu o senador democrata em cúpulas internacionais de meio ambiente, projeta ação integrada na agenda da sustentabilidade.

É pra já Rondônia, Rio Grande do Norte e Bahia serão os primeiros diretórios estaduais do PSD a confirmar apoio à reeleição de Dilma Rousseff em 2014. A oficialização ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro, período que coincide com o início da minirreforma ministerial.

Isca Para atrair filiados para a nova legenda, aliados de Marina Silva acenam com a sucessão nos Estados. Entre os que resistem a trocar de partido, mas sonham com candidatura majoritária, estão José Reguffe (PDT-DF) e Ricardo Trípoli (PSDB-SP).

Nem aí Será amanhã a reestreia de José Genoino como deputado federal. O ex-presidente do PT, condenado pelo Supremo Tribunal Federal no mensalão, participará de reunião da bancada, em Brasília.

Reta final A comissão de sindicância da Advocacia-Geral da União entregou ontem ao corregedor Ademar Veiga o relatório final da apuração sobre os citados na Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Com as conclusões será aberto Processo Administrativo Disciplinar contra os acusados, entre eles José Weber Holanda.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
Invasores não mancharão minha reputação como construtor de moradias populares. Fiz 300 mil como prefeito e governador.
DO DEPUTADO PAULO MALUF (PP), sobre o Movimento dos Sem-Teto invadir áreas em protesto contra a política habitacional de seu partido em São Paulo.

contraponto


Como eu vi na TV


Filho caçula de Eduardo Campos, José, de 8 anos, faz sucesso nas rodas de conversas do pai com suas façanhas. Recentemente, tentando convencer o governador de Pernambuco a liberá-lo de um castigo para ir jogar futebol com os colegas da escola, o menino conseguiu uma promessa de que o assunto seria reavaliado.

-Se sua mãe concordar, eu deixo -, disse o pai.

-Vai ser um tipo de julgamento? -, perguntou José.

Cauteloso, o governador anuiu. O menino replicou:

-Então já sei! A mamãe vai ser o Lewandowski e o senhor o Joaquim Barbosa!


Nenhum comentário: