segunda-feira, dezembro 10, 2012

Sob o mesmo teto - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 10/12


Diante do impasse entre a necessidade de abrigar o PP no governo e a pressão de setores do PT pela Secretaria de Habitação, Fernando Haddad pode adotar solução salomônica: o partido de Paulo Maluf ficaria no comando, mas dividindo o terreno com um petista à frente da HABI -o "coração" da pasta, responsável por definir os projetos prioritários. O nome para a superintendência teria aval dos movimentos populares de moradia.

Cavalo... O nome para a Secretaria de Habitação foi levado a Haddad pelo ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), mas passou antes por Jesse Ribeiro, secretário-geral do PP e homem da extrema confiança de Maluf.

... de Troia O ministro levou três nomes ao prefeito, mas um foi descartado de cara. O cuidado foi conferir caráter "técnico'' à indicação.

Quarteto... Na reunião que fez com 16 dos 22 secretários já nomeados, na sexta, Haddad frisou a importância que dará às secretarias-meio, o núcleo duro ligado a ele composto por Finanças, Planejamento, Governo e Negócios Jurídicos.

... Fantástico Para deixar claro quem manda, o prefeito eleito disse que os secretários dessas quatro pastas integrarão uma junta orçamentária, responsável por acompanhar os investimentos e gastos de todas as demais áreas da administração.

Blitz 1 Ex-comandante da Rota, o vereador eleito Paulo Telhada (PSDB) tem se queixado a seus futuros colegas da falta de segurança no prédio da Câmara paulistana. Ele defende regras para restringir o acesso do público à Casa. Hoje, não há qualquer exigência de identificação para quem circula por lá.

Blitz 2 Além de Telhada, outros dois coronéis devem ocupar assentos na futura legislatura: Conte Lopes (PTB) e Álvaro Camilo (PSD). Hoje, policiais cuidam apenas da segurança externa do Legislativo. No prédio circulam apenas guardas civis.

Em casa Geraldo Alckmin (PSDB)articula a candidatura de Samuel Moreira, líder governista na Assembleia, para a presidência da Casa no biênio 2013-14.

Arma secreta Diante da confissão de Dilma Rousseff no programa "Esquenta", da Rede Globo, de que o neto Gabriel é o único que diz "não" à vovó-presidente, um ministro brinca: "Vamos convocar o pequeno para a próxima reunião ministerial''.

Boletim... Desde sexta-feira o governo brasileiro tinha informações de que a saúde de Hugo Chávez era delicada e que ele poderia voltar a Cuba para retomar tratamento contra o câncer.

...médico Por isso, o presidente venezuelano e seu vice, Nicolas Maduro, se ausentaram da reunião do Mercosul. Dilma avisou a presidente argentina Cristina Kirchner da situação durante reunião no Palácio do Alvorada.

Impostômetro Acolhendo pleito do neoaliado PSD, Dilma sancionou, antes de viajar para a Europa, projeto aprovado em novembro que obriga a divulgação, nas notas fiscais, dos tributos pagos pelos contribuintes na compra de produtos e serviços. A decisão será publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União".

Vip Dilma vetou dois artigos, referentes à discriminação do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. O Planalto comunicou a sanção no sábado ao líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP). O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, defende o projeto desde os anos 80.

tiroteio

O PT perdeu de vez a compostura: quer obrigar seus filiados a pagarem mensalinho para arcar com os custos do mensalão.

DO DEPUTADO RODRIGO MAIA (DEM-RJ), sobre o partido promover uma ''vaquinha'' interna para ajudar a pagar as multas dos condenados pelo STF.

Contraponto

Anti-grampo

A ministra Eleonora Menicucci (Mulheres) conversava com o colega José Eduardo Cardozo a respeito da coletânea de três volumes sobre Rosa Luxemburgo, com que presenteou a presidente Dilma Rousseff. Diante do interesse do ministro, Eleonora prometeu procurar os livros para lhe dar. Após comprar a coleção, telefonou para ele:

-Estou aqui com seus livros. Como entrego para você?

Como a palavra "livro'' era usada por integrantes da quadrilha investigada na Operação Porto Seguro para designar dinheiro, Cardozo brincou ao telefone:

-Atenção, Abin: livro aqui é livro mesmo!


Nenhum comentário: