sexta-feira, dezembro 21, 2012

Pelo fim dos pitbulls - DAVID COIMBRA

ZERO HORA - 21/12


Não sou a favor da eliminação dos pitbulls. Sou a favor da sua extinção.

Ontem mesmo, uma menina de dois anos de idade foi estraçalhada por um desses cães, em Santa Maria. Está em estado grave no hospital. O animal era de propriedade da família e, pouco antes do ataque, brincava com a criança no pátio da casa.

É óbvio que os pais da menina dirão que o cachorro sempre havia sido de uma mansidão de ovelha, até o inexplicável episódio de ontem. É óbvio, também, que os defensores de pitbulls dirão que os animais não têm culpa pelo que fazem. Estão certos, todos. O problema é que um pitbull não precisa ter histórico de agressividade; ele só precisa ser agressivo um único dia, numa única fração de hora, para acarretar uma tragédia. Uma só vez o cão se torna feroz, e uma pessoa jaz morta ou mutilada. É o que basta.

Defensores de pitbulls alegam que seres humanos matam, estupram e agridem. Outra verdade. Pior: ao contrário dos pitbulls, os seres humanos são culpados, sim, pelo que fazem. Eles têm consciência dos seus atos. E por isso são punidos pela lei, quando erram. Um ser humano que estupra, mata ou agride outro ser humano, ou mesmo um animal, será preso, ou multado, ou sofrerá algum outro castigo.

Cães não devem sofrer castigos. Eles não sabem o que fazem. Leões, tigres, crocodilos e elefantes são, como os cães, inimputáveis. Não devem ser castigados por seres humanos. Mas os seres humanos não devem conviver com leões, tigres, elefantes e crocodilos, porque esses animais são feras, são imprevisíveis, são naturalmente agressivos e, por qualquer motivo, podem atacar um ser humano, machucá-lo ou matá-lo.

Pitbulls são como leões ou tigres. São feras. E, como feras, devem ser mantidos afastados dos seres humanos, para o bem deles e dos seres humanos. A cidade não é lugar para feras. Você não pode criar uma onça em casa, porque põe em risco a segurança das outras pessoas. Criar um pitbull em casa deveria ser igualmente proibido. Mas os pitbulls não deveriam ser mortos; deveriam ser esterilizados, para que se extinguissem de forma lenta e indolor.

Leões e tigres, feras como pitbulls, não devem ser extintos como devem ser os pitbulls. Por um motivo: o cão é um subproduto da civilização. Todos os cães, inclusive o poodle com rabo de pompom, são descendentes dos lobos. Foram domesticados. Submeteram-se ao convívio com os seres humanos. Com algumas raças de cães esse processo fracassou. Pitbulls, não raro, voltam a ser lobos. Como os lobos, têm de ser apartados do convívio com seres humanos. O mais rápido possível. Em nome das criancinhas de dois anos de idade, que, aliás, são tão inocentes quanto os pitbulls.

Nenhum comentário: