sexta-feira, dezembro 21, 2012

Mais um ano perdido - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 21/12

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), fez silêncio sobre a reforma política ao avaliar o ano do Legislativo. Maia instituiu uma comissão especial para tratar do assunto, que não produziu uma proposta para ser aprovada pela maioria. Sequer levou adiante suas propostas alternativas de enfrentar o tema: a convocação de um plebiscito ou de uma Constituinte exclusiva.

O inusitado e o precedente
A presidente Dilma não aceita terminar o ano sem aprovar o Orçamento para 2013. E pressiona o Congresso para que ele seja votado. Para atendê-la, os líderes aliados trabalham uma saída inusitada: a da Comissão Representativa do Congresso, que funciona no recesso, aprovar o Orçamento da União. Um líder governista argumentou que o relator do Orçamento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), conseguiu um milagre, "aprovar o relatório sem contestação", e que, diante disso, essa alternativa poderia se concretizar. Mas, para isso, a oposição teria que concordar com a abertura de um precedente, já que isso nunca ocorreu na História do Congresso.

“Passaram com um rolo de pizza em cima de mim. A aliança Cachoeira-Perillo-Delta prevaleceu”
Odair Cunha
Deputado (PT-MG) e relator da CPI do Cachoeira

É dengo, é dengo, é dengo...
O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), diz que a oposição não faz nenhuma campanha contra o ex-presidente Lula: "Só o que pedimos é que os fatos, investigados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, sejam totalmente esclarecidos. Nós vivemos de coisas reais".

Confidência
Na reunião com os familiares de mortos e desaparecidos políticos, realizada ontem na Secretaria de Direitos Humanos, o ministro Celso Amorim (Defesa) lembrou que era embaixador do Brasil em Londres, na década de 70, quando foi noticiada a morte de Maurício Grabois, militante do PCdoB. "Senti vergonha", disse Amorim.

Quero mais. Quero o meu
O atual procurador da Câmara, Nelson Marchezelli (SP), bateu pé. Depois de dois anos no cargo, queria continuar na função. Não levou. O PTB vai ficar com a Ouvidoria. A tendência dos trabalhistas é passar a tarefa para Marchezelli.

Agora vai?
Em reunião na noite de terça-feira, Lindbergh Farias (PT-RJ) chegou atrasado e Anthony Garotinho (PR-RJ) ofereceu sua cadeira: "Sente aqui, governador". E continuou: "Bobo do Cabral se não apoiar Lindbergh". Ele deu a entender que, nesse caso, não seria candidato. Na eleição para a prefeitura do Rio, Garotinho apoiou Rodrigo Maia (DEM-RJ), que obteve 2,94% dos votos.

Fala a vice-presidente da Câmara...
Rose de Freitas (PMDB-ES) diz: "Não houve ligação da ministra Ideli Salvatti com o intuito de "derrubar" a sessão do Congresso"; e que ela foi encerrada "após os líderes chegarem ao consenso de que seria inviável a votação de todos os vetos".

Truculência
Para evitar que seus gastos sejam investigados, o senador Magno Malta (PR-ES) está pedindo que a Polícia Federal investigue jornalistas e que o Senado suspenda a credencial de trabalho de repórteres que investigam a sua atuação.

RECONDUZIDO. O deputado Jovair Arantes (GO) foi mantido na liderança do PTB. Ele derrotou por 12 votos contra seis o deputado Silvio Costa (PE). 

Nenhum comentário: