quinta-feira, dezembro 06, 2012

Cada um na sua - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 06/12


Ao instalar vereadores do PV, PSB e PTB no seu secretariado, Fernando Haddad busca sobretudo implodir o bloco recém-formado por Gilberto Kassab na Câmara, diminuindo o espaço de articulação do prefeito após o término de seu mandato. É o segundo movimento político do petista contra Kassab, que apoiou José Serra, mas faz célere aproximação com o PT. Respaldado pelos tucanos, Haddad já havia isolado o PSD para emplacar um petista na presidência do Legislativo.

Veja bem Kassabistas tentam relativizar o "grito de independência" de Haddad alegando que as escolhas de Roberto Trípoli (Verde), Eliseu Gabriel (Desenvolvimento Econômico) e Celso Jatene (Esportes) contaram com a anuência do prefeito.

Lá e cá Verdes, socialistas e petebistas também estão na base de Geraldo Alckmin e compõem o primeiro escalão do governo paulista, objeto do desejo do PT para 2014.

Alta tensão 1 Aécio Neves telefonou para Alckmin. Queria combinar reação conjunta à tentativa do Planalto de culpar os tucanos pelo eventual fracasso na redução de tarifas de energia elétrica.

Alta tensão 2 Do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), sobre a conduta do colega mineiro no caso: "Aécio precisa se decidir se é candidato à Presidência da República ou ao conselho de administração da Cemig. Na dúvida entre defender os acionistas e o povo, ele parece ter ficado com a primeira opção".

Corrente A briga de Dilma Rousseff com os tucanos traz dividendos para o PMDB. Paulo Skaf, pré-candidato a governador, abraçou a causa da presidente e usará a resistência do PSDB ao plano de redução de tarifa para antecipar o embate com Alckmin.

Vip Luís Henrique (PMDB-SC) foi o único senador convidado a integrar a comitiva de Dilma na viagem à Rússia, a partir de domingo. O catarinense é o mais cotado para assumir a candidatura alternativa à de Renan Calheiros (AL) à presidência da Casa.

Barreira Ante o impasse sobre a reforma política na Câmara, o PC do B critica a proposta do fim das coligações proporcionais, que fortaleceria PT, PMDB e PSDB.

Gabinete... Calado sobre a Operação Porto Seguro, Lula mantém linha direta com ministros que acompanham a crise. O ex-presidente analisou com um auxiliar de Dilma o desempenho da base aliada durante o depoimento de José Eduardo Cardozo (Justiça) à Câmara.

... paralelo Interlocutores do Planalto relatam queixa de que o ministro não foi "bem amparado" por petistas, em especial pelo líder governista, Arlindo Chinaglia, e José Guimarães (CE), futuro líder da bancada.

Agora sim Após a avaliação, a audiência de Luís Inácio Adams (AGU) no Senado foi dominada pela tropa de choque do governo, além de equipes de três ministérios.

Media training Antes da sabatina, Adams se reuniu anteontem à noite na SRI com os ministros Ideli Salvatti e Aloizio Mercadante (Educação), além de Cardozo.

Metáforas Cardozo e Adams não seguraram a gargalhada diante da observação do senador Pedro Taques (PDT-MT) sobre o Rosegate: "Esse caso está parecendo o Kama Sutra; cada um tem uma posição diferente".

Emergência Aviso afixado ontem na sede do Gabinete da Presidência em São Paulo, antigo local de trabalho de Rosemary Noronha: "Estamos realizando exercício de abandono deste prédio". A ordem era para o BB, que funciona no edifício.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O governo federal quer fazer cortesia com o chapéu alheio. Não podemos tirar dinheiro da saúde, segurança e educação."

DO SECRETÁRIO PAULISTA DE ENERGIA, JOSÉ ANÍBAL, sobre as razões que levaram o Estado a rejeitar as condições para a renovação das concessões.

contraponto

Daqui ninguém me tira

Reunida para tentar audiência com Ideli Salvatti (Relações Institucionais), a bancada do Distrito Federal no Congresso foi recebida após uma hora de espera. Já na sala da ministra, para tratar de emendas, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) sugeriu aos colegas:

-Agora que entramos, não vamos sair até que nossas emendas sejam liberadas!

O deputado federal Luiz Pittman (PMDB-DF) interveio, em tom de brincadeira:

-É isso aí mesmo, senador! A ordem é ocupar e resistir! Vamos fazer greve no Planalto!

Nenhum comentário: