quarta-feira, novembro 21, 2012

Venceu a pressão - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/11


O relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), cedeu às pressões do PT e indiciará o jornalista Policarpo Júnior, da "Veja", no documento que apresenta hoje. Os petistas queriam também o indiciamento do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Mas neste caso, Odair optou por encaminhar ao Conselho Nacional do Ministério Público pedido de investigação.

As penas dos deputados
O STF deve decidir hoje as penas dos deputados e dirigentes de partidos condenados no esquema do mensalão. Dos que receberam dinheiro do valerioduto, a pena mais alta tende a ficar com Pedro Corrêa (PP), beirando oito anos, ou seja, poderá pegar regime fechado. O secretário-geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto, virá logo em seguida, com pena em torno de sete anos. O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, vai ficar com pena entre cinco e seis anos, sem considerar atenuante por ele delatar o esquema. Pelo padrão de votos dos ministros, a situação do petista João Paulo Cunha é complicada, e sua pena deve superar oito anos de prisão.

“O jogo muda (em 2018). Não tem mais reeleição da presidente Dilma e zera tudo. O PMDB pode ter o PT como vice"
Valdir Raupp
Presidente nacional do PMDB

Vem aí mais uma janela
O PSD de Gilberto Kassab praticamente acertou a fusão com o nanico PSL. Negocia também com o PTN. Se fechar, os políticos com mandato ganham uma janela para troca-troca sem ter que deixar o cargo no partido pelo qual se elegeram.

Em fim de carreira
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu evangélicos ontem para tratar do novo Código Penal. Ao ser indagado sobre o prazo de tramitação e se será votado ainda em seu mandato, Sarney respondeu: "Não estou mais em idade para assumir qualquer paternidade". E completou: "Não concorro a mais nada."

Só pensa nisso
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) passou o feriado na Espanha. Ficou sabendo que a comitiva presidencial estava por lá e se encontrou com a presidente Dilma para falar de sua eleição a presidente da Câmara.

Lista de desejos
Senadores de PR, PTB e PSC se reúnem com a presidente Dilma hoje. Pedirão para entrar na reforma ministerial e querem nada menos do que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio para o senador Blairo Maggi, desalojando, assim, o petista Fernando Pimentel. O argumento: são 16 senadores e ganharão mais dois com a entrada do PSD no bloco.

Aos pés de Cristo
O Ministério do Turismo destinará R$ 1,5 milhão para obras de melhorias no Cristo Redentor, a pedido do arcebispo dom Orani Tempesta. Na Jornada Mundial da Juventude, a arquidiocese quer deixar o monumento aberto 24 horas por dia.

Famosidades
Ao saber que a filha caçula de Martin Luther King, Bernice, está no Brasil para receber um prêmio, o ministro Joaquim Barbosa pediu que o cerimonial a convidasse para a sua posse, amanhã, na presidência do STF.

O senado vai recorrer à Justiça contra decisão da Receita Federal de cobrar Imposto de Renda sobre a ajuda de custo paga aos senadores.

Nenhum comentário: