quarta-feira, novembro 21, 2012

Campo minado - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 21/11


Fernando Haddad deve nomear o vereador Chico Macena (PT), tesoureiro de sua campanha, para a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras. A pasta fará a ruptura do modelo implantado por Gilberto Kassab nas 31 unidades regionais, dirigidas por coronéis. Macena já foi administrador da Vila Prudente na gestão de Luiza Erundina. Caberá a ele domar o apetite por cargos dos colegas de Câmara, que desejam recuperar espaço na "máquina" em seus redutos eleitorais.

Headhunter O prefeito eleito diz que levará em conta o critério político na escolha dos subprefeitos, mas exigirá currículos de gestor.

Xadrez Eliseu Gabriel (PSB), também vereador, recebeu convite para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e deve aceitar. Seu suplente, o petista Alessandro Guedes, é ligado ao deputado federal José Mentor.

Cada um no... Como Netinho de Paula (PC do B) assumirá a nova Secretaria de Igualdade Racial, o PP indicará o titular da Habitação e o PV sugeriu Roberto Trípoli para o Verde, resta solucionar o impasse com o PMDB.

... seu quadrado Haddad e Gabriel Chalita discutem instalar um peemedebista na Ação Social. Vereadores da sigla, contudo, resistem. Pleitearam, sem sucesso, Esportes para Nello Rodolfo.

Zona do agrião A hipótese mais provável é que a pasta, que herdará as atribuições da Secretaria da Copa, seja ocupada pelo ex-jogador Raí, que gerencia a ONG "Atletas pela Cidadania".

Repatriado O futuro secretário de Finanças de São Paulo, Marcos Cruz, chegou domingo da Turquia e vai se integrar imediatamente à equipe de transição de Haddad, instalada no escritório da Caixa Econômica Federal.

Torcida... Após encontro com José Dirceu, ontem, em Brasília, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, anunciou que a entidade realizará eventos para debater o que chama de "injusta condenação" do ex-ministro pelo STF.

... organizada A ideia é reunir intelectuais e representantes de movimentos sociais em atos públicos em São Paulo e no Rio, em dezembro.

Colateral O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, não se surpreendeu com a recomendação feita pelo relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), para que o CNMP abra investigação contra ele. Para o PGR, é uma tentativa de atingi-lo após a condenação de petistas no mensalão.

Voo solo O PMDB reprovou a decisão de Odair Cunha de não submeter o texto antes à bancada do partido, como era esperado. Por isso, os peemedebistas se dizem agora liberados para votar contra pontos do documento.

Protocolar Na última hora, liderada pelo deputado Carlos Sampaio, a bancada do PSDB na CPI procurou o relator para tentar reverter o indiciamento do governador Marconi Perillo (GO).

Mago O "hit" do almoço oferecido pelo rei Juan Carlos, da Espanha, aos chefes de Estado em Madri foi o novo corte de cabelo do escritor Paulo Coelho, careca na frente com um rabo de cavalo longo atrás. Houve fila para autógrafos de fãs na saída.

Encontros... Dilma Rousseff recebe hoje à tarde, no Planalto, senadores do bloco PR-PTB-PSC. Deverá ter conversa reservada com Blairo Maggi (MT) sobre sua intenção de deixar a legenda.

...e reencontros Na lista dos convidados está o senador Alfredo Nascimento, ex-ministro defenestrado por ela dos Transportes em 2011.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"Presídios e hospícios serão os destinos dos que defendem a fusão do PTB com o DEM, eliminando a sigla criada por Getulio Vargas."

DO PRESIDENTE DO PTB-SP, CAMPOS MACHADO, sobre a proposta de fusão de seu partido com o Democratas, defendida por setores petebistas.

contraponto

Uma coisa de cada vez

Paulo Paim (PT-RS), defensor de reajuste para aposentados, participava, ontem, da reunião da Comissão Mista de Orçamento. O senador, que é negro, recebeu homenagem do presidente da comissão, Paulo Pimenta (PT-RS).

-Hoje é Dia da Consciência Negra, e queria elogiar sua atuação, sempre tão firme nesta causa.

Paim respondeu:

-Me sentiria mais homenageado se a comissão apoiasse a proposta de aumento para os aposentados.

-Senador, hoje é dia da Consciência Negra. O Dia dos Aposentados é outro- finalizou o deputado petista.

Nenhum comentário: