quarta-feira, novembro 21, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Serei um vice bem tradicional e o mais colaborativo possível”
Ministro Ricardo Lewandowski, que amanhã assumirá a vice-presidência do Supremo


DILMA NÃO VAI INTERFERIR NAS ELEIÇÕES DO CONGRESSO

A presidente Dilma comunicou aos líderes aliados a decisão de não interferir nas eleições para as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado. Na Câmara, ela ratificou o acordo PT-PMDB prevendo um presidente petista no primeiro biênio e Henrique Eduardo Alves (RN) no segundo biênio, que se inicia em 2013. No Senado, ela acatará a provável eleição de Renan Calheiros (AL) para presidente.

ESSENCIAIS

Após alguma hesitação, Dilma concluiu que Henrique Alves e Renan Calheiros serão os melhores aliados da segunda metade do governo.

MÃO À PALMATÓRIA

Certa vez, Henrique Alves disse que faltava “jogo de cintura” à então ministra Dilma, e ela não gostou. Hoje acha que Alves tinha razão.

MELHOR ASSIM

Dilma achava que Edison Lobão seria um bom presidente do Senado, mas hoje prefere que ele continue ministro de Minas e Energia.

PB PRESENTE

O PMDB na Paraíba decidiu indicar o deputado Manoel Júnior para ser o novo líder do partido na Câmara, em lugar de Henrique Alves (RN).

MERCKEL NARROU PARA TEMER O GOL DE IBRAHIMOVIC

Em visita a Berlim, o vice-presidente Michel Temer foi recebido com muita simpatia pela chanceler alemã Angela Merckel, que achava estar diante de um amante do futebol, como ela, e narrou embevecida o gol do craque Ibrahimovic na véspera (14), no clássico Suécia x Inglaterra. Ela retirou canetas de um copo e tentou descrever, minuciosamente, cada instante que precedeu a magistral bicicleta do goleador sueco.

O QUE É ISSO?

As comissões da Verdade e de Direitos Humanos da Câmara estão mobilizadas para ajudar a Comissão Nacional da Verdade.

TERTIUS

Vieira da Cunha (RS) entrou na disputa para líder do PDT na Câmara. É a terceira via na briga entre André Figueiredo (CE) e João Dado (SP).

MEDO DE DILMA

Nanopresidente da Câmara, Marco Maia (PT) se recusou a apoiar ontem o pedido dos sindicatos para votar o fim do fator previdenciário.

ESPIÃO DE CRACHÁ

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nomeou sob o maior sigilo dois novos “adidos”: Adauton Montagna Jr., na Venezuela, e Paulo Henrique Sousa, na Colômbia. Chama-se Willian Tomazi Nogueira o ex-agente processado por suposto roubo de dados “confidenciais”.

SEM-TETO

Pendurada em dezenas de ações na Justiça, a Bancoop, cooperativa suspeita de desviar fundos para o PT, teve a sede penhorada de novo. Desta vez, pela Prefeitura de São Paulo. Está avaliada em R$ 1 milhão.

POBRE ALEMANHA

A imprensa alemã destacou que o Brasil vai gastar o equivalente a €750 milhões com segurança e infraestrutura na Copa, em 2014. Deve estar embasbacada com tanta pujança financeira, rara na Europa.

CONVERSA PARALELA

Os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Rubens Bueno (PPS-PR) discutiram ontem em almoço os últimos detalhes do “relatório paralelo” que apresentarão na CPI do Cachoeira.

COMO DISSE?

Irmão de José Genoino e futuro líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), caprichou no Twitter no feriado de ontem: “Negros são seres humanos autênticos. Minha homenagem sempre”.

BRIGA PLURIPARTIDÁRIA

PDT, PTB, PR, PSC e PSD ameaçam obstruir as votações até que seja colocado em pauta o projeto que extingue o fator previdenciário. O líder do governo, Arlindo Chinaglia, quer mais duas semanas para negociar.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

A Justiça do Rio condenou um pai de santo a cinco anos no semiaberto pela promessa de “trazer a pessoa amada em três horas”. Trazer de Paris em 24h o governador Sérgio Cabral seria demais.

PICADAS DO DR. SOBRAL

Neta do saudoso jurista Sobral Pinto, Paula Fiúza produz o documentário O Homem que Não Tinha Preço. Ela lembra que, quando criança, ele a visitava aos domingos e a recebia com uns beliscões e dizia com um riso que “eram os mosquitos me picando”.

PERGUNTA NA PLATEIA

Quem fará “Maria, a Louca”, no filme que a ministra Marta Suplicy (Cultura) quer fazer com Portugal sobre a vinda de d. João VI?.


PODER SEM PUDOR

SOFRIMENTO COMO ÁLIBI

Jorcelino Tolentino da Gama, vice, rompeu com o prefeito de Paranaguá (PI), Avelino Lopes, e decidiu candidatar-se à prefeitura. O prefeito foi à Justiça para impugnar a candidatura, alegando que Jorcelino assumira o cargo. Até apresentou um ofício assinado por ele. Convocado pelo juiz, Jorcelino negou que a assinatura fosse sua:
- Doutor juiz, eu tenho a maior dificuldade de assinar o meu nome. Quando assino, é um sofrimento. E este ano eu não tive esse sofrimento.

Nenhum comentário: