terça-feira, novembro 13, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 13/11

Fundos de investimentos têm de fazer notificações desnecessárias, diz ex-Cade
Depois da reestruturação do Cade, aquisições de empresas via fundos de investimentos têm de ser notificadas à autarquia e, muitas vezes, elas são desnecessárias.

A reforma da lei do Cade visou à melhora dos filtros, mas em relação aos fundos ela ainda pode ser refinada, afirma o ex-conselheiro Olavo Zago Chinaglia.

Na lei anterior à do SuperCade, os fundos não chegavam a receber tratamento específico, mas houve um esforço para tentar distinguir o que era atividade de fundo de investimentos no sentido estrito do que poderia gerar um problema de concentração.

É o caso em que um concorrente compra uma participação em uma empresa rival por meio de um fundo.

"O gestor poderá ter poderes de interferência e, no limite, formar um cartel."

Com as mudanças na autarquia, essa metodologia foi deixada de lado, diz ele.

"Existe a possibilidade de uma quantidade não desprezível de notificações serem feitas de casos que não oferecem preocupações concorrenciais", afirma Chinaglia.

A crítica é em função dessa exigência, destaca. "Preocupações foram corretamente identificadas, mas as soluções para essas preocupações não foram decididas."

Para ele, isso aumentará o volume em análise para o próprio Cade e onerará os fundos de investimentos.

Só a taxa processual para notificar o Cade é de R$ 45 mil, fora outras despesas.

O número de aquisições de empresas comunicadas ao Cade que envolvem fundos são de no máximo 10% do total, estima o ex-consultor. Mas a indústria de fundos vem crescendo, lembra ele.

Não se trata de uma crítica às mudanças do Cade.

"Sou entusiasta [do novo Cade]. A nova lei, no saldo, é amplamente positiva para o país." Chinaglia será sócio do Veirano Advogados a partir de janeiro de 2013.

"A indústria de fundos terá gastos com notificação quando o ideal seria que só fossem apresentados casos que precisassem ser analisados"

RELÓGIO ESTELAR
Apesar de aberta ao público desde junho, a primeira loja da empresa suíça de relógios IWC na América Latina será inaugurada oficialmente hoje, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Na unidade, poderá ser encomendado o novo produto da grife -um relógio de cerca de R$ 1,6 milhão que une hora solar à sideral.

Quem comprar a joia receberá, além dela, passagens para Schaffhausen, cidade-sede da marca, e o convite para conhecer a fábrica onde o relógio é produzido.

O diretor da companhia para América Latina e Caribe, Michel Cheval, diz que "cerca de cinco" unidades já foram vendidas. "Algumas para o Oriente Médio. Uma está em negociação no Brasil."

Thomas Gaümann, que integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento do relógio, afirma que é necessário um ano para produzir uma unidade. "Podemos fazer de cinco a dez relógios por ano."

Um mapa estelar estampa o verso do produto. É o mapa das estrelas vistas da cidade que o cliente escolher.

Cheval diz ainda que, entre cinco e sete anos, a empresa poderá abrir uma segunda loja no Brasil.

750 mil
francos suíços é o valor do relógio Português Sidérale Scafusia (cerca de R$ 1,6 milhão)

40
é o número de lojas da marca no mundo

NO VALE
A quantidade de empresas com o registro suspenso pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) atingiu o menor patamar desde janeiro de 2005, de acordo com levantamento feito pela entidade governamental.

Somente cinco emissores estavam com o registro suspenso em outubro deste ano. O número representa 0,78% em relação à quantidade de empresas com a documentação ativa, que é de 639.

Em janeiro de 2005, mês com o maior número de suspensões, a relação entre suspensos e ativos era de 32,3% -209 contra 648.

A maior queda percentual do número de registros suspensos de um mês para outro ocorreu entre dezembro de 2009 e janeiro do ano seguinte, quando a quantidade variou de 49 para 15.

De janeiro a outubro deste ano, a CVM concedeu 28 registros e cancelou 38.

Mercado... 
A maior parte das contratações de executivos de janeiro a setembro foi no segmento de serviços (11%), seguido pelos setores financeiro (10%), de tecnologia da informação (8,5%) e comércio (7,5%), de cordo com levantamento da consultoria Mariaca.

...interno 
Isso se explica porque o setor de serviços é apoiado no mercado interno, menos suscetível a flutuações, de acordo com Raphael Falcão, da Hays, consultoria de recrutamento.

Parceria... 
A Eugenio, agência de publicidade especializada em marketing imobiliário, fechou um acordo comercial com a agência de publicidade J3P e passará a atender parte da carteira de clientes dessa empresa.

...publicitária 
O nome J3P vai ficar com o Grupo ThreeComm, que hoje foca suas estratégias em outros projetos já em funcionamento. A companhia irá, assim, ampliar sua base de serviços.

Moda mirim 
A espanhola Charanga, de roupas infantis, expandirá a rede de franquias para cinco Estados, sendo dois na região Nordeste, com a abertura de dez novas lojas. Salvador, Natal, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Londrina (PR) e Contagem (MG) receberão unidades.

Patinho feio... 
O investimento em comunicação interna dobrou nos últimos cinco anos entre as principais empresas do setor que atuam no Brasil, mostra pesquisa inédita produzida pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

...virou cisne 
A projeção é de que o investimento total feche em R$ 230 milhões em 2012, um terço do gasto em comunicação corporativa. "O patinho feio está virando cisne", diz Paulo Nassar, da USP, que coordenou a pesquisa.

Malas 
A Imaginadora, empresa de marketing de turismo, abrirá novas unidades de representação em Recife, Rio de Janeiro e Orlando (Estados Unidos). A empresa é a nova responsável por campanhas do Chile e de Miami.

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