quarta-feira, novembro 07, 2012

Ansiolítico - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 07/11

Dilma Rousseff tentou tranquilizar o petista Jaques Wagner (BA), porta-voz da ansiedade geral dos governadores com a mudança nas regras do ICMS, que será apresentada hoje por Guido Mantega. A presidente disse que o governo estuda um pacote para compensar os Estados não só pela unificação da alíquota do ICMS, mas também pela desoneração do IPI. Há duas medidas em estudo: aumento da capacidade de endividamento e renegociação de pendências com o INSS.

Bondades Como dificilmente as compensações estarão prontas para ser anunciadas na reunião de Estados do Nordeste, sexta-feira, em Salvador, Dilma deve elencar medidas de combate à seca para apresentar no encontro.

No muro Na conversa que teve ontem com a presidente, Lula avaliou que o governador Eduardo Campos (PSB-PE) tentará manter um pé em cada canoa até a definição do cenário para 2014.

Pomar O PSDB representará hoje à Procuradoria Geral da República pedindo devassa nas contas de 27 empresas laranjas da Delta. Tucanos querem identificar destinatários políticos de repasses, já que a CPI do Cachoeira abafou essa investigação.

Buraco negro Um argumento da oposição para convencer o Ministério Público a ampliar as investigações sobre a Delta é a constatação de que a CPI não recebeu informações sobre R$ 1 bilhão movimentado pela empreiteira.

Tira e põe Enquanto Geraldo Alckmin recebeu, ontem, ajuda federal no combate ao crime organizado, o STF acolheu pleito do governo paulista eliminando adicional salarial para cerca de 85 mil policiais militares.

Lá fora O Ministério da Justiça concluiu o primeiro balanço sobre programa de cooperação para cobrança de pensões alimentícias no exterior: 8.000 pessoas já recorreram ao serviço da pasta.

Ônus dividido Com aval de Marco Maia (PT-RS) e da Frente Parlamentar da Cultura, Marta Suplicy anuncia hoje acordo para exclusão de aposentados e servidores públicos da lista de beneficiários do Vale Cultura. A ministra quer destravar a votação do projeto na Câmara.

Decifra-me ou... Aflitos com o estilo reservado de Fernando Haddad, que ainda não deu pistas sobre como deve compor sua equipe -e muito menos sobre quem irá nomear-, aliados do petista só se referem a ele nos bastidores como "a Esfinge".

Continuísmo O prefeito eleito deu prioridade a PSB e PC do B nas tratativas sobre seu secretariado por uma razão pragmática: as duas siglas já ocupam pastas no governo de Gilberto Kassab.

Procura-se Reunião convocada anteontem pela direção do PSDB para avaliação do resultado da eleição paulistana foi cancelada. Motivo: falta de quórum.

Antes tinha... Terminada a eleição, o governo paulista admitiu oficialmente que o monotrilho de Congonhas não ficará pronto até 2014. Para manter a obra na matriz da Copa e obter recursos federais, a equipe de Alckmin justificou, à ocasião, que era importante conectar o aeroporto à rede de trens.

... agora não tem Agora, o Bandeirantes diz que o projeto, que ligará o terminal ao estádio do Morumbi, não tem relação com o Mundial e oferece ônibus aos usuários. Em tempo: o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, apoiou Haddad.

Visita à Folha William Ling, vice-presidente do conselho de administração da Petropar e diretor do Instituto Ling, visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O PT age como vampiro em São Paulo. Quer saciar sua sede de poder com o sangue das vítimas da violência."

DO DEPUTADO ORLANDO MORANDO (PSDB), criticando o que classifica de "exploração política" da ajuda federal ao governo paulista no combate ao crime.

contraponto

Pacto federativo

Em passagem narrada no livro "Gafes no Palácio", que a jornalista Claudia Matarazzo lança hoje, José Serra recebia candidatas a Miss Brasil 2009 no Bandeirantes. O então governador se aproximou de uma das beldades:

-Parabéns, de onde você é?

A morena escultural disse:

-De Minas Gerais.

Serra então quis saber qual era o patrocinador da mineira, que rapidamente respondeu:

-O governador Aécio Neves.

Serra arregalou os olhos e encerrou a conversa.

Nenhum comentário: