quarta-feira, outubro 24, 2012

Redução de danos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 24/10


Escalada pelo PT para se contrapor ao veredicto do Supremo Tribunal Federal no mensalão, a CUT abona filiações em massa ao partido na empreitada de "afirmação" petista pós-julgamento. Em atos marcados por manifestações de desagravo aos dirigentes petistas condenados, a central sindical ajuda a vitaminar a sigla nas capitais. O principal deles ocorrerá segunda-feira, no Sindicato dos Bancários do Rio, com a presença do presidente Rui Falcão. Estão previstas 500 adesões.

Tô fora Dilma Rousseff quer distância de manifestações de apoio aos condenados pelo mensalão após o fim do julgamento. Interlocutores de réus afirmam que o PT também deverá ser comedido na organização de atos.

Lá e cá O foco prioritário da legenda, afirmam petistas, será pressionar para que o STF julgue logo o mensalão tucano de Minas Gerais.

Vai que... A AGU (Advocacia Geral da União) entende que não é sua atribuição ajuizar ação de reparação de danos contra o governo federal para reaver o dinheiro público que, como concluiu o Supremo, foi desviado.

... é sua O advogado-geral, Luís Inácio Adams, tem dito que a restituição tem de ser determinada pelo STF na própria ação penal 470 ou pedida pelo Ministério Público em ação de improbidade administrativa que corre em primeira instância. Para evitar impasse, a Procuradoria-Geral da República já pediu o cálculo da indenização total devida pelos condenados.

Coração... Um dos beneficiados pelo empate no STF, o ex-líder do PT na época do mensalão Paulo Rocha comemorou ontem sua absolvição, mas lamentou a punição de "uma geração de petistas".

... partido "É um sentimento ambíguo. Estou feliz pela conquista, mas arrasado pela condenação de José Dirceu e José Genoino'', disse ao seu advogado João Gomes.

Por escrito Diante da possibilidade de que a discussão sobre a dosimetria das penas se estenda até depois de 14 de novembro, última sessão de Ayres Britto na corte, o presidente decidiu que fará como Cezar Peluso e deixará consignadas as penas para 25 condenados.

Chamada oral O PSDB lançou ofensiva sobre eleitores que se abstiveram no primeiro turno. Mapa traçado no QG de José Serra apontou alta taxa de ausência em áreas de predominância tucana no centro da capital. Tucanos orientaram visitadores e operadores de telemarketing a persuadir este público.

Retiro Articulada por Gabriel Chalita, a reunião de Haddad com as irmãs marcelinas, que mantêm parcerias no regime de OSs na saúde da gestão Gilberto Kassab, fracassou. A irmandade preferiu manter distância de temas da campanha eleitoral.

Caso de... Crítico da operação na cracolândia, Haddad incluiu a política de combate ao crack no capítulo de segurança do seu plano de governo. Remete ao projeto federal "Crack, é possível vencer". A proposta fala três vezes em adotar "policiamento ostensivo" em áreas de uso intensivo da droga.

...polícia? O texto prevê bases da PM nos polos de distribuição de entorpecente, medida similar à adotada no centro e criticada pelo PT e pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

Rito sumário Com a adesão à campanha de Haddad, o ex-candidato a vereador Luciano Gama se antecipou ao processo de expulsão que o PSDB abriria contra ele. Aliado do secretário José Aníbal (Energia), Gama seria punido por recusar menção a Serra em sua propaganda.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Se a decisão da comissão não agrada, é só substituir seus integrantes e está resolvida a questão. Essa é a ética petista."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, BRUNO ARAÚJO (PE), sobre o colegiado ligado à Presidência ter arquivado investigação contra o ministro Fernando Pimentel.

contraponto

Prevenção é tudo

Durante sabatina da ONG Nossa São Paulo, anteontem, José Serra falava sobre os exames de diagnóstico mais utilizados na rede pública. Listou tomografias e radiografias. O tucano disse que faltava um na lista:

-Não estou me lembrando do nome. É um que eu gosto de fazer sempre...

Antes que alguém fizesse piada, emendou:

-Não é de próstata, viu? Aliás, seria bom se existisse um aparelho para substituir o exame.

Na plateia, um assessor assoprou:

-É isso! Ressonância magnética. Para que fique claro.

Nenhum comentário: