quarta-feira, outubro 24, 2012

A CPI na encruzilhada - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 24/10


CPI do Cachoeira vive momento delicado. Para aprofundar a investigação, é necessário quebrar o sigilo bancário de 12 empresas que receberam recursos, sem justificativa, da Construtora Delta. Elas atuam no Rio e em São Paulo, e, por isso, o PMDB e o PSDB querem antecipar o final do inquérito. O acordão só não controla a ação do Ministério Público, que vai manter a investigação.

Pesquisa ilumina debate do aborto
Enquanto a população da maioria do país ainda está em clima de eleição, o DataSenado fez uma pesquisa sobre eventuais mudanças no Código Penal, tema que está em debate no Congresso. O resultado foi surpreendente no caso do aborto: 84% dos ouvidos são contra a sua prática, mas existem situações atenuantes, pois 64% dos entrevistados são a favor nos casos de anencefalia do bebê, e 62% são favoráveis quando há risco de vida para a mãe. Foram entrevistadas 1.232 pessoas de 119 cidades, incluindo todas as capitais. Os ouvidos são contra a liberação do uso de drogas (89%) e defendem punição para quem cometer o crime de homofobia (77%).

“O revisor (ministro Ricardo Lewandowski) barateia demais o crime de corrupção”
Joaquim Barbosa
Ministro do STF e relator do processo do mensalão

Copyright by Lula
O candidato do DEM em Salvador, ACM Neto, está usando o mesmo slogan da campanha presidencial de Lula em 2002. "A esperança mais uma vez vai vencer o medo no segundo turno em Salvador", lascou durante debate na televisão.

Marina
Sem partido, com seu futuro político indefinido e de atuação discreta nas eleições municipais, a ex-ministra Marina Silva, que obteve 19% dos votos concorrendo pelo PV nas eleições presidenciais de 2010, vai hoje a Campinas pedir votos para o candidato do PT, Marcio Pochmann. Jonas Donizette, do PSB, teve o reforço de Aécio Neves.

Candidatos a líder
Começou a corrida para substituir Henrique Alves (RN) na liderança do PMDB na Câmara. Há três na corrida: Marcelo Castro (PI), Manoel Junior (PB) e Danilo Fortes (CE). E dois azarões: Eduardo Cunha (RJ) e Sandro Mabel (GO).

Sem temor de fuga
O relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa (STF), não deve pedir a apreensão dos passaportes dos que forem condenados, para evitar eventual fuga do país. Seu gesto poderia ser entendido como desnecessário na medida em que as defesas garantem que seus clientes ficarão e cumprirão suas penas, depois, claro, de todos os embargos e protelações possíveis.

Promessa musical
A ministra Marta Suplicy (Cultura) prometeu ontem, em Canela (RS), na Festa Nacional da Música, que até o final deste ano o Senado vai aprovar a PEC da Música, a despeito da oposição do líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM).

O game liberado em Salvador
O site da campanha do PT em Salvador criou um game: "Defenda Salvador de João Henrique, ACM Neto e Geddel". Para destruir os três alvos, você usa um canhão que tem por munição as cabeças de Lula, Dilma, Pelegrino e Jaques Wagner.

O PRESIDENTE DA EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA, Bernardo Figueiredo, apelidou de "pato" a nova estatal: "Cuido de tudo o que nada, voa e anda."

Nenhum comentário: