sexta-feira, outubro 12, 2012

PORTA FECHADA - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 12/10

Suspeita de racismo no STF (Supremo Tribunal Federal): dois diplomatas negros, amigos do ministro Joaquim Barbosa, foram barrados pela segurança da corte anteontem, dia em que o magistrado foi eleito presidente do tribunal. Uma semana antes, ao comparecer a outra sessão, eles já tinham sido seguidos por policiais ao deixarem o prédio do Supremo.

NO FIM DA FILA
Carlos Frederico Bastos da Silva, 45, e Fabrício Prado, 31, são da Divisão de Assuntos Sociais do Itamaraty. Ao chegarem ao STF, apresentaram documentos. Enquanto dezenas de convidados entravam no plenário, eles ficaram na porta. Os seguranças diziam que o sistema de identificação estava "travado". Só conseguiram entrar autorizados por um superior.

FICHA
Desconfiados de racismo, os diplomatas pediram explicações ao secretário de segurança institucional do STF, José Fernando Martinez. Ele disse que, ao comparecerem ao STF uma semana antes, os dois tinham tido comportamento "suspeito". E acabaram fichados nos computadores da corte. Martinez só não explicou que atitude deles teria gerado suspeita.

CORRENTE
À coluna Martinez afirma que um dos dois diplomatas tinha nome idêntico ao de um cidadão com passagem pela polícia. Por isso, a segurança teria ficado "mais atenta". "Foi uma sucessão de mal-entendidos. Não houve racismo." Ele diz que abrirá procedimento interno para esclarecer os fatos.

FAMÍLIA
José Dirceu assistiu à sessão do STF em que foi condenado ao lado de Clara Becker, sua primeira mulher, e do filho deles, Zeca Dirceu.

Os dois vieram do Paraná, onde moram, para estar com ele nesse dia.

MILHO COZIDO
O ator Roney Facchini, que está na montagem de "Hamlet", diz que todo o elenco está encantado com a disciplina e o bom humor de Thiago Lacerda, que vive o papel-título. O ator ensaia das dez da manhã às dez da noite sem se queixar de nada. E, na hora do almoço, corre até um carrinho na frente do teatro Tuca, come um milho cozido e volta ao trabalho. O espetáculo estreia no dia 19.

BIG BEN BRASIL
O Brasil será o tema do baile de gala anual da Cruz Vermelha Britânica, em Londres, no dia 6 de novembro. A escolha se deve ao crescimento do comércio entre o Reino Unido e o país, às Olimpíadas de 2016 no Rio e à recente visita do príncipe Harry. A festa para arrecadar fundos para a instituição terá shows, leilão e um desfile da grife Issa, da brasileira Daniella Helayel, uma das preferidas da princesa Kate Middleton.

A MODELO DUDA BÜNDCHEN, 6, DIZ: 'NÃO!' 
A modelo entra na passarela e o público começa a bater palmas de imediato. Ela nem olha, focada em caminhar até o fim do tablado, com os cabelos loiros balançando na altura da cintura.

O pessoal da piscina do parque aquático de Itupeva (SP), que abrigou o evento, no sábado, grita: "Linda! Gatona!". Mas essa representante da família mal passa de um metro de altura. É Duda, 6, filha da técnica de informática Raquel Bündchen, 37, irmã mais velha de Gisele que mora em Porto Alegre.

O dia de moda teve outros desfiles, como o da cantora evangélica Aline Barros, que diz fazer roupas para "crianças felizes que se vestem que nem crianças". Mas a estrela foi mesmo a sobrinha da top.

Tanto que a menina contava com camarim próprio, onde se recolheu com a família depois de desfilar duas vezes. Um homem fantasiado de Sid, o mamífero pré-histórico do filme "A Era do Gelo", entra na sala. Duda dispara em direção a ele. Faz que vai abraçar o ator de pelúcia, mas o recebe com socos.

"Filha, para de espancar o Sid", apela o pai, Paulo Borges. "Não!", responde Duda, rindo, enquanto agarra a cauda do bicho extinto, da espécie Megalonyx.

O ânimo vem do amor de Duda por bichos, diz o pai. O cachorro na camiseta laranja que ela desfilou, por exemplo, é Yanni, o yorkshire que está com a família há 13 anos e toma remédio contra convulsão. Vida, o mascote de Gisele que morreu nesta semana, aos 14 anos, era da mesma raça. Duda ainda não sabia do óbito.

"Filha, vamos botar a roupa azul?", pergunta a mãe. "Não!", diz Duda. E sai correndo. Ela para na frente dos fotógrafos e faz pose, com um pedaço de marshmallow na mão. "Ela adora a câmera. E também gosta de pensar nas roupas", diz a mãe.

A coleção de oito "looks" desfilada leva o nome da menina. Para fazê-la, os estilistas da grife se reúnem com Duda e ouvem o que ela acha que será tendência na estação. Os temas vêm em uma só palavra, como "borboleta" e "cachorros".

Depois da reunião, a equipe faz oito modelos que passam pela aprovação final de Duda. "Felizmente, ela nunca disse não para uma roupa minha", diz a estilista Alessandra Schmidt.

As três coleções da pequena Bündchen tiveram "faturamento 80% acima do previsto", afirma a Brandili, que quer renovar a parceria.

"A partir do ano que vem, ela fará mais trabalhos", diz Eduardo Santos, empresário da garota. "Duda vai crescer."

OS AMIGOS DE DUDA
O Kids Fashion Show apresentou desfiles de moda no parque Wet'n'Wild no sábado. Estiveram no evento, em Itupeva (SP), a apresentadora Barbara Nalu, os atores Bruna Griphao, Suzy Rego e Nicollas Paixão, além da modelo Duda Bündchen e sua mãe, Raquel.

BB, O REI
O músico americano BB King, conhecido como rei do blues, se apresentou em SP no fim de semana. A dançarina Deise Alves foi ao Bourbon Street ver a apresentação.

CURTO-CIRCUITO
O tenor Jean William realiza "show-concerto" no Tom Jazz, até domingo. Hoje, o maestro João Carlos Martins faz participação especial.

A Caixa Cultural promove de hoje a domingo a Semana da Criança, com oficina de marionetes.

Otto se apresenta hoje, às 18h, na praça Victor Civita.

Nenhum comentário: