quinta-feira, outubro 18, 2012

Poço de mágoas - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 18/10


O principal aliado do PT no governo Dilma é só ressentimento. O PMDB, que se alinhou ao PT em Belo Horizonte e São Paulo, não se conforma com sua presença decorativa no Executivo. Sua expectativa é ganhar, na reforma, um ministério que execute grandes políticas públicas, como na gestão Lula. Seus líderes dizem que o partido está fechado com a reeleição e que é hora de fortalecê-lo.

Nem todos são iguais na política
Enquanto em São Paulo o candidato do PSDB, José Serra, colocou o kit-gay do ex-ministro Fernando Haddad (PT) na roda; no Rio, o candidato Rodrigo Maia (DEM) se recusou a usar vídeo da prefeitura que visava a atrair o turismo de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. A sugestão foi da ala evangélica da sua coligação. O vídeo apresenta o Rio como cidade tolerante com a diversidade sexual e convida o público LGBT a conhecer suas belezas naturais e a participar de seus eventos. Embalado pela canção “São coisas nossas”, de Noel Rosa, na voz de Gal Costa, há imagens de casais masculinos, aos beijos, e de casais femininos, de mãos dadas e se abraçando.

“Que confusão o (Eduardo) Paes arrumou (ao sugerir que Sérgio Cabral fosse o próximo vice de Dilma). Nós (PSDB) estamos precisando de muita confusão”
Marcus Pestana
Deputado federal e presidente do PSDB-MG

Namorico
Na sexta-feira, em Uberaba, o candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) vão subir no mesmo palanque pedindo votos para Lerin (PSB), que disputa o segundo turno contra o PSD.

Aviso das urnas
A eventual derrota de José Serra em São Paulo, sinalizada pelas pesquisas, retira do PSDB paulista a condição de alternativa nacional de poder. Ela consolida a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência em 2014. O fracasso agora representa uma ameaça na disputa pela reeleição do governador tucano Geraldo Alckmin (SP).

A bancada da Delta
A bancada da Delta na CPI do Cachoeira não quer quebrar o sigilo das 12 empresas de fachada que eram usadas pela empreiteira. E atua para impedir que a CPI vote no dia 30 e assim impedir que ela seja alvo de cobranças públicas.

Água para a produção
O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) conclui em 15 dias orçamento de novo programa do governo Dilma, que vai permitir a construção de centenas de pequenas barragens para irrigação, garantindo a produção agrícola nos períodos de estiagem. O alvo do programa são os municípios que têm histórico de decretação de estado de calamidade pública por causa da falta de chuvas.

O vice de Henrique Alves
O ex-líder do PT na Câmara Paulo Teixeira (SP) e o secretário nacional de Comunicação do partido, deputado André Vargas (PR), estão em campanha pela vice-presidência da Casa. Correndo por fora, Décio Lima (PT-SC). A eleição será em fevereiro.

Sinal dos tempos
Os parlamentares voltaram do primeiro turno das eleições municipais contando que os financiadores reduziram consideravelmente as doações “por fora”. Dizem que isso se deve ao julgamento do mensalão e à CPI do Cachoeira.

NO VOO PARA O MARANHÃO, a presidente Dilma comentou que a “grande surpresa” da eleição foi Márcio Pochmann, candidato (PT) em Campinas.

Nenhum comentário: