terça-feira, outubro 16, 2012

O que quer Cabral? - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 16/10


O lançamento do governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes, para vice na chapa da presidente Dilma, em 2014, teve várias leituras. O PMDB nacional viu no fato a tentativa do grupo de Cabral de cavar vaga no Ministério. Para o Planalto, não passa de factoide, pois Cabral não representa o PMDB. Na oposição, um sinal de que o governador do Rio pode mudar de lado na sucessão.

Tráfico de pessoas
A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça acaba de concluir diagnóstico inédito sobre o tráfico de pessoas no Brasil. O estudo revela que, entre 2005 e 2011, 475 brasileiros foram vítimas desse crime. Desses, 337 sofreram exploração sexual, e 135 foram submetidos a trabalho escravo. Produzido em parceria com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes, revela que a maioria das vítimas está entre as que têm como destino o Suriname (133), rota de passagem para a Holanda (71); a Suíça (127); e a Espanha (104). A Polícia Federal constatou, em seus arquivos, que são mulheres 55% dos indiciados como aliciadores, recrutadores ou traficantes.

“O eleitor buscou nomes e perfis novos. O mensalão teve efeito marginal nas eleições, à exceção de São Paulo, onde é maiora dicotomia PSDBx PT”
Bruno Araújo Líder do PSDB na Câmara dos Deputados (PE)

Salto alto e canelada
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) não gostou das críticas do prefeito Eduardo Paes (Rio) sobre a organização da Copa do Mundo. Acha que a reeleição consagradora deixou Paes de “salto alto”. Hoje, o ministro promete o contra-ataque.

Virar o disco
O efeito mensalão pode ter se esgotado na eleição para a prefeitura de São Paulo. Pesquisas qualitativas feitas pela campanha do tucano José Serra indicam que os eleitores estão começando a reagir contra a linha da “pancadaria”. As “qualis" pedem um candidato sedutor e propositivo, que aborde suas propostas para resolver os grandes problemas da cidade.

O PSDB e os eleitores
Os tucanos começam a questionar sua ação em Osasco (SP). O partido, que fez do mensalão seu carro-chefe nas eleições, manteve um candidato ficha-suja, Celso Giglio, impugnado pela Justiça Eleitoral. O PSDB produziu 149 mil votos nulos.

Quem tem aliados assim...
O secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), e o senador Roberto Requião (PMDB-PR) trocaram farpas nas redes sociais no domingo. O clima azedou, e Requião encerrou o bate-boca sobre o resultado das eleições nas grandes cidades do Paraná com uma ameaça: “O que vi de parte da direção do PT foi trairagem, não da base. Pagarão o preço, e não será barato.”

Apostando na desinformação
Uma suposta “Frente em Defesa da Vida” fez panfleto contra o candidato do PT em Fortaleza (CE), Elmano de Freitas, dizendo que ele vai legalizar o aborto. O tema é tratado no Código Penal e não pode ser alterado por leis municipais.

O PR sobe no muro
Os petistas avaliam que, pelo conjunto da obra nas eleições, o PR deve perder espaços no segundo escalão do governo Dilma. O que mais irritou foi o apoio do senador Alfredo Nascimento (AM) ao tucano Arthur Virgílio em Manaus.

O PLANALTO empurrou para o dia 22 a possibilidade de a presidente Dilma ir a Manaus participar da campanha de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Nenhum comentário: