terça-feira, outubro 23, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 23/10


Queiroz Galvão vai entrar no setor de defesa
A Queiroz Galvão se prepara para começar a atuar no setor de segurança e defesa nacional.

Nos últimos meses, o grupo, que trabalha em áreas como construção, petróleo e gás, siderurgia, energias renováveis, entre outras, criou a Queiroz Galvão Defesa.

Com a nova unidade, que já tem equipe formada, a companhia assinou uma carta de intenções com o grupo francês Safran para atuação complementar em projetos de defesa e segurança no Brasil, segundo a empresa.

A companhia não especifica onde pretende focar suas atividades.

Executivos familiarizados com a operação afirmam que há planos de realizar trabalhos para grandes eventos, como a Copa de 2014, em entradas de arenas esportivas, além de tecnologia para identificação de pessoas, monitoramento de fronteiras e segurança aeroportuária.

O Safran é especializado em concepção, fabricação e comercialização de sistemas de tecnologia nas áreas aeroespacial, segurança e defesa.

Estão previstas parcerias com outras empresas para transferência de tecnologia, segundo executivos.

ESTRATÉGIA ANUAL
Profissionais de marketing e vendas devem aumentar os investimentos no setor em 2013, segundo 54% dos executivos entrevistados pela Amcham para uma pesquisa sobre o setor.

O levantamento aponta que 46% irão manter o atual nível dos aportes. O resultado da pesquisa realizada no ano passado era o inverso: 42% afirmavam que iriam ampliar os gastos, enquanto 53% diziam que eles ficariam no mesmo patamar.

A sondagem também mostra que focar no relacionamento com clientes e fornecedores será a principal estratégia adotada por mais da metade dos profissionais.

A importância da precificação, que no levantamento de 2011 foi apontado por 5% dos entrevistados, aumentou. Neste ano, 10% afirmaram que essa será a principal estratégia.

Entre os canais de vendas, o que mais ganhou destaque dentro dos planos de negócios foram as redes sociais, com 82%.

Ao todo, 214 executivos foram entrevistados.

Escurinho... 
A empresa Cinematográfica Araújo começará a operar em Campinas com abertura de salas no shopping Parque das Bandeiras.

...em Campinas 
O investimento em seis salas de cinema, que incluem duas com telas maiores, será de R$ 10 milhões. A Cine Araújo atualmente está presente em 23 cidades do país.

Em mar 
A MSC vai trazer ao Brasil um navio de alto luxo, o MSC Preziosa. Com ele, a empresa espera atingir, na próxima temporada, um milhão de brasileiros embarcados.

Sueca 
A SKF do Brasil atingirá 200 milhões de rolamentos produzidos na fábrica de Cajamar (SP). Nos oito primeiros meses do ano, a planta produziu 800 mil peças -77% a mais que no mesmo período de 2011. O resultado é decorrente do desempenhos das montadoras de automóveis.

Em queda 
Foram protestados 58.963 títulos em setembro, segundo o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos da Seção São Paulo. O número representa queda de 18,4 % em relação a agosto. Do total de títulos protestados, 9,7% foram cheques.

CRESCIMENTO DESCONGELADO
A Sorvetes Jundiá, que atualmente opera em 25 mil pontos de venda no país, pretende alcançar 50 mil em quatro anos.

Para atender a demanda, a empresa vai abrir uma nova fábrica, que será localizada em Itupeva.

O empreendimento ocupará uma área de 25 mil metros quadrados, segundo Cesar Bergamini, diretor da companhia.

Após a ampliação, a capacidade de produção de sorvetes será duplicada para 16 milhões de litros por ano.

"O nosso atual limite de produção estava travando o crescimento", diz.

Além do interior dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde já possuem maior presença, a meta agora é focar na capitais.

50 mil

é o número de pontos que a empresa pretende alcançar em quatro anos

16 milhões

será o volume de litros por ano

Visita... 
O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que o Brasil é um caso excepcional no mundo e um parceiro estratégico para a França, segundo o banco BTG Pactual.

...francesa 
Na tarde de ontem, ele foi recebido por André Esteves, CEO do banco BTG Pactual, e Persio Arida, sócio do banco, no hotel Unique, em São Paulo, onde deu palestra para cerca de 500 convidados.

De borracha 
A Amazonas Sandals, unidade de negócio do Grupo Amazonas, fabricante de solados para marcas como Havaianas, vai abrir dez lojas até o final deste ano.

Aroma 
A Tisserand, marca inglesa de cosméticos naturais, abre sua primeira loja no Brasil, em São Paulo. A empresa teve uma unidade temporária em Campos do Jordão no último inverno.

Cadeira... 
A Itaú Asset Management contratou Gustavo Lycouropoulos para ser gestor de renda variável para fundos mais sofisticados. Ele atuou por 11 anos em uma gestora de Londres especializada em mercados emergentes.

...ocupada 
Com a chegada do executivo, a companhia passa a ter três pessoas no comando de renda variável. Gilberto Nagai e Scott Piper completam a equipe. Os três se reportam a Paulo Corchaki, diretor de gestão de recursos.

Circulação 
Os medicamentos genéricos arrecadaram R$ 10,1 bilhões de ICMS entre janeiro de 2001 e agosto de 2012, segundo cálculos da ProGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos).

A tiracolo 
A marca de bolsas Monica Sanches, que atua em oito Estados com mais de 40 franquias, terá mais oito unidades até o fim do ano. Recife e Cuiabá estão entre os novos pontos da marca, que também ingressa em e-commerce.

MALAS PRONTAS
Um quarto dos trabalhadores de 24 países estão dispostos a ser transferidos para o exterior, alta de seis pontos percentuais em relação ao ano passado, segundo um estudo da consultoria Ipsos.

Além disso, cerca de 45% dos entrevistados concordam que aceitariam uma realocação internacional mediante um aumento de salário e 35% não se mudariam de maneira nenhuma.

México e Argentina são os países com maior número de funcionários dispostos a uma mudança (39% e 36%, respectivamente), enquanto apenas 10% dos japoneses e 13% dos belgas estão propensos a sair de seus países.

Foram entrevistadas 12.827 pessoas em agosto deste ano.

Nenhum comentário: