terça-feira, outubro 23, 2012

Direto de Beirute - SONIA RACY


O ESTADÃO - 23/10


A situação no Líbano pode, sim, evoluir para guerra civil. “Não é provável, mas possível”, ponderou ontem, por telefone, de Beirute, Carlos Eddé.

O líder do Bloco Nacional – partido que faz parte da coalizão de 14 de março (oposição ao Hezbollah) – saiu do local do assassinato de Wissam al- Hassan, morto na última sexta, 15 minutos antes. Chocante: o maior pedaço que sobrou de seu amigo pesava 5 quilos.

Beirute 2
Por que a tragédia e essa situação? “Hoje, no Líbano, temos dois tipo de segurança: as Forças Armadas, sob controle dos aliados da Síria, e a segurança interior, algo como a PM de vocês, que defende nossa soberania”, explica o neto do ex-premiê libanês Emile Eddé, filho de mãe brasileira.

Hassan foi morto, segundo Eddé, porque a polícia local, da qual era chefe, está conseguindo desvendar atentados e redes de espionagem – tendo chegado, inclusive, aos culpados pela morte de Rafik Hariri.

Que foram presos.

Pena
Até quarta-feira, havia chances concretas de os acionistas do BVA aportarem garantias para levantar recursos no FGC. A corrida ao banco, na quinta-feira, foi mas rápida.

Chama atenção que os maiores credores da instituição, mais uma vez, são os fundos de pensão ligados a estatais.

Treino pesado
Para levar Elmano de Freitas ao segundo turno em Fortaleza, o PT precisou de… Olga Curado– consultora que ajudou Dilmaem 2010.

Com Lula, Elmano fará hoje comício na Praça do Ferreira.

Socorro
O Ibama acaba de fechar parceria com o Ministério do Desenvolvimento, para integração das bases de dados – o que facilitará a fiscalização.

Bibi, fonfom
A CET vai mapear a rota dos caminhões na cidade de SP – são 190 mil, após as restrições da Prefeitura. Com verba de US$ 2 milhões do Bird.

O levantamento, a ser lançado hoje, se encerra no fim do ano que vem.

Mammy
Quem tem dado pinta barrigudinha no Ibirapuera é Daniella Cicarelli. Adepta da maratona, ela passou a caminhar. Pegando leve por causa da gestação.

Doer no bolso?
Um dos temas que ainda precisam de discussão – caso a condenação no STF se confirme – é o sequestro e o bloqueio de patrimônio como resultado do crime de lavagem. Segundo Jairo Saddi, do Ibmec, a Lei 12.683/12 autoriza a venda antecipada dos bens com ressarcimento ao Estado.

“Isso atingirá somente o ‘laranja’ do esquema criminoso ou todos?”, pergunta o advogado.

Em outras palavras, será que os condenados do mensalão vão ter de entregar o patrimônio?

Juiz atleta
Apesar da maratona do mensalão, Luiz Fux, do Supremo, garante que os ministros têm pique para a fase final do julgamento –que dura quase três meses. “Está todo mundo pronto para votar até o fim”, declarou à coluna. Haja fôlego.

Grana verde
Não só o fantasma do rebaixamento ronda o Palmeiras. A crescente dívida fiscal também vem apertando o sapato de Arnaldo Tirone, que tenta novo mandato à frente do clube. São mais de R$ 8 milhões, que precisam ser pagos à Prefeitura.

Às vésperas das eleições, o clube corre risco de penhora.

Solidariedade
E o caso da “chupetinha” do Adauto, no final de Avenida Brasil, virou piada entre os craques do futebol.Neymar postou, no Instagram, foto com o também santista André, queimando uma chupeta. Legenda? “Adauto, tamo contigo.”


Na frente
Mariana Berenguer e Syomara Crespi, joalheiras, convidam para coquetel. Quinta-feira, no Nonno Ruggero do Hotel Fasano.

Nizan Guanaes e Donata Meirelles armam jantar em sua casa, em torno de Yves Carcelle, da Louis Vuitton. Com direito à peça Maracatu, criada em colaboração com os Irmãos Campana. Amanhã.

Juscelino Pereira prepara camarão à Saint Peter. Hoje, no salão do La Cocotte.

Para quem estranhou o silêncio total, domingo, durante a execução da célebre 4’33”, de John Cage, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, vai a explicação: ele faz parte da “composição” e dura exatos… 4 minutos e 33 segundos.

Nenhum comentário: