terça-feira, outubro 02, 2012

As eleições na Geórgia - GILLES LAPOUGE


O Estado de S.Paulo - 02/10


Realizaram-se ontem as eleições parlamentares na Geórgia. Qual o motivo de se dedicar uma análise a esse fato, uma vez que a Geórgia é uma minúscula nação de apenas 4,5 milhões de habitantes, às margens do Mar Negro, entre a Rússia, ao norte, e Turquia, Armênia e Azerbaijão, ao sul?

A explicação é simples: esse pedaço de terra é o prêmio de um confronto geopolítico virulento, disputado entre Ocidente e Oriente, entre a Rússia e a Europa liberal. O mundo já se dera conta disso em 2008, quando a Rússia tentou um golpe contra a Geórgia, mas, no fim, aceitou retirar suas tropas, ocupando, entretanto, uma província secessionista, a Abkházia, que representa 20% do território georgiano.

Na época, Putin reconheceu que tentara pôr as mãos na Geórgia porque tinha medo de que o país aderisse à Otan e à União Europeia, o que equivaleria a um cerco à Rússia. Agora, o que está em jogo nas eleições legislativas é a mesma coisa: a Geórgia permanecerá voltada para as nações livres, como continua sendo sob a orientação do seu atual presidente, Mikhail Saakashvili, ou, ao contrário, se afastará da Europa para se reaproximar do Kremlin? Aliás, esse é o grande sonho de Putin: atrair os antigos vassalos da URSS numa união eurasiana, como já conseguiu fazer com a Ucrânia, que se afastou do campo ocidental.

A personalidade do homem que ontem desafiou nas urnas o presidente pró-ocidental define a aspereza do embate atual: Bidzina Ivanishvili fez carreira em Moscou. Chegou à capital russa em 1982, onde começou a vida vendendo telefones. Em 1990, quando a URSS se esgarçava, sua fortuna aumentou enormemente. Em 2005, já integrava a lista dos bilionários no ranking das 500 maiores empresas da revista Forbes.

Em 2002, havia deixado a Rússia e se instalado na França, em Saint-Tropez, a capital do luxo e das celebridades. Por que Saint-Tropez? "Porque adoro a natureza", afirmou. No entanto, regressou à Geórgia em 2003.

Dotado de grande habilidade, evitou bandear-se para o Kremlin. Ele se considera pragmático e desejoso apenas de garantir a felicidade do povo - seu partido chama-se O Sonho Georgiano. Parece sincero quando afirma que a Geórgia não deve "se deixar enredar nos jogos estratégicos entre as grandes potências". Ivanishvili afirma que o fato de querer restabelecer relações amistosas com Moscou não significa que seja hostil à União Europeia.

Igreja Ortodoxa. Entretanto, essas declarações não bastam para tranquilizar. Ocorre que há um precedente: há dois anos, na Ucrânia, Viktor Yanukovich tinha o mesmo discurso. Mas, uma vez eleito presidente, virou as costas à Europa e seus princípios democráticos.

Um elemento nos faz temer a mesma reviravolta em caso de vitória de Ivanishvili: o comportamento da Igreja Ortodoxa. Essa igreja é poderosa. No país, que se converteu ao cristianismo no ano 330, os ortodoxos representam mais de 80% da população. A Igreja Ortodoxa é muito apegada à cultura eslava. Nos comícios realizados por Ivanishvili, havia uma forte presença de vestes negras e grandes barbas.

O padre Gavalda não tem papas na língua: "Devemos escolher entre o bem e o mal". E o teólogo Basile Kobakhidzé explica: "A Igreja (Ortodoxa) quer sua revanche contra o presidente Saakashvili. Ela odeia suas orientações pró-ocidentais, os direitos do homem, a democracia, o individualismo, a Otan. Evidentemente, é uma igreja nacional, mas quer o retorno ao seio russo-ortodoxo".

Alguns padres imploram aos fiéis que não aprendam inglês. Outra proibição é a leitura de Harry Potter. Recentemente, houve um escândalo nas prisões georgianas: alguns detentos foram filmados sendo violentados e espancados por guardas penitenciários. Essas cenas são do conhecimento dos pregadores ortodoxos. O bispo Spyridion Abouladze comentou: "Foram os americanos, os ingleses e os franceses que ordenaram as violações em nossas prisões". / TRADUÇÃO DE ANNA CAPOVILLA

Nenhum comentário: