quarta-feira, setembro 26, 2012

Púlpitos vazios? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 26/09


O debate da TV Gazeta pode ter sido o último com os três principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. José Serra (PSDB) ainda não se comprometeu a ir ao encontro da Record, controlada pela Igreja Universal, na próxima segunda-feira. Por sua vez, o PRB avalia a conveniência de o líder das pesquisas comparecer ao confronto na Globo, dia 4. A própria emissora pode cancelar o debate caso a Justiça decida que Levy Fidélix (PRTB) e Carlos Gianazzi (PSOL) têm de participar.

Papelzinho Representantes dos partidos se reuniram ontem na Record e assinaram as regras para o debate. A assessoria do tucano foi a única a não participar.

Cativa A emissora exigiu 75 dos 200 lugares para acomodar seus convidados no auditório. A mediadora será a jornalista Ana Paula Padrão.

Sessão Coruja Sob protestos dos candidatos, o debate começará às 23h15. A Record promete iniciar a transmissão com a audiência entre 7 e 8 pontos, que seria a maior dos embates até aqui.

Barulho Vereadores do bloco de Gilberto Kassab pressionam o QG de Serra a retirar de seu plano de governo o item que prevê ampliação do Cidade Limpa, vitrine do prefeito, para a poluição sonora. Não querem encrenca com templos religiosos, bares e restaurantes.

Bilhete azul Haddad manterá a estratégia de desconstruir as propostas de Russomanno. Sobre a que prevê tarifa maior para quem andar mais de ônibus, o petista dirá que patrões que subsidiam passagens poderão demitir funcionários que morem longe do emprego.

Infiéis A Justiça de Uberaba proibiu aparições de Aécio Neves e Antonio Anastasia na propaganda de Antonio Lerin (PSB). Os tucanos estrelam inserções de TV e placas do deputado socialista, embora o PSDB tenha candidato próprio na cidade.

Para a torcida Apesar de evitar se manifestar sobre o mensalão, Teori Zavascki agradou senadores da Comissão de Constituição e Justiça ao dizer que entende que a perda de mandato de condenados pelo STF não é automática. Casos como o do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) teriam que passar pelo crivo da Câmara.

Melhor não Zavascki ouviu de senadores governistas que, se seu nome fosse à votação no plenário ontem, corria o risco de ser rejeitado. Líderes avisaram ao Planalto que o quórum de 58 senadores era incerto e a oposição faria da tribuna um palanque sobre o mensalão.

Em cima... Alguns ministros do STF que estranharam a declaração de Zavascki de que é a corte quem decide se ele estará apto a julgar o mensalão afirmam que sua participação se daria na fase dos embargos, mas não na dosimetria das penas.

...do lance Outros dizem que será a primeira vez que o plenário decidirá essa questão. E lembram que, quando Luiz Fux entrou na corte, desempatou o Ficha Limpa.

Visitas à Folha Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com José Otávio Costa Auler Jr., vice-diretor no exercício da diretoria da Faculdade de Medicina da USP, Flávio Fava de Moraes, diretor da Fundação da Faculdade de Medicina, e Vanderlei França, assessor de comunicação.

Bernardo Paz, presidente do Conselho de Administração do Instituto Inhotim, visitou ontem a Folha. Estava com Roseni Sena, diretora executiva, e Ronald Sclavi, diretor de comunicação.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Docemente constrangido, ele não falou sobre o mensalão para participar do julgamento. Mesmo que apenas na fase de embargos."
DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR), sobre as respostas do futuro ministro Teori Zavascki na sabatina de ontem para ocupar cadeira no STF.

contraponto

Google translator

Conhecido por ser um ferrenho defensor da língua portuguesa e adversário dos estrangeirismos, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em Londres neste ano por três vezes por causa das Olimpíadas.

Numa das visitas à capital inglesa, foi abordado por uma repórter do diário londrino "Daily Telegraph", que perguntou se ele tinha intérprete. Aldo retrucou:

-E a senhorita fala português?

Diante da negativa da repórter, o ministro completou, sempre no idioma pátrio:

-Então é a senhorita que vai precisar de intérprete...

Nenhum comentário: