terça-feira, setembro 25, 2012

PSB na cabeça - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 25/09

A direção do PT entregou os pontos. Às vésperas do primeiro turno, concluiu que vai perder a guerra contra os socialistas em Pernambuco e no Ceará. No Recife, um dividido PT caminha para ficar fora do segundo turno. Onde o partido se mantém na disputa, Fortaleza, a expectativa também é de derrota. Os socialistas terão o reforço de Moroni Torgan (DEM) na segunda volta.

Um tucano surpreende em Recife
O PSB pode ganhar no primeiro turno, mas em Recife a grande sensação das eleições é o candidato tucano Daniel Coelho. Ele ultrapassou o petista Humberto Costa e está em segundo lugar fazendo uma campanha diferente. Ele tem 35% das intenções de voto entre os jovens de 16 a 24 anos. Usa sandálias, veste-se como riponga, prega o fim do caciquismo e tem grande apoio da comunidade GLS. Ele é a única estrela do programa de TV de sua campanha, em que não aparece qualquer dos figurões do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique, o senador Aécio Neves (MG) ou o presidente nacional do PSDB, o deputado Sérgio Guerra (PE).

“O eleitor está mandando um recado (para PT e PMDB): vocês mandam, mas não mandam tanto quanto pensam. Há uma
virada, como a de 1974”
Moreira Franco
Ministro de Assuntos Estratégicos

Colocando um pé na esquerda
O PP gaúcho apoia a reeleição do prefeito José Fortunati (PDT) em Porto Alegre. Mas a senadora Ana Amélia (PP), candidata ao governo, manda mensagens pelo telemarketing pedindo votos para a candidata do PCdoB, Manuela D’Ávila.

Redução de danos
É comovente o esforço dos aliados de empurrar para terceiros a autoria da nota que ataca a mídia para defender o ex-presidente Lula. No PSB, e até no PT, tentam colocar o pepino no colo do vice socialista, Roberto Amaral (foto). No PMDB, o mais convenient tem sido dizer que assinar foi coisa do presidente interino, o senador Valdir Raupp (RO).

Quem não tem cão caça...
Sem a ministra Marta Suplicy (Cultura) na campanha de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, o jeito foi recorrer a Luiza Erundina (PSB), que não quis ser vice por causa do apoio de Maluf. Erundina vai entrar de cabeça na reta final.

Ossos do ofício
O primeiro-ministro da Inglaterra, David Cameron, mudou de quinta-feira (27) para o dia seguinte a data de sua visita à presidente Dilma. O que seria uma reunião de trabalho virou uma visita de chefe de Estado, com honras e almoço no Itamaraty. Com isso, é um dia a menos na agenda presidencial para campanha. Só vão sobrar a noite de sexta-feira e o sábado (29).

Quem não é visto não é lembrado
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) passou o fim de semana no Paraná em campanha. Os petistas de Ponta Grossa, Londrina e Curitiba cobraram que ela reassuma o mandato no Senado para concorrer ao governo nas eleições de 2014.

Arrombando o Planalto
Dois furtos ocorreram nestes dias no Planalto. Semana passada, sumiu uma caixa de som do Salão Leste. Ontem, foi furtado um telefone fixo do comitê de imprensa, que fica ao lado da segurança. E as máquinas de raios X, nada.

O LÍDER DO PMDB NO SENADO, Renan Calheiros (AL), não quer vacilar com a presidente Dilma e vai assumir a relatoria da MP das concessões do setor elétrico.

Nenhum comentário: