sábado, setembro 01, 2012

O HOMEM DA CARROCINHA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 01/09

O artista turco Yusuf Etiman construiu uma carroça com ajuda de catadores do largo do Glicério e deu a ela o nome de Percatempo.

Vai percorrer diferentes bairros de São Paulo guiando o veículo até 6 de setembro. O objetivo da performance é chamar a atenção dos paulistanos para a falta de tempo livre. "A vida aqui é calculada em termos de rentabilidade", diz o artista, que mora entre SP e Berlim.

A ação faz parte do Festival Internacional Eternal Tour, organizado pelo Sesc.

SOB NOVA DIREÇÃO
Fábio Assunção estreou como diretor à frente da peça "O Expresso do Pôr do Sol". Os atores Norival Rizzo, Gabriela Alves e Carol Mariottini foram ao teatro Tucarena, em Perdizes, anteontem, ver a história sobre um suicida. Também esteve lá a estilista Emannuelle Junqueira.

NOTÍCIAS À MESA
A jornalista britânica Tina Brown veio ao Brasil nesta semana e foi homenageada com jantar na casa de Nizan Guanaes e Donata Meirelles, no Jardim Guedala. A produtora Licia Fabio esteve no encontro, por onde também passou Helena Bordon, filha de Donata.

RODA VIVA
João Paulo Cunha resiste à ideia de renunciar a seu mandato na Câmara dos Deputados. Ainda que condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), ele quer ficar mais um tempo no parlamento para reestruturar a vida de sua família (mulher e uma filha de 20 anos) antes de cumprir as penas. É quase certo que o petista será preso.

RODA 2
Ministros do STF, no entanto, julgam que, se a corte indicar, a Câmara será obrigada a afastá-lo. A questão deve gerar polêmica.

RODA 3
De acordo com interlocutor que esteve com João Paulo nos últimos dias, ele "está consciente e preparado para o pior", ou seja, a prisão em regime fechado. Ainda assim, chora o tempo todo e "não prega os olhos há quatro dias, sem um minuto de tranquilidade".

RODA 4
E o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, estuda se licenciar do cargo para coordenar a campanha do PT na cidade. Com o julgamento do mensalão, a preferência dos eleitores pelo partido, de acordo com suas próprias pesquisas internas, caiu de 30% para 20%. João Paulo, que renunciou anteontem à candidatura, não chegava a 15%.

RODA 5
De acordo com dirigente do PT, com a renúncia de João Paulo, "saímos de uma eleição impossível em Osasco para uma situação 'apenas' muito difícil".

REVIVAL
A peça "Ary Barroso Veloso Buarque de Hollanda Caymmi Jobim" reunirá velhos amigos do beco das Garrafas, berço da bossa nova, no Rio. A bailarina Marly Tavares, que nos anos 60 dançou ao lado de Elis Regina e Wilson Simonal, vai coreografar a peça escrita por Luís Carlos Miele. A direção musical será de Osmar Milito, que já tocou com Sarah Vaughan e Vinicius de Moraes. O projeto está captando recursos.

A JAMAICA É AQUI
Ali Campbell, ex-vocalista da banda de reggae UB40, vem ao Brasil pela primeira vez em show solo. Toca em SP em 10 de outubro e em Fortaleza no dia 12.

REI 'AL MARE'
A primeira lancha de Pelé irá a leilão. Ele comprou a embarcação de 22 pés em 1969, mesmo ano de seu milésimo gol. E batizou de "Kelly Cristina", nome de uma de suas filhas. Hoje, o barco valeria R$ 80 mil "fora o valor afetivo", diz o leiloeiro Francisco Nunes. Os lances poderão ser feitos no dia 18 de setembro.

LUTAI POR NÓS
Havia 26 comunistas de carteirinha entre os oficiais da FEB (Força Expedicionária Brasileira) enviados à Itália durante a Segunda Guerra, na qual o Brasil entrou há 70 anos. O Partido Comunista do Brasil era clandestino na época. A informação está na biografia de Carlos Marighella que Mário Magalhães lança em outubro pela Companhia das Letras.

LÁ EM BEVERLY HILLS
A atriz britânica Emily Blunt esteve com o santista Afonso Poyart nos EUA. Ele a chamou para atuar em "Solace", que dirige em 2013.

CURTO-CIRCUITO

Exposição com 60 peças de Francisco Brennand será inaugurada hoje, junto com o Sesc Sorocaba.

A mostra "Sobre Anjos, Santos e Guerreiros", de Marcos de Oliveira, começa hoje, na Caixa Cultural.

Gorete Milagres lança o livro "Filomena, Minha História". Hoje, na Livraria da Vila do shopping JK.

O colégio I.L. Peretz realiza sua 45ª cerimônia de bat-mitzvá, com 34 alunas. Amanhã, às 17h.

Fernando Quércia abriu filial de seu escritório de advocacia em Lisboa.

Nenhum comentário: