sábado, setembro 01, 2012

A palavra é... - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 01/09


O tropeço de Dilma num “porque” junto em bilhete às ministras Ideli Salvatti e Izabella Teixeira (o certo seria “por que”), quinta, foi, digamos, pecado venial diante do escorregão de Luiz Antônio Pagot, ex-diretor do Dnit, na CPI do Cachoeira, esta semana.
Pagot teimava em repetir: “Houveram (ai!) muitos problemas”; “houveram (ui!) ocasiões’!.. Alguns parlamentares sopravam baixinho para ele: “É houve! É houve!” Em vão.

No que...

O deputado Chico Alencar chegou a mandar um bilhete:
“Ouve, Pagot: o certo é HOUVE.”
Mas não chegou às mãos dele.

Aliás...

Ainda no bilhete de Dilma, o “porque” não foi o único descuido.
A presidente grafou o nome da ministra Izabella com “s” e um “l” só.

Lobby no céu

Com Dilma ainda negociando a compra dos novos caças da FAB, a americana Boeing, de olho no negócio milionário, prepara uma grande festa para comemorar seus 80 anos no Brasil, dia 12 de setembro.
Donna Hrinak, presidente da gringa aqui, receberá, no Clube de Engenharia de Brasília, seletos convidados vips — entre os quais, ministros e executivos de alto escalão.

Segue...

O rega-bofe vai celebrar a entrega dos primeiros caça F4B-4 para o Brasil, no dia 14 de setembro de 1932.
Na época, ainda não havia nem a FAB. Os aviões chegaram de navio.

Caso médico

A senadora Kátia Abreu circulou pelo Congresso, semana passada, cercada de seguranças.
É que se recuperava de uma cirurgia e temia esbarrar em outras pessoas.

MEU JARDIM TEM PALMEIRAS...
Porque hoje é sábado, a coluna, que não esconde sua simpatia, quase amor, pelo Jardim Botânico, exibe a Aleia das Palmeiras Barbosa Rodrigues, fotografada aqui, neste finzinho de inverno, pelo nosso correspondente naquele paraíso verde, Laizer Fishenfeld.. Em 740m de extensão, há cerca de 260 palmeiras-imperiais, do total de 460 do parque. Este pelotão teve origem na “Palmeira Mãe” plantada pelo fundador do Jardim Botânico, Dom João VI, em 1809. A “Palma Mater” tombou há 40 anos, atingida por um raio Mas deixou sementes. Por falar em JB, a secretária Paula Maria Motta Lara, do Serviço do Patrimônio da União... deixa pra lá •

Acabou em pizza
Será que não há uma boa pizzaria em Belo Horizonte? Dia desses, Ronaldinho Gaúcho fretou um jatinho, veio para o Rio com dois outros jogadores do Altético-MG e fechou uma pizzaria que fica dentro de um condomínio na Barra.
Em seguida, voltou para BH.

Orai, irmãos
Pelo tom da voz e pelos gestos, Cezar Peluso lembra um pouco um padre.
Na verdade, o ministro do Supremo teve um tio, dom Luiz Gonzaga Peluso, que foi bispo.

Lei de Arbitragem
O ministro Luís Felipe Salomão, do STJ, vai presidir a Comissão do Senado para a elaboração da nova Lei de Arbitragem. A indicação foi aprovada ontem por unanimidade.

Vale a pena ver de novo

O Canal Viva vai exibir em novembro a novela “Renascer” de Benedito Ruy Barbosa, muito elogiada pela crítica, em 1993.

Bandeira na praia

Em tempos de contagem regressiva para a Copa de 14 e os Jogos de 16, em cada posto de salvamento da orla carioca, a partir deste mês, vai começar a tremular uma Bandeira do Brasil.
A iniciativa juntou Orla Rio, Firjan e prefeitura.

Aliás...

Diferentemente dos EUA, é raro no Brasil encontrar a bandeira nacional, a não ser em alguns prédios públicos.

Perigo no ar

Foi realizada na Anac reunião com as famílias das vítimas da queda do helicóptero no Sul da Bahia, em junho de 2011, que levava convidados para o aniversário de Fernando Cavendish.
No encontro, soube-se que foi Ricardo Herter, e não Felipe Calvino, como se pensava, quem pilotou o helicóptero do Aeroporto de Jacarepaguá até o heliponto da Lagoa. Foi ali que assumiu o comando o piloto Marcelo Mattoso de Almeida, rumo à Bahia.

Longe da fiscalização...

Ao pilotar o helicóptero a partir dali, Marcelo, com carteira vencida, livrou-se da fiscalização da Anac, pois a agência não tem fiscais no heliponto.

Filé Carioca
A juíza Lúcia de Magalhães recebeu a denúncia contra os dez réus da explosão do restaurante Filé Carioca, na Praça Tiradentes, no Rio, em outubro de 2011, que causou a morte de quatro pessoas.
Na lista, o dono, o síndico do Edifício Rique, fiscais da prefeitura e a SHV Gás.

Calma, vovó

Quarta, por volta de 12h30m, no Humaitá, no Rio, um táxi parou um ônibus escolar do Colégio Santo Inácio, e dele saiu uma vovó cuspindo fogo.
É que o ônibus havia esquecido sua neta — e, furibunda, a senhorinha o seguiu de táxi até pará-lo. O motorista se desculpou, e a miúda, ufa, embarcou.

Nenhum comentário: