terça-feira, setembro 11, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 11/09


Setor hoteleiro carece de renovação de televisores

Apenas 30% das opções de hospedagem no Brasil já trocaram suas televisões de tubo por telas planas.

Os cálculos, da organização da feira do setor Equipotel, que acontece nesta semana, abrangem cerca de 30 mil hotéis, resorts, pousadas, albergues, pensões e motéis.

"O televisor é o primeiro sinal de reforma na hotelaria, mas muitos outros itens precisam ser trocados antes da Copa, como enxovais e metais sanitários", diz Marcelo Vital Brazil, da Reed Exhibitions Alcantara Machado, responsável pelo evento.

"O turista de negócios é mais exigente com este item. O de lazer, que só vai para o quarto para dormir, percebe menos isso", diz Brazil.

A necessidade de troca é maior fora dos grandes centros, segundo Bruno Omori, da associação Abih-SP.

Nas principais redes hoteleiras, a atualização dos aparelhos foi feita por meio dos fundos de reposição de ativos, comuns no setor, ou via empresas de arrendamento, que permitem que a reposição dos equipamentos entre no custo operacional, segundo Ana Biselli, do Fohb, entidade que representa as grandes bandeiras.

A projeção de vendas de televisores é de alta neste ano, segundo a Eletros.

"Estima-se que este ano serão comercializadas aproximadamente 15 milhões de televisores, um milhão a mais que em 2011. Destes, 13,5 milhões serão de LCD ou plasma", informa a entidade.

NEGÓCIOS NO AR

A Embraer realizou estudos preparatórios para tentar se tornar fornecedora da companhia uruguaia Pluna após o leilão da empresa, que deve acontecer nesta semana.

A aérea, que entrou em processo de falência em julho e vai liquidar seus bens para ressarcir credores e permitir a entrada de um novo agente que recupere as conexões aéreas, deve ser uma oportunidade para a companhia brasileira, segundo Eduardo Campos, diretor na aviação comercial da Embraer.

"Desde a Varig [a empresa teve participação acionária na Pluna no anos 90], tentamos colocar a Pluna como cliente da Embraer. Nossos aviões se encaixam no mercado dessa empresa pelo número de passageiros, rotas, etc, mas ainda esperamos para ver que formato ela vai tomar no futuro", diz.

Para a fabricante brasileira, o maior potencial para a nova empresa que será formada está em seus E-Jets, aeronaves de 70 a 122 assentos.

Hoje, há 160 aeronaves do tipo voando com onze clientes na América Latina.

Cai número de empregadores com intenção de contratar

O número de empregadores brasileiros que pretendem contratar funcionários no próximo trimestre é o menor desde 2010, de acordo com levantamento da consultoria ManpowerGroup.

A expectativa líquida de emprego (porcentagem de entrevistados que preveem novas vagas menos porcentagem dos que preveem demissões) para o período é de 24%. No mesmo período de 2011, era de 38%.

Apesar da queda, o Brasil ainda é um dos países mais otimistas. Entre os 42 analisados pela consultoria, apenas três aparecem com mais intenções de contratações - Taiwan (32%), Índia (27%) e Panamá (26%).

No Brasil, a indústria é um dos setores onde menos vagas devem ser criadas -13% dos entrevistados afirmaram que irão procurar novos funcionários até o final do ano.

Apesar da crise financeira, o setor deve ser o que mais admitirá (31%).

ACELERADOR

Está impossível prever como se comportará o mercado de financiamento de veículos, diz Décio Carbonari de Almeida, presidente do Banco Volkswagen e da Anef (associação nacional das financeiras das montadoras), após o desconto do IPI para a aquisição de veículos.

"O IPI foi prorrogado, mas houve muita antecipação de vendas de veículos", afirma o executivo.

A projeção do Banco Volkswagen é atingir R$ 23 bilhões em dezembro deste ano, o que representará um crescimento de 11,5% em 2012 em comparação a 2011.

No ano passado, o banco alcançou um crescimento de 20% no volume de recebíveis ante 2010.

Quanto à inadimplência, o banco já percebe uma melhora nos pagamentos por tipo de cliente, que, na média, para atraso de 90 dias, está em 3,5% e deve se estabilizar em 3,7% até o final do ano, segundo Carbonari de Almeida. Considerados 30 dias sem pagamentos, a taxa, que está em 6,6%, deve subir para 6,9%.

Varejo Cerca de 37% dos executivos do setor varejista no mundo esperam aumentar preços nos próximos 12 meses, de acordo com levantamento da Grant Thornton International. Apenas 20% afirmam que estão otimistas com a economia de seus países.

56% é a parcela aproximada dos executivos de varejo que têm expectativa de elevar suas receitas

29% é a parcela dos que citam como maior restrição ao crescimento do setor a preocupação com a redução de pedidos

29% é o volume dos que afirmam ter contratado reforço de equipe nos últimos 12 meses

Conta... A maioria dos brasileiros (84%) têm celular pré-pago, de acordo com levantamento feito pela Kantar Worldpanel com 24 mil pessoas. Inclusive nas classes A e B, ele é predominante (68%).

...adiantada Na classe C, 88% optam por esse modo de pagamento. Na D e na E, são 93%. Na comparação com o ano passado, os dados permaneceram estáveis.

84% dos brasileiros utilizam celulares pré-pagos

68% é a parcela dos entrevistados das classes A e B que também optam por recargas

93% das classes D e E usam aparelhos pré-pagos

Nenhum comentário: