terça-feira, setembro 11, 2012

Dilma x cartolas - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 11/09

A presidente Dilma colocou um freio nas conversas entre os dirigentes de clubes esportivos e o Ministério do Esporte, que pretendiam renegociar dívidas milionárias com a Previdência. Cartolas apresentaram projetos para salvá-los, mas a avaliação do governo é que a penúria persiste porque o dinheiro é mal investido. Só aceita renegociar se houver contrapartida concreta dos clubes.

Congresso reclama de inabilidade
Passado o mal-estar do bilhetinho da presidente Dilma às ministras Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) cobrando não ter sido avisada de acordo na votação do Código Florestal, ficou avaliação quase unânime entre os parlamentares aliados da total inabilidade política do Palácio do Planalto na relação com o Congresso. O descontentamento com Dilma, Casa Civil, Relações Institucionais e os líderes do governo na Câmara e no Senado é geral. Ambientalistas e ruralistas concordam que o acordo era viável, não fosse a truculência com que agiu o governo.

"A situação está ruim para todo mundo. Para os ruralistas, o vazio jurídico é o pior dos mundos. Para o governo, é um problema não resolver a questão"

Rodrigo Rollemberg Senador(PSB-DF)

Daqui não saio
O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, fez cinco simulações para definir a melhor forma de dizer que não renunciará, se eleito. Venceu a tese de culpar os adversários pela possibilidade de abandonar o cargo.

Serenidade na crise
O governador Tarso Genro (PT-RS) é um dos poucos petistas a tratar o julgamento do mensalão com tranquilidade e sem rótulos maniqueístas.

“Concordemos ou não com as sentenças, elas deverão ser respeitadas por nós. É o estado de direito
funcionando”. Tarso acha que o PT tem que tirar “lições políticas e jurídicas” do episódio.

Efeito FH
O candidato tucano à prefeitura do Rio, Otavio Leite, foi o primeiro a usar o ex-presidente FH em sua campanha. Só agora, o candidato paulista José Serra resolveu mostrar que tem seu apoio. Agora, resta aguardar o efeito nas campanhas.

Portos secos e novos terminais
No programa de concessões dos portos, que será anunciado em breve pelo governo, estão previstas novas permissões para aberturas de portos secos. Os que existem estão com sobrecarga de trabalho. A presidente Dilma pediu estudos para construir três novos terminais em parcerias
público-privadas. Um deles, próximo ao Porto de Santos, para aproveitar as rodovias.

Com a palavra, o prefeito
O prefeito Eduardo Paes nega veementemente a informação de que teria promovido encontro com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o empresário Fernando Cavendish na Gávea Pequena, nem em nenhum outro lugar.

Originalidade pra quê?
Em São Luís, concorre a vereador um sujeito que se intitula Tiririca Cover, com esse nome mesmo cadastrado na urna. Nas fotos, aparece vestido igual ao palhaço original e pede votos na capital do Maranhão fazendo as mesmas piadas.

SENADORES DA CPI contam que ela foi paralisada para não quebrar sigilos de sete empresas laranjas que chegariam em dezenas de campanhas eleitorais.

Nenhum comentário: